Carregando...

Elizabeth Mourão

Postado em

Há dez anos formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Elizabeth Mourão é hoje uma expressiva representante da nova geração de alergistas do nosso estado. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Alergia e imunopatologia e também Membro da American Academy of Allergy and lmmunology.

 

Conta que decidiu seguir a especialidade de Alergia ainda no terceiro ano da faculdade, quando teve seu primeiro contato real com alergia respiratória ao acompanhar seu tio otorrinolaringologista em ambulatórios e mesmo em cirurgias, prática que manteve até sua graduação. Foi, aliás, seu tio que lhe deu muito apoio para seguir em frente em sua carreira, cedendo espaço a ela, após a formatura, no consultório dele. Elizabeth, já há algum tempo, montou seu próprio consultório, realizando assim um sonho que tinha desde a faculdade.

Em 1992, concluiu a Residência Médica em Medicina Interna no Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. aprendendo uma lição muito importante, que é a “de ver o paciente como um todo”, ou seja. para El1zabeth, não existem pacientes com alergias, mas sim pacientes alérgicos.

Dessa maneira, dá muita importância durante a consulta à relação médico – paciente, quando colhe informações detalhadas a respeito da saúde prévia e recente do paciente, bem como de tratamentos concomitantes. Gosta de criar o que chama de “comprometimento” do paciente com a doença que tem. Isso se faz especialmente necessário dentro da especialidade de Alergia, pois frequentemente o tratamento das crises alérgicas implica sua prevenção e, para isso, alguns hábitos de vida devem ser modificados, o que é sempre uma questão delicada que precisa ser abordada com muito cuidado e consciência. Além disso, é por’ meio de muita conversa e da investigação que se descobre a causa e os fatores que desencadeiam as alergias. O afastamento desses fatores permite, na maioria dos casos, um controle eficaz e. até mesmo, a remissão total das crises.

O sucesso, porém, não chega fácil e está baseado em muito trabalho, dedicação e estudo. Assim idas frequentes a congressos e a reuniões científicas. bem como mantendo a leitura sempre em dia – por intermédio de livros, de jornais e de revistas especializadas – é fundamental. Também, há alguns anos, incorporou o hábito de diariamente procurar por novas descobertas na Internet, visitando sites específicos da área e buscando soluções para os problemas dos seus pacientes.

Além de seu consultório, Elizabeth integra a Diretoria da Sociedade Brasileira de Alergia – Regional Paraná, no cargo de Tesoureira, e é a médica responsável pelo Serviço de Alergia do Hospital Infantil Pequeno Príncipe.

“O trabalho com as crianças no hospital é muito gratificante. Procuro principalmente prevenir as consequências de alergias não tratadas ou maltratadas, tais como deformidades faciais e asma crônica. Um projeto que está nos meus planos para o futuro é poder montar um serviço público de tratamento de alergia, no qual as pessoas carentes, crianças e adultos, possam receber atendimento especializado por profissionais habilitados.

Elizabeth teve a oportunidade de realizar uma educação séria nessa especialidade, frequentando dois grandes renomados centros de estudo e tratamento de doenças alérgicas, o primeiro na Policlínica Geral do Rio de janeiro e depois no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Os anos em que passou por esses dois serviços lhe garantiram grande vivência e prática no manejo das doenças alérgicas, inclusive na aplicação de testes de alergia e vacinas hipossensibilizantes. Além disso, dedicou-se por um ano ao acompanhamento do Serviço de Alergia Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Sempre estudiosa, tem vários trabalhos publicados em revistas da área e foi convidada por um professor a escrever um capítulo de um livro sobre doenças alérgicas.

Entre a formação em Medicina Interna e Alergia, cursou também a especialização de Medicina do Trabalho, o que lhe rendeu conhecimentos mais profundos na área de doenças alérgicas ocupacionais.

Sente-se privilegiada por fazer parte do seleto grupo de alergistas, ainda em pequeno número no Brasil, colocando sua clínica entre aquelas que estão realmente capacitadas para o tratamento adequado e completo das alergias respiratórias e dermatológicas.

Beta, como gosta de ser chamada na intimidade, tem ainda uma grande paixão que é o golfe, esporte que costuma praticar sempre que possível nos finais de semana. “Faz bem ao espírito e alivia as tensões.”

“Também gosto muito de viajar”, o que o faz não só por lazer, mas também com cunho científico.

Conta com uma família bastante carinhosa e que sempre a apoiou muito, especialmente seus irmãos Paulo e Eduardo.

“Para mim, é muito importante ter perseverança nos meus desejos e sonhos, indo sempre atrás do que eu quero, para poder realizá-los.”

 

Consultório

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2932 ~ conj. 1 103 80240-040

(41)243-1062

emourao@terra.com.br

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights