VIVO NO FUTURO SEM ESQUECER DO PASSADO
Marilu Stellfeld Cavalcanti de Albuquerque é movida a sonhos. Não desiste facilmente do que quer. Com forte tendência às artes, já fez porcelana, tapeçaria e cerâmica. Foi uma das fundadoras da Associação dos Artesãos de Curitiba. Entrando em nova fase, fez joias em prata e pedras brasileiras. Participou do Instituto Geográfico Paranaense. Começou a pintar destacando-se pela sua sensibilidade. Proveniente de família tradicionalmente ligada a área farmacêutica, herdou de sua mãe o Museu da Farmácia, o qual é responsável. Estudiosa e criativa, recentemente criou a comissão das senhoras dos integrantes da Ordem dos Advogados do Paraná, da qual seu esposo Edgard Albuquerque é presidente, promovendo palestras para congraçamento e a atualização de todas.
MARILU – Sou otimista e não me deixo abater facilmente e luto bastante, vou atrás de meu sonho. Sou um pouco dispersiva, dou mais para criação do que para organização e me empolgo quando falo de assuntos que dizem respeito as coisas que eu gosto.
CHEGOU A HORA DE PINTAR, fui ao Atelier de Luiz Carlos Andrade Lima, me matriculei e comecei. Tive também a orientação de uma amiga crítica de arte, a Nilza Prokopiak. Continuei fazendo cursos com a Rossana Guimarães, Leila Pugnaloni e com a Suzana Lobo.
DESENVOLVI O MEU TRABALHO, dei-lhe um cunho pessoal, participei de exposições. Ganhei medalha de ouro, Menção Especial, fiz individual e coletivas e as vendas começaram a acontecer.
FIZ ABSTRATOS e fui trabalhar com a Laura Miranda. Atualmente estou fazendo Aquarela, difícil por necessitar de pinceladas.
SOU COLORISTA uso muitas cores e contrastes e adoro mexer com o computador buscando imagens e desenhos.
SOU RESPONSÁVEL PELO MUSEU DA FARMÁCIA, antigamente fundado pela minha mãe, Antoninha Stellfeld que estava em sua casa sempre aberto para visitação pública. São todos os objetos de farmácia: vidros de cristal, de manipulação, pesos, vidros com poções, espátulas e muita história da família que começou com o meu bisavô, Augusto Stellfeld. A farmácia e a história de minha família estão interligadas.
ESTA DOCUMENTAÇÃO que vem desde 140 anos atrás, vai toda para a Casa da Memória. São coisas importantes para a História Médica do Paraná. Estou inclusive montando um CD com essa parte de documentação, de fotografia das peças. Viver no futuro com os pés no chão sem esquecer do passado é o meu lema.
RECENTEMENTE FUI MOVIDA POR UM IDEAL, de colaborar com a Ordem dos Advogados, na qual o Edgard é presidente. Quando o acompanhava nas viagens, nas posses pelo interior, encontrando as esposas comecei a me interessar e foi surgindo um novo sonho. Fazer uma integração das esposas com esposas, mulheres com maridos, enfim da família inteira.
CRIAMOS UMA COMISSÃO PRÓPRIA e começamos a trabalhar. A intenção é que cada subseção crie a sua palestra. O seu próprio núcleo de interesses particulares. Tudo isso requer tempo.
O OBJETIVO PRIMORDIAL seria um congraçamento entre os advogados e suas famílias. O segundo seria expor os assuntos atuais do momento. Sociais, políticos, econômicos e Jurídicos para as mulheres, para que elas possam chegar numa reunião entendendo do que se trata.
NO BRASIL temos a Constituição Cidadã onde adquirimos todos os direitos plenos de cidadão. Não há mais distinção entre homem e mulher perante a lei. Isso deve ser divulgado para que elas saibam que tem os seus direitos. Não estou conclamando nenhuma mulher com finalidade feminista, é somente para que seja um cidadão completo. Agora somos todos iguais com os mesmos sonhos, trabalhos e direitos e igualdade de profissão.
COM AS CONQUISTAS ganhamos alguma coisa, mas também pagamos um preço. Responsabilidade e obrigações com o Estado, com teu companheiro, etc. Esta Constituição nos deu a obrigação de atender a parte social.
A MINHA INTENÇÃO é que com essa comissão eu possa fazer um bom trabalho que complemente, o sucesso da gestão de meu marido na OAB. A ideia foi acatada por Brasília, o Presidente Federal pediu um oficio sobre o que isso significa para enviar para os Estados do Brasil. Pelo mínimo que eu faça, estou contribuindo.
ACREDITO NA TROCA DE ENERGIAS. Sou espiritualizada e gosto de leituras que me levem a pensar e que melhorem o meu íntimo. Faço cursos de poder da mente, Reik (energias) que aplico em benefício das pessoas.