Joselde Colleone Gobbo Tuma participa das atividades assistenciais do Lions Clube Ponta Grossa – Centro, estando sempre envolvida diretamente na diretoria. Faz parte de inúmeras atividades ligadas à benemerência, sendo patronesse de praticamente todos os grandes eventos de Ponta Grossa e de alguns de Curitiba (Nüit de Noel, por exemplo). Foi homenageada, em Curitiba, com o título “Mulher do Milênio”, durante festa realizada no Clube Concordia. Em Ponta Grossa, recebeu homenagens do colunista Leocir Pasettti, duas vezes, no “Baile das Personalidades”. Foi apontada, pela colunista Leandrina de Castro Horst (Jornal da Manhã) como a “1 ª Dama da Sociedade Ponta Grossense ”.
Joselde, companheira incansável, é presença marcante, sempre ao lado do seu marido, Rubens Tuma, colunista social, em todos os eventos sociais, tanto de Ponta Grossa e região quanto os da Capital. Atua, profissionalmente, em sua Boutique Mana Pinhão, em Ponta Grossa e, com muito orgulho, na administração do lar, não esquecendo nem por um segundo de sua família.
A Maria Pinhão está completando 10 anos. É uma loja destinada à mulher (de todas as idades) elegante. Os trajes, calçados, bijuterias e acessórios são provenientes dos melhores locais. Anualmente, realiza de dois a três desfiles de moda, para aproximadamente 600 pessoas nos quais exibe cerca de 100 modelos, com uma equipe de 30 manequins profissionais. Joselde apresenta durante esses desfiles – a grande atração – as senhoras da sociedade. Num sentido de participação e solidariedade, tendo em vista que todos os desfiles são de caráter beneficente, convida essas senhoras a desfilarem com um ou mais trajes. Os desfiles são sempre realizados nas entradas das estações: primavera-verão e outono-inverno. Participa, ainda, do lanche beneficente de reapresentação das debutantes, a cada ano, incluindo a coleção de sua loja durante a promoção.
Em sua boutique, oferece às clientes os trajes mais atualizados e elegantes de cada estação, oferecendo-os num leque de tamanhos diversificados, que começa com o manequim 38 e vai até o 60.
Joselde acha que a experiência profissional é uma questão de “antenas ligadas”. Sempre gostou de moda, de dar palpites para as amigas. Quando surgiu a oportunidade de montar com seu marido, uma boutique de primeira linha em Ponta Grossa, logo se sentiu segura, no sentido de fazer as compras racionalmente e depois encaixá-las nas pessoas certas.
JOSELDE
Sou esposa do colunista Rubens Tuma Junior, com quem tenho dois filhos: Tamima (18 anos), acadêmica de Direito e de Jornalismo e de Bernardo (15 anos), que está cursando o primeiro ano do 2º. Grau. Sou filha de Zeny Anna Colleone Gobbo e do saudoso Arichernes Carlos Gobbo.
Os afazeres profissionais divido-os com as minhas colaboradoras, incentivando-as, orientando-as e dando liberdade para que elas próprias usem de criatividade. Em casa, os afazeres são divididos com as minhas auxiliares: Teresa (que está comigo há 18 anos) é a responsável pela comida e pela roupa da casa; e lvete, que também está ao meu lado há anos, e cuida da arrumação da casa e passa a roupa. Assim, com boa vontade, tudo dá certo.
A palavra relacionamento não é nova. Desde que o mundo é mundo, o relacionamento sempre foi um agregado daquelas pessoas que mais se sobressaem. O homem é um ser social. Assim, para viver em sociedade, precisa viver em harmonia com os seus semelhantes e, para que aconteça isso, é preciso um bom relacionamento. Procuro sempre me atualizar sobre o marketing do relacionamento e inclusive indico a obra, já consagrada por gerações, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de autoria de Dale Carnegie. A cada ano, parece estar cada vez mais atual. Na minha profissão, procuro dar a máxima atenção às minhas clientes, tratando-as – verdadeiramente – como amigas. Felizmente tenho bom relacionamento, tanto pessoal quanto profissional.
Como lazer, o que mais gosto é ficar em casa, at home, curtindo a minha família, vendo um bom programa de televisão. Por outro lado, gosto também de uma boa peça de teatro, receber amigos, fazer visitas. Não abro mão da minha temporada de verão no litoral, pois são imprescindíveis para recarregarmos as baterias para cada ano que se inicia.
Tenho tantos planos, neste momento! Mas, o mais importante, agora, é conseguirmos restabelecer, em sua totalidade, a saúde de meu marido, que deve sofrer um transplante de rim muito brevemente.
Da virada do milênio, espero muita paz e saúde, principalmente saúde, porque temos passado por um período bem pesado nessa área. Em sentido mais amplo, espero que haja menos pobreza e menos fome no mundo; mais educação para o novo sofrido, povo brasileiro. Chegar a universidade, é privilégio de poucos.
Tenho dentro de mim que o futuro está por vir, a Deus pertence. Procuro viver o dia-a-dia, o momento presente, lembrando as experiências do passado e me preparando para os dias que virão. Não tenho medo do amanhã. Vivo mais em torno do dia de hoje.
Boutique Maria Pinhão
Rua Doutor Collares, n. 517 – Centro
84010-050.
(42) 223-5871)
Ponta Grossa – PR
E-mail rtuma@convoy.com.br