Compartilhar a cultura italiana como patrimônio desse país, no qual corre nas veias de seus cidadãos o sangue das mais diversas descendências, é a tarefa de Luigi Barindelli. Este italiano nascido em Esinolário, região da Lombardia, atua como Presidente do Centro di Cultura Italiana Paraná-Santa Catarina, desde 1992. Ele representa também toda a comunidade italiana do Brasil no Comitê de Presidência do Conselho Geral Italiano no Exterior, órgão eleito que se reúne em Roma sob a Presidência do Ministro do Exterior Italiano.
A sua história é intensa, repleta· de conquistas. Chegou ao Brasil no ano de 1981, a convite da Itaipu-Binacional, para exercer o cargo de diretor do Controle de Qualidade Elétrico Mecânico da Hidroelétrica Itaipu Binacional, cargo que ocupou com grande êxito devido sua formação e vasta experiência na Itália e em vários países do mundo. Posteriormente, em 1991 foi eleito para o Comitês do Paraná – Santa Catarina como primeiro Vice-Presidente. No mesmo ano assumiu o Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE), entrando em seguida no Comitê de Presidência do CGIE.
Luigi tem preparo de estudos clássicos, é graduado em Engenharia Elétrica pelo Politécnico Milão e pós-graduado em Eletrônica de Controle e Automação pela mesma instituição. Em 1964 desenvolveu inovadores projetos, como a instalação de um sistema de excitação estática de geradores de energia, em Monfalcone, na Itália e dezenas de outros lugares, além da primeira instalação estática, em Cachoeira Dourada, aqui no Brasil.
Mas Luigi atuou também como professor em disciplinas clássicas e científicas.
Pesquisador em vários setores da indústria, tem patentes registradas a nível internacional. Diretor de empresa fornecedora de centrais elétricas turn-key, rodou dezenas de países de quatro continentes.
O interesse pelo saber e por aprofundar-se na cultura já nasceu com Luigi Barindelli, assim como em todos os italianos. Segundo ele, uma prova disso, foi a imigração italiana ao Brasil, que teve início em 1875. Milhares de italianos chegaram aqui sem dinheiro e sem preparo escolar, mas com muita riqueza de cultura da vida, da família, do trabalho e da religião. Hoje, os 25 milhões de descendentes representam 35% do PIB do país. Mas o que não é mérito só do esforço desses imigrantes, mas das terras férteis que aqui encontraram, e que nela tiveram o direito de preservar e perpetuar suas raízes culturais.
Hoje, à frente do Centro de Cultura Italiana – Paraná – Santa Catarina, Luigi tem a tarefa não só de supervisionar o ensino da língua italiana, os cursos profissionalizantes, o reconhecimento de cursos universitários nos dois países, o acompanhamento das pessoas mais carente, mas de elaborar propostas a favor dessa comunidade a serem encaminhadas ao Governo e ao Parlamento Italiano, além de propor direitos de cidadania e do trabalho, e alterações na legislação de orçamento do Estado Italiano.
Com muita representatividade, Barindelli é um nome forte, pelo seu perfil profissional, direcionado a projetos em todos os setores da vida, suas inovações tecnológicas, culturais e principalmente como pessoa; é um italiano com firmes propósitos, convicto do compromisso inalienável de sua contribuição com a comunidade.
CENTRO DI CULTURA ITALIANA
Rua Almirante Gonçalves, 441
Tel: (41) 332-1332 / 332-6937 – Fax: (41) 332-2078
80215-150 Curitiba/PR