Carregando...
Werner Egon Schrappe

“O fenômeno curitibano” , comenta Werner Egon Schrappe

Postado em

Werner Egon Schrappe

 

Curitiba, 31 de março de 1991.

  

O FENÔMENO CURITIBANO

 

A “Grande Curitiba”, metrópole em potencial, apresenta-se no contexto nacional como expoente de uma política de desenvolvimento urbano moderno que resulta em índices razoáveis de qualidade de vida da população, acima da média nacional. O segmento empresarial, sem dúvida, tem muito a ver com isto, na medida em que cria condições para uma prática evolutiva da organização do trabalho e o conseqüente desenvolvimento econômico e social.

Para a classe empresarial, ao lado da satisfação de atuar neste contexto, os níveis de evolução até aqui alcançados também alertam para a responsabilidade inerente à manutenção e desenvolvimento deste processo que deve consagrar o princípio democrático da participação e da parceria entre iniciativa privada e poder público.

O alerta é pertinente quando se observa um crescimento populacional na área da Grande Curitiba que supera os índices do Brasil e da América Latina, em função do chamado fenômeno metropolitano gerado pelas migrações campo-cidade. Já são alarmantes os índices de deterioração do tecido social nas áreas periféricas da Capital e dos municípios metropolitanos.

A região Metropolitana de Curitiba foi planejada para consolidar o crescimento populacional vegetativo sem prever o fenômeno das migrações. Este planejamento não levou em conta a principal característica econômica do Estado, a agricultura, cujo processo de desenvolvimento tecnológico dispensa a mão-de-obra não qualificada e aponta o caminho dos grandes centros urbanos.

Apesar de latente, o processo de deterioração social na área metropolitana pode ser contido e até mesmo revertido. Este esforço demanda, acima de tudo, a consciência e a visão ampliada da situação por parte dos segmentos responsáveis da sociedade e do poder político. Algo que privilegie o interesse coletivo para que haja o saneamento da situação em curto prazo para a manutenção dos parâmetros de organização econômica e social que ainda orgulham todos os que vivem e trabalham.

  

WERNER EGON SCHRAPPE

Empresário

Presidente da Associação Comercial do Paraná

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights