“A palheta de Tânia Leal não contém certamente cores puras, mas intensas, com predominância as tonalidades quentes. As largas pinceladas e os traços firmes tomam figuras quase simbólicas com uma forte tendência para o abstrato, unindo-se à paixão transmitida pelas cores”. Essas palavras foram pronunciadas pelo Monsenhor Giangulio Radivo, crítico de arte da UCAI – União Católica de Artistas Italianos de Roma (Itália), durante a presença da artista plástica na XI Presentazione di Artisti Brasiliani – La Pigna – Centro Artístico Culturale Palazzo dei Vicariato, em maio de 2000. Na exposição, Tânia deixou sua marca com uma obra que foi integrada ao acervo do palácio.
De caráter intimista, a força feminina ganha lugar de destaque em suas obras. Mulher guerreira, Tânia revela estar passando por um momento de transição no mundo das artes. São pinceladas de uma vida dedicada à pintura e à valorização da mulher, sempre retratada com a sensibilidade e o talento que correm nas veias dessa artista plástica e que a impulsionam para seguir seu caminho com seu magnetismo e ideal.
Com intensa paixão por tudo que fosse artístico, Tânia Leal começou a descobrir o dom pela pintura com apenas 9 anos de idade. Na infância, desenhar e pintar eram sua realização. Já na escola, era frequente desenhar as capas dos trabalhos de sua turma. Vivendo numa eterna evolução, foi na adolescência que o desejo de ser artista plástica aflorou, junto com a ansiedade e as descobertas dessa nova fase de vida.
Tânia nasceu em Londrina, no norte do Paraná, e foi em 1977 que conquistou o diploma de Artes Plásticas, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC. Esse ano foi marcante na vida da artista, que rompeu seus medos e desafios e iniciou sua carreira artística.
Após alguns anos pintando em aquarela, Tânia foi descoberta pela experiente pintora e sua amiga Maria de Lourdes Hakin, que a impulsionou para descobrir novas técnicas, ou seja, dar suas sensíveis e fortes pinceladas, utilizando tinta a óleo. Atualmente, ela trabalha com acrílico.
Fazendo da arte uma prioridade, Tânia frequentou vários cursos que lhe propiciaram evolução e experiência. Desenvolveu aquarela com Eliane Tassi Araújo, depois, técnicas com os mestres Ubirajara Ribeiro, Paulo Skroch e Érico da Silva.
Atualmente, Tânia acredita estar vivendo uma fase mais solta na arte, sem as perfeições que vêm do estilo acadêmico. Hoje, é no estilo moderno que ela tem concentrado suas energias e seu talento. A artista frequenta o Centro de Artes Plásticas de Rosa Bruinjé, em Pinhais. É o aprimoramento do figurativo, agora com incursões no moderno. São verdadeiras interferências que retratam seu estilo próprio. Tânia já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.
Para ela, o resultado final de seus quadros é a plena satisfação de quem se dedica de corpo e alma às artes. “A arte faz bem ao coração, à alma e, através de um simples olhar, a felicidade toma conta de seu ser, sem importar quem a tenha produzido. É um documento, uma mensagem que ficará eternizada em nossa mente”.
TÂNIA
Tenho um objetivo e vou alcançá-lo, ou seja, é pintar cada vez melhor, é a busca incessante pela perfeição, porque sou literalmente apaixonada pelo que faço.
O isolamento faz parte da concepção de minhas obras. Quando se está pintando, não se sente o tempo passar, você esquece os problemas que nos inquietam, é a melhor terapia.
Sou muito batalhadora e não deixo passar as oportunidades que estão surgindo em minha vida. Meu trabalho é prioridade, por isso me dedico com afinco, com amor. Meus pincéis e minhas tintas são meus companheiros diários e revelam minhas ideias e minhas angústias.
Já participei de várias exposições no Brasil e no exterior. Agora, minha concentração está voltada para a mostra em Washington, em outubro de 2001.
Em minhas obras, destaco a mulher, a força feminina. Sabemos que a mulher sempre foi reprimida, sem direitos, tanto em casa como no trabalho. Por isso a defendo, não que seja feminista de carteirinha, mas acredito no poder da mulher e torço para que vença em todas as áreas.
Toda pessoa possui um lado místico, suas crenças, virtudes e defeitos.
Estamos aqui para cumprir nossa tarefa, por isso temos que realizá-la com prazer, sempre fazendo o melhor possível.
Mensagem para mim mesma: Não desanimar nunca é a palavra de ordem em minha vida. Às vezes, planejamos um futuro brilhante, mas os obstáculos acabam por interferir. Minha energia, minha perseverança sempre superam as “pedrinhas” e os inoportunos.
Minha energia vem da própria tranquilidade, de uma força interior que supera meus momentos de desânimo e de insatisfação e vem, principalmente, de Deus, da família, do apoio de meu marido, do amor que tenho pelas minhas filhas, da amizade e da harmonia existente entre nós. Acredito que a base do ser humano é a família. Meus pais são exemplos de vida, de dignidade, de união. Dedico aos meus familiares todas as minhas conquistas.
Tânia Leal Guerino
Rua Professor Lindolfo da Rocha Pombo, 366
Jardim Social ~ 82520-580
(041) 262-0770
Curitiba ~ PR