A conquista do mercado de trabalho pelas mulheres, em especial de altos cargos de grandes empresas, se tomou uma situação rotineira neste fim de século. Dentro desse contexto, Nilva Amália Pasetto é um ícone paranaense, cujo talento foi projetado pela lnterAgro, empresa da qual foi presidente. Atualmente é sócia dessa empresa e gerente geral da Avícola Coré Etuba Ltda. Entre as homenagens que recebeu, a mais importante foi o prêmio ‘V Equilibrista ” em 1995.
Todo executivo financeiro cobiça esse reconhecimento, que é resultado da escolha dos melhores pelos próprios profissionais da área, através de eleição direta. Nilva foi a primeira mulher brasileira a conquistar esse prêmio, cujo júri é formado quase que exclusivamente por homens. Essa empresária altamente qualificada exerceu ao longo dos anos de trabalho determinado e criativo sucessivos cargos de destaque em diferentes segmentos.
De 1991 a 1993, ocupou a vice-presidência do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias do Paraná, e de 1997 a 1999, a diretoria do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Em 1998, passou a atuar como voluntária da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, sendo presidente da Comissão de Nutrição, cargo que ocupou até 2000. Motivada pelos excelentes resultados do trabalho comunitário, assumiu também a presidência da Ação Mulher Progressista em Curitiba, movimento do Partido Progressista Brasileiro (PPB), que tem como finalidade motivar a participação e capacitação das mulheres para a política.
É também vice-presidente da Associação dos Abatedouros Avícolas do Paraná e delegada representante do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná. Assumiu recentemente a função de primeira tesoureira da Business Professional Women (BPW), a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba, que projeta o valor empresarial da mulher paranaense, nacional e internacionalmente.
Nilva é uma das únicas executivas do país que conhece profundamente o ramo de avicultura. Sempre foi muito determinada profissionalmente, desde seu início na DaGranja, empresa de origem argentina muito tradicional, que nunca havia admitido uma mulher em função acima da gerência. Foram oito anos de trabalho, que culminaram na diretoria da empresa.
NILVA
Iniciei minhas atividades profissionais como contadora em minha cidade natal, Tangará, Santa Catarina. Sou formada em Ciências Contábeis e tenho especialização em Finanças, pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).
Sou uma pessoa empreendedora, que sempre buscou crescimento pessoal e o de meus projetos profissionais. Consciente da importância das mulheres no mundo atual, também tenho como objetivo o desenvolvimento de projetos na área social, a partir de meu ideal de contribuir para uma nova sociedade.
Uma das características que beneficiam a mulher é a habilidade para observar detalhes, percebendo com sutileza o que é específico. A mulher tem a tendência de ser mais compreensiva e paciente e também de fazer mais sacrifícios, o que se deve à maternidade. Eu acredito que as empresas seriam beneficiadas se tivessem homens e mulheres em cargos de gerência, pois estariam aproveitando as potencialidades de acordo com a natureza de cada pessoa.