Nasceu no Rio Grande do Sul, mas adotou o Paraná como terra natal há setenta anos. Vive na ponte-aérea entre Foz do Iguaçu e Curitiba. Luiza é – e sempre foi- uma mulher dinâmica, amante da vida. Por isso mesmo. procura aproveitá-la intensamente. “Luzinha ”. assim chamada com carinho pelos amigos, sempre se dedicou às causas sociais e filantrópicas. Em Foz do Iguaçu, foi uma das fundadoras do Lions Club, da Associação de Santa Rifa de Cássia, da Associação de Proteção à Maternidade e Infância e do Lar dos Velhinhos. Em Curitiba, “Luizinha “é membro do Sagrado Coração de jesus da Catedral, participando de ações comunitárias da Pastoral. Ana Luiza Aguirra é um símbolo humano de dedicação, garra, bondade e solidariedade por todos os lugares que já passou e morou.
Ana Luiza ama a vida e procura aproveitá-la intensamente. É vaidosa. crítica, determinada e perseverante, o que a estimula ainda mais a continuar. O otimismo é o seu companheiro de todos os dias.
Um momento histórico que jamais irá esquecer foi o da cerimônia que marcou o início das obras de construção da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. Assistiu a colocação da pedra fundamental da Ponte ao lado do Presidente Juscelino Kubistchek e de Dona Sara.
Saúde e energia são duas coisas que sempre pede para poder continuar seu trabalho. Um dos seus grandes orgulhos foi a construção do Lar dos Velhinhos, em Foz do Iguaçu. ao qual deram o nome de ”Antônio Ayres de Aguirra” – uma homenagem ao seu querido marido (in memoriam). Ela e seus filhos não se descuidam de sempre estar atentos às necessidades desse magnífico trabalho desenvolvido no Lar pela abnegada dedicação da Irmã Maria e a população dadivosa dos iguaçuenses.
Ana Luiza adora festas! Não há momento melhor para se divertir com amigos e família. Para tais ocasiões, gosta muito de se arrumar. Em seu guarda-roupa dá preferência aos trajes com belos detalhes e corte impecável. Confessa que é vaidosa. Acha que a vaidade vem do seu passado; dos velhos tempos em que foi modista e sempre gostou de dançar. E que boa dançarina.
ANA LUIZA
A comemoração pela passagem das minhas oito décadas de vida sempre estará na minha mente e no meu coração! Foi celebrada uma Missa de Ação de Graças na Igreja São Judas Tadeu, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Depois do ato ecumênico, convidei amigos e familiares para um jantar – um encontro de alegria e agradecimento que tinha que compartilhar com meus entes mais queridos, onde fui surpreendida com um título da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, proposta pelo vereador Vilmar Andreola e os grupos de orações.
Batalha vencida – é a Deus e a minha família que agradeço sempre pela vitória, da que talvez tenha sido a maior batalha da minha vida. Adoeci gravemente. Fui acometida simultaneamente pelo Mal de Parkinson e pelo mal de Alzheimer. E o mais importante e inacreditável: fui curada! Mas a doença me fez conhecer e acreditar mais ainda em Jesus. Rezo muito, falo comigo mesma e com o Senhor, sempre agradecendo a vida e os desafios que enfrentei.
Sempre sonhei, sonhei …, mas talvez Deus e o destino acharam que não era hora. Sempre quis ser atriz! Nunca realizei esse sonho, que sempre esteve presente nas minhas divagações, ainda quem sabe …
Planos futuros – ainda quero viajar até Roma para ver uma missa com o Papa no Vaticano. Um outro plano, talvez mais próximo de tornar-se realidade, é levar Padre Marcelo até a fronteira e lá, juntar as três nações amigas e promover um cenáculo ou missa para o povo brasileiro, paraguaio e argentino.
Agradeço a Deus pela vida, dádiva divina. que depende de cada um de nós para ser sempre bela. Ao lado de meus amigos. meus filhos Ataliba Telma e Marilza, de meus dez netos e dois bisnetos, faço da minha vida o mais belo presente possível.
Ana Luiza Aguirra
Rua BenJam1n Constant, nº 38 – apt. 113
Tel: (45) 574-1 154
Foz do Iguaçu – Paraná
Rua Cel. Mena Barreto Mon Claro, nº 134 – apt 122
Tel: (41) 232-5731
Curitiba – Paraná