VIVO A MELHOR FASE DE MINHA VIDA
Dna. Jacyra é uma pessoa especial. Liderando a família com seu jeitinho, mostra o seu lado decidido e ao mesmo tempo suave de ser. Ela faz parte do grupo de pintura “As Ladies nas Artes”, e do “Grupo V do Movimento” do Atelier do artista Edilson Viriato. Participa há 15 anos do curso de “Atualização da Mulher”. Já fez vários cursos de pintura no Museu Alfredo Andersen e já expôs em quatro Individuais e em várias Coletivas. É através de sua pintura que Jacyra sente a comunicação com Deus. Casada com o empresário Alberto Abujamra, ela é mãe de 5 filhos: Alberto, Roselena. Márcia, Lúcia, Denise e José Maria, e de 12 netos.
JACYRA – Desde menina, no colégio eu já gostava de pintura e lá fazia aquarela. Casei-me, criei meus filhos e mais tarde, encaminhados cada um na sua função, senti necessidade de reciclar, caminhar junto. Resolvi então, reassumir a minha pintura.
O CERTO CHEGA NA HORA CERTA. A convite de Adalíne Caron comecei a frequentar o seu atelier em 1993. Paralelamente fiz cursos no Museu Alfredo Andersen, fui me aprimorando e surgiram os convites para exposições. Tudo é possível de ser e acontecer. Hoje, já fiz 4 exposições individuais, várias coletivas e diversos salões.
SOU MUITO CALMA E APRECIO A NATUREZA, por isso comecei com paisagem. Conforme a hora, vem a parte inconsciente, criativa, que me diz alguma coisa naquele momento. Hoje já diversifico meus temas.
A MELHOR ÉPOCA DE MINHA VIDA ESTOU VIVENDO AGORA e a pintura é uma forma de me comunicar com Deus, é a parte religiosa na qual me encontro com Ele, porque ali é Ele e Eu. Não há interferência. Ponho em meu trabalho, o que quero, o que sinto e o que vejo. Todo o meu interior, sem censura.
TEMOS QUE VIVER A NOSSA ÉPOCA, acompanhar a evolução dos tempos, saber enfrentar as coisas novas, evoluir e crescer sempre. Pensando neste assunto, entrei no curso de Atualização da Mulher. Formamos um grupo de 23 mulheres de diversas idades, que, há 15 anos, sempre às segundas feiras, frequentam as aulas do Professor Lomba; sobre os temas da atualidade aliados à Psicologia.
FOI COM ESFORÇO QUE VENCI A TIMIDEZ, pois ela me acompanhou por muito tempo, até que consegui dominá-la. Acho que foi através da vivência, da necessidade de procurar e abrir novos caminhos. Hoje quem não se impõe fica de lado.
ACREDITO EM DESTINO. A gente nasce com o passaporte de entrada e de saída e as ramificações a gente faz. Do tronco não escapamos.
A VIDA V ALE POR TUDO O QUE ELA É, pelas partes boas, pelo sofrimento, que faz com que a valorizemos mais e nos quais constatamos a existência do Criador, nos lembramos que Ele existe porque nas horas boas, geralmente esquecemos desta força.
SOU CATÓLICA, mas aceito a espiritualidade que nos dá explicações elevadas. Sou caseira e gosto de ficar a vontade. Não sou muito consumista, prefiro o simples, o puro.
TENHO UMA FAMÍLIA MUITO GRANDE. Só nós já fazemos a festa. Essa união familiar vem da própria raça. O árabe é muito família. Temos esse laço muito forte e nos sentimos contentes perante o mundo, porque não estamos sozinhos. É um apoio espiritual.
SINTO SAUDADES DA INFÂNCIA e hoje penso muito nas coisas que deveria ter feito e não fiz. Vivi numa época preconceituosa, mas que teve os seus encantos.
A NATUREZA NOS DÁ ALEGRIAS; as cores e as formas, o canto dos pássaros, o cheiro da chuva na terra. Quando abro a janela pela manhã agradeço a Deus tanta beleza. O céu é igual para todos, mas existe pessoas que não podem ou não conseguem enxergar.
GOSTO DE FICAR SÓ em meu atelier, pintando. Gosto de ler e gostaria muito de escrever. A pessoa que tem a capacidade de expressar-se pela escrita, é admirável. Escrever também é um dom maravilhoso.
AMIZADES SÃO IMPORTANTES. Tenho muitas amigas até do tempo de colégio. Na vida, uma precisa do outro é uma grande corrente de energia, que nos alimenta a cada dia.
NA PARTE MATERIAL E CIENTÍFICA o mundo evoluiu muito. Por isso, estamos pagando um preço muito alto. Preocupados com o desenvolvimento, deixamos para trás a parte espiritual. Estamos nos tornando mais egoístas. No meu entender, só o amor ao próximo vai resolver os nossos problemas. Amor e Solidariedade é a grande alavanca, que vai amenizar a imensa distância que existe entre o espírito e a matéria.
AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Se um dia conseguirmos isto, estaremos todos caminhando para a grande evolução.