Seu grande prazer na infância era fazer esculturas e já aos 14 anos de idade recebeu o seu primeiro prêmio. Desde então, não parou mais. Vale lembrar que neste ano de 2002, Celso Coppio completa 33 anos de reconhecida carreira artística, e é reverenciado como um dos maiores artistas de nosso país, em seu estilo. Em sua galeria e escola de arte além de ministrar aulas, ele mantém exposição permanente de suas obras.
A orientação do saudoso professor Sakai de Embú, logo no início de sua carreira, foi a base para o sucesso subsequente. Depois de participar de diversos cursos livres de História da Arte na Itália, e atuar um período como autodidata, Celso Coppio iniciou seus estudos de desenho com Rosy Carrão e depois de pintura, com o saudoso mestre espanhol Salvador Rodrigues Jr.
Suas passagens pelos mais diversos pontos do mundo foram fundamentais para a formação de seu estilo, e a elaboração de suas obras. A Itália, o grande berço das artes, foi o país em que Celso Coppio encantou artistas locais e foi o único escolhido pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma para pintar a Via Lucis, totalmente de imaginação, obra religiosa composta por 14 telas a óleo, representando a vida de Jesus após a sua ressurreição.
Toda a execução desse delicado trabalho, composto por quadros que traduzem com extremo lirismo e espiritualidade toda a glória e luz de Jesus para o universo cristão, foi apresentada primeiramente aos curitibanos, durante exposição realizada no ano de 2001, intitulada Sahara. Por enquanto essa obra completa permanece no acervo do artista, mas logo segue para a Itália para integrar definitivamente o acervo da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Sua relação com Roma é tão estreita, que há anos mantém na cidade seu próprio atelier, tendo morado por um período na cidade de Barcelona-Espanha, e frequentado como Artista Profissional, a Real Academia de Belas Artes.
Itália, Espanha, Egito, Turquia, Marrocos, Grécia, Rússia, Japão, China, Singapura, Indonésia, Malásia, Nepal, Tibet, Índia e Tunísia foram países retratados por Coppio, que soube captar profundamente a essência de cada um deles, sempre procurando transpor as imagens em harmonia com a natureza. Suas obras, além de figurarem em quase todos os estados brasileiros, também estão espalhadas por Milão, Roma, Bergamo, Belluno, Florença, Bruscoli, Genova, Pavia, Paris, Madrid, Barcelona, Nova Iorque, Orlando, Seattle, Zurich, Salzburg e Viena.
Aqui em Curitiba, mantém sua galeria de arte e ainda transfere todo seu conhecimento adquirido ao longo desses 33 anos, ministrando aulas em sua escola. Uma vez por ano, ele promove um dos mais aguardados eventos artísticos de Curitiba, a sua grande exposição individual. Coppio orgulha-se de ter formado artistas que hoje figuram com destaque no mercado artístico curitibano.
CELSO COPPIO – GALERIA E ESCOLA DE ARTE
Av. Cândido Hartmann, 111 Bigorrilho
Tel/Fax: (41) 222-5288
Curitiba/PR