Formada em Educação Artística, Lirdi Jorge é licenciada em Artes Plásticas e especializada em Metodologia do Ensino Superior em Educação Artística. Tem três frentes de trabalho. A primeira delas é a área de museus. Trabalhou quase 30 anos na Secretaria da Cultura, na qual fazia desde pesquisas até contato com artistas e organização de exposições. Como professora, atuação que mais a realiza profissionalmente, dá aulas de Técnicas de Expressão e Comunicação Visual e é coordenadora da área de Artes Plásticas na Faculdade de Artes do Paraná. Passar sua experiência para os alunos, além de estar em constante contato com o universo jovem, é uma atividade renovadora para ela, que também é mestre na arte de esculpir: Essa é a sua terceira frente de trabalho, por meio da qual conquistou grande prestígio entre os amantes das artes no Paraná.
É membro da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura e autora de diversos projetos de divulgação dos artistas paranaenses, entre eles o “Obra do Mês”, da Casa João Turin, e o “Artista do Mês”, do Museu Alfredo Andersen. No Paraná, recebeu os prêmios “Cavo”, no 38° Salão Paranaense e “Gesso Mossoró”, no IV Salão de Artes Cerâmicas, entre outros. Também foi homenageada pelo Centro Cultural São Paulo, com o prêmio “Esculturas Cerâmicas”, e, pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que lhe concedeu o Prêmio Aquisição da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.
Sua carreira, no entanto, não se resume aos diversos títulos que conquistou. A afinidade com o público e o engajamento com ações de incentivo ao artista paranaense são alguns dos motivos do seu reconhecimento. O principal deles é, sem dúvida, a oportunidade que oferece aos estudantes de entrar em contato com seu universo artístico. Os temas paranaenses são os mais frequentes em sua obra.
Sementes, como o pinhão, milho e o café, tomam vida quando retratadas por Lirdi, que produz cerâmicas em bronze, material que garante a longevidade das réplicas. Para assegurar a qualidade de seus trabalhos, participa de todas as etapas de concepção das obras, inclusive da fundição.
Considera necessário o marketing no plano artístico. Para divulgar o seu trabalho e fazer com ele apareça, conta com a ajuda de colegas de profissão, críticos e especialistas no assunto. Eles são os primeiros a avaliar as peças que produz. Só depois de passar por essa análise, sua obra é exibida ao público.
Lirdi acha que as obras de arte devem expressar algo, trazer uma mensagem para a sociedade. Por isso, não costuma produzir peças extremamente contemporâneas, que não tenham uma linguagem acessível ao público. Também não trabalha com o vulgar. Investe em criações expressivas artisticamente e que sejam comercialmente viáveis.
LIRDI
Nasci em Ijuí, Rio Grande do Sul, em 1940. Sou capricorniana com ascendente em Peixes. Não sou muito ligada em Astrologia, mas as pessoas dizem que eu me enquadro bem nas características do meu signo: sonhadora como o pisciano e extremamente racional como os capricornianos.
Não digo que sou uma pessoa de destaque, mas sim alguém experiente. As pessoas confiam na minha honestidade, sabem que sou autêntica. Ao mesmo tempo, passo um astral bom, por mais que tenha os meus momentos de reflexão, sou bastante extrovertida. Gosto de passar otimismo e vibrações positivas para o outros.
A atividade que mais me acrescenta como pessoa é lecionar. Tenho um bom entrosamento com os alunos. Temos um relacionamento de respeito mútuo, mas nos tratamos de igual para igual, como pessoas que buscam descobrir juntas novas formas de desenvolvimento artístico.
Dedico-me intensamente ao que faço. A obra de arte tem uma vida útil muito longa e, por isso, precisa tornar-se parte do ambiente da casa. Minhas peças têm que soar familiares, fazer com as pessoas se identifiquem com elas.
Um final de semana sim, outro não, eu reservo para mim. É quando vou para a praia com as amigas, ao teatro ou quando organizo um jantarzinho em casa. No outro, dedico-me aos filhos e aos netos. Eles passam sábado e domingo na minha casa. São cinco crianças e mais uma meia dúzia de adultos convivendo junto durante todo o fim de semana. Foi a forma que encontrei para manter minha família unida.
Meu hobby: praia, aprecio o calor e o mar. Também gosto muito de viajar. Ir frequentemente para o exterior é o meu sonho de consumo, minha realização, no qual aplico o dinheiro que ganho.
Acredito numa força, numa energia regente, que pode ser captada nos momentos difíceis, oferecendo uma direção para a solução dos problemas. Já fui muito religiosa, agora sou mais apegada a uma força superior, não sei se é essa que a maioria das pessoas idealiza, mas é no que acredito.
Digo para mim mesma: esteja sempre atuante, trabalhando, ouvindo os outros. Aprende-se muito com isso, por isso não esqueça de reservar um tempo para os outros. Dê atenção ao seu próximo quando ele estiver com problemas, para não lhe faltar o mesmo apoio quando tiver necessidade. Somos feitos para compartilhar.
Lirdi Jorge
Rua Gutemberg, 104
(041 )233-5046
Curitiba ~ PR