MARIA LÚCIA D’ARCANCHY
Desde os anos 60, Maria Lúcia (Lula D’Arcanchy) vem demonstrando
seu espírito criativo em promoção de eventos. Em 73, concursada pela Prefeitura de Curitiba, iniciou seu trabalho como Assessora de Gabinete e Promotora Artística Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Em 1980, com o aval do então prefeito Jaime Lerner, Lula coordenou o projeto da
primeira Gibiteca do mundo e, ao lado de Aramis Millarch teve o apoio de Millôr Fernandes, Ziraldo e Quadrinhólogos do Brasil inteiro
para colocar em três meses 4000 exemplares raros nessa Gibiteca que é
o orgulho dos curitibanos. E foi na inauguração que ela sentiu a necessidade urgente de um cerimonial oficializado dentro da Prefeitura .Foi quando vieram os estágios e cursos no Palácio do Itamaraty,
Presidência da República e Palácio do Buriti.
A sequencia ela mesma nos conta.
ORGULHO- Inesquecível foi o projeto que desenvolvi na Fundação Cultural de Curitiba. Em 1995 a “Feira do Livro”, que nas manhãs de sábado, sob imensos guarda-sóis brancos, trouxe para a nossa Curitiba na Boca Maldita a nossa poeta maior Helena Kolody, Ruy Castro, Carlos Eduardo Novaes entre outros, para deliciosas manhãs de autógrafos.
CERIMONIAL MODELO – Na gestão de Maurício Fruet, novos cursos e estágios e finalmente a Prefeitura de Curitiba tinha um cerimonial modelo sem as famosas gafes. Quando Roberto Requião foi prefeito, assumi a coordenação dos eventos internacionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e foi a minha grande escola .Aprendi a organizar congressos, seminários e workshops .Meu trabalho foi reconhecido.
RECONHECIMENTO – Na última gestão de Jaime Lerner na Prefeitura, voltei à chefia do cerimonial e com uma pequena equipe de apenas cinco pessoas,( a equipe mais competente e maravilhosa com a qual já trabalhei), inauguramos obras como Ópera de Arame, Jardim Botânico, Rua 24 Horas, Parque Passaúna , e recebeu no Fórum Mundial das Cidades mais de duzentas autoridades de outros países, com status de Chefes de Estado, incluindo os Reis da Suécia.
CONVITES – Por termos desempenhado bem nosso trabalho no Cerimonial, vieram os convites para que eu ministrasse cursos e mais cursos de cerimonial. Em Maceió, Fortaleza, Florianópolis, Londrina, Foz, Cascavel e tantas cidades. Em muitas delas, já tive a oportunidade de repassar minha experiência de doze anos de trabalho na área de organização de eventos e recepção de autoridades.
REALIZAÇÕES- Em 1995, em estágio no Itamaraty, me reciclei em Cerimonial Empresarial Os convites continuaram e dei assessoria a excelentes restaurantes como o Le Pistou, ,Benevento,(as ” Noites Ciganas “foram fantásticas), Armazém Romanus em Morretes , Le Doyen do Slaviero Palace Hotel, Hotel Rayon e grandes empresas como O Boticário, Coca Cola, Inepar, Ford New Holland, CR Almeida, Volvo, Bamerindus, Fiep, Associação Comercial do Paraná, Sinduscon, Sanepar, Copel e tantas outras e em 1995 me aperfeiçoei em Cerimonial Empresarial fazendo estágio no Itamaraty .
HOJE – Na atual gestão do prefeito Cássio Taníguchí, presto assessoramento, como não poderia deixar de ser, no setor de Eventos do Instituto de Administração Pública IMAP, e faço tudo com muito carinho procurando sempre mais perfeição e tenho motivos para isso. pois o IMAP um dos órgãos mais sérios e competentes da Prefeitura e o prefeito Cassio Taníguchí, perfeito.