A primeira inclinação foi para a área biológica. Mas as experiências com eletricidade e eletrônica – primeiramente um hobby – provocaram profundas mudanças na sua carreira e em sua vida. Mudou de cidade – saiu da pacata Vitória para a efervescente São Paulo e abraçou a Engenharia.
As disciplinas voltadas para gestão e o curso de Administração, feito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná foram de inestimável valor para os desafios gerenciais que logo surgiriam em sua vida. Aos 32 anos, tornou-se Diretor Técnico da então Telepar, em um momento conhecido no setor como expansionista. E aos 40 assumiu dois cargos importantíssimos simultaneamente, que colocaram a prova toda a competência de Leoncio Rezende Neto: a Presidência da Companhia Pontagrossense de Telecomunicações (CPT) e da Companhia Telefônica de Paranaguá (COTELPA).
Em 1990, voltou à Telepar para assumir a presidência da empresa. No ano seguinte, ele partiu para Campinas, onde assumiu como Diretor – Superintendente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás.
Mas Leoncio, não conseguia ficar longe da cidade em que formou suas raízes, e em 1995 retornou a Curitiba, para assumir novamente a presidência da Telepar. Em 1997 foi convidado a ocupar o cargo de Vice-Presidente Executivo da Telesp, e é obrigado a mudar-se para São Paulo. Ainda no estado de São Paulo, no ano seguinte, um verdadeiro marco na carreira profissional de Leoncio. Mais uma vez assumiu dois cargos simultaneamente: o de Presidente da Companhia Telefônica da Borda do Campo-CTBC, do sistema Telebrás, e o de Vice-Presidente da Telesp Participações S.A. Também em 1998, tomou posse no Conselheiro Curador da Fundação CPqD, cargo que ainda ocupa com extrema competência.
Em 1999, transferiu-se para o Rio de Janeiro para exercer o cargo de Vice-presidente de Regulamentação e Relações Governamentais na Canbrá Telefônica S/A, hoje denominada Vésper S.A. e Vésper SP S.A., até o início desse ano. Assumiu também a Vice-Presidência da Abrafix (Associação Brasileira de Prestadores de Serviço Telefônico Fixo Comutado). E, desde o início desse ano, também ocupa a Diretoria Institucional da Brasil Telecom no Paraná, além de ser membro do Conselho Consultivo da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações).
No exercício dessas funções, Leoncio Rezende já circulou pelo mundo. Equador, Japão, Alemanha, México, China e Estados Unidos foram alguns dos países que recepcionaram Leoncio e admiraram-se com o seu domínio na área das telecomunicações.