A FLOR NÃO OBEDECE MODISMOS
Graziela Negrão Tonhozi nasceu em Jacarézinho.Mudou-se para Curitiba para ingressar na Universidade. Formada em Arquitetura a 15 anos, sempre atuando na área de projeto e arquitetura de interiores no escritório Ritter & Tonhozi que divide também com o arquiteto Paulo Ritter de Oliveira, agora vive um novo momento atuando na área de arranjos florais e decoração de festas. Sucesso é o que não lhe falta, pois ela tem marcado presença com seus lindos arranjos florais nas mais expressivas festas de nossa sociedade e em eventos de porte. Originalidade é o seu ponto forte.
GRAZIELA – Busco sempre o equilíbrio, pois sou aparentemente calma, mas ao mesmo tempo não gosto de ficar parada. Adoro a família, conviver com as pessoas, trabalhar e rir sempre.
O QUE ME LEVOU À ARQUITETURA, é a vontade de organizar e otimizar espaços. Acredito que a função do arquiteto ou decorador é viabilizar espaços e essencialmente os desejos dos clientes. Um bom trabalho é aquele em que você atinge esses objetivos, não importando a dimensão da obra.
SEMPRE TIVE MUITA LIGAÇÃO COM FLORES. Isso levou-me a procurar um curso de Ikebana. As aulas vieram de encontro com o que eu esperava: como manusear as flores, como fixá-las, como dar equilíbrio e tridimensão. Esses valores são também filosóficos. Aprendendo a respeitar o material estamos também exercitando o respeito ao próximo. Enfim, é um aprendizado de vida.
QUANDO ELABORO UMA COMPOSIÇÃO FLORAL levo em conta vários fatores :a finalidade do arranjo, se é um arranjo masculino ou feminino, se é de felicitação ou conforto. Com esses elementos fornecidos, o resultado será mais adequado, pois o objetivo vai estar intrínseco nele.
EM FESTAS, JANTARES E EVENTOS, a decoração e os arranjos se completam. Com a definição de materiais, toalhas, velas, revestimentos e todos os elementos necessários para se atingir um todo harmonioso, adequado muitas vezes a temas pré estabelecidos como por exemplo um almoço tailandês, um jantar num clima grego, um brunch num haras e muitos outros temas que a imaginação pedir.
BUSCO UTILIZAR FLORES DA ÉPOCA e valorizá-las usando material sem exageros e mesclando-o com elementos como frutas, galhos e conchas.
A FORMAÇÃO EM IKEBANA é que dá a base para o desenvolvimento do trabalho, utilizando os fundamentos e o embasamento filosófico para aplicações nos arranjos. É diferente da elaboração da Ikebana em si, pois este não se vende.
ACREDITO QUE A FLOR NÃO TEM MODISMO. Fundamental é usá-la corretamente respeitando sua forma, a época do ano favorável, o local correto para utilizá-la e, fundamentalmente o sentimento que se coloca na elaboração de cada arranjo.
MEUS CLIENTES SÃO PESSOAS QUE CURTEM O QUE NÃO É “LUGAR COMUM”. Solicitam arranjos para presente, para um jantar especial ou. mesmo para manutenção de arranjos em residências e escritórios. Outra linha de clientes são empresas que atendo em eventos, inaugurações, congressos etc.
ENTRE OS MEUS TRABALHOS: Decorei a festa de Iza Zilli (Mulher 98) no Graciosa Country Club, assim como a festa de Koch Tavares. No Hotel Bourbon (Renault, GM, O Boticário, Wisdon, AGF Seguros, Mercadorama).No Grand Hotel Rayon (Audi, Bosh).Clube Curitibano Golf (Mercadorama). No Memorial de Curitiba (Brahma,Andrade Vieira Arte, Cidadania). Na Galeria Simões de Assis (Maria Christina Andrade Vieira) entre outros.
GRAZIELA TONHOZI
Rua São Pio X 661-Ahú
Tel: (041) 3522542 e 9768018
Curitiba-Paraná