A INSPIRAÇÃO É MINHA AMIGA
Leonilda mulher, esposa, mãe, avó, poeta, escritora e acima de tudo um enorme coração e uma mente privilegiada. Ela nasceu em Ponta Grossa, tem nove livros publicados, três premiados a nível nacional. Pertence a 52 entidades culturais e participa de 62 antologias do Brasil e 7 do exterior. Muitas vezes premiada com Medalhas de Ouro, Prata, Bronze, essa poeta e escritora, foi honrada com o Certificate for Excellence dos Estados Unidos. Foi merecedora de muitos Diplomas, entre eles: do Uruguai, Estados Unidos, França e Brasil. Leonilda, é a Embaixatriz da Poesia do Brasil.
LEONILDA – Represento em Ponta Grossa, a FEBET RJ e a Casa do Poeta Brasileiro. Na região dos Campos Gerais, a Casa do Escritor. No Paraná a “Société des Écrivains et Poétes Réqionalistes e em nome destas entidades realizo anualmente Murais de Poesia e Trova e Concurso de Declamação de Poesia, evento pioneiro em Ponta Grossa. Sou ainda Presidente Fundadora e Perpétua do Centro Cultural “Prof Faris Michaele” e do Soroptimismo Internacional de Ponta Grossa e Embaixatriz da Poesia do Brasil 94. Cidadã Benemérita e Bicho do Paraná.
SOU SENSÍVEL. Acredito nas coisas boas e luto para que elas aconteçam. Sou sincera, amorosa e carinhosa e um pouquinho vaidosa, tudo na medida certa. Ou sofro muito ou sou muito feliz. Adoro a natureza e a autenticidade. Em matéria de cultura sou muito respeitada e acarinhada. Tenho muito o que contar e sinto-me feliz por isso.
A MINHA PRIMEIRA POESIA, nasceu de uma noite de insônia para a supressa de meu marido, Germano e meus filhos, grandes incentivadores. O próximo passo foi a sua publicação e de outras que escrevi no Diário dos Campos. Este foi um grande incentivo no início de minha carreira.
ENORME EMOÇÃO VIVI quando o meu marido me presenteou com a edição de meu primeiro livro.
NO LANÇAMENTO convidei os maiores da Academia de Letras daqui de Ponta Grossa e de Curitiba. Muitos vieram à Fazenda para este lançamento. Foi o primeiro de muitos que vieram e que ainda estão por vir.
SEMPRE ESTUDEI as noções básicas de Métrica, mas como também adorava sonetos, comprei livros, estudei e me submeti a apreciação de grandes mestres.
QUANDO SOU PREMIADA sinto que estou agradando. O que escrevo, certamente está levando uma mensagem para alguém
A ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR de Curitiba, honrou-me com o primeiro, lugar. Medalha de ouro pela poesia “A Luz do Liquinho “, feita numa noite de verão, na Fazenda quando ainda não havia luz.
OUTRA GRANDE EMOÇÃO FOI a primeira premiação em poesia da Academia Internacional do Rio de Janeiro. Entrei incentivada por uma amiga com o poema “A criança” e fui classificada. A vida é uma Missão, tenho essa convicção muito intima.
ESCREVO SOBRE CULTURA DO BRASIL E EXTERIOR e faço apreciação de livros no Jornal da manhã, e no Diário dos Campos. São 14 anos de colunismo.
PREMIAÇÃO MÁXIMA recebi em poesia clássica, moderna, haikai e trova. No Paraná sou a mais premiada nas 4 modalidades.
TUDO É UMA SURPRESA, UM PRESENTE, pois no tocante a literatura, o máximo de reconhecimento eu já recebi. O meu décimo livro “O Caminho” inspirada em minha Fazenda, o berço de minha poesia, lançarei brevemente.
O CONCURSO DE POESIA CLÁSSICA E TROVA foi lançado por mim quando presidente do Centro Cultural, com o objetivo de dinamizar, fortalecer e incentivar a poesia clássica. Muitos poetas tem chegado daqui e de Portugal
RECENTEMENTE FUI HONRADA com a Menção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e verbete no International Directory of Distinguished Leadership-American Biographical Institute, espécie de dicionário com poetas do mundo. “Destaque 97” pela Sociedade Latina de Cultura do Brasil.
PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO EU DIRIA QUE: tendo força de vontade persistência e amor tudo se consegue. Essencial é estudar muito a nossa gramática, ter concordância verbal e pronominal e ter sempre ao lado um dicionário. Amar a vida, a natureza, as pessoas é isso que nos impulsiona a criar. Dedicar-se de corpo e alma doando-se a qualquer hora. do dia. O seu dom será sentido. Quem ousa, consegue. Confiar em si mesmo, mostrar o que escreve. A crítica nem sempre será favorável, por isso a persistência e a confiança em si mesmo são fundamentais.
Rua XV de Novembro 551 – Centro
FONE: (042) 2242153
CEP 84010-020
Ponta Grossa-Paraná