Advogado formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1974, Marco Antonio Monteiro ela Silva está inscrito na Ordem dos Advogados, desde 1975. Exerceu a advocacia em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Cursou História na Universidade Federal do Paraná e Administração, na Faculdade de Administração e Economia (FAE). E pós-graduado em Teoria Sociológica pela PUC – PR. Foi professor pré-universitário (cursinho) até 1974 e universitário, lecionando Direito e História na PUC até 1984. Introduziu o ensino profissionalizante nos cursos supletivos, em Curitiba. Foi diretor administrativo e financeiro do Instituto de Ensino Camões.
Hoje atua nas áreas de Direito Empresarial, Meio – Ambiente de Energia e Institucional. Presta consultoria em Direito Civil, Comercial, Ambiental, Empresarial e Internacional. Exerce procuradoria e consultoria em Direito Eleitoral, Internacional e Autoral. Também faz palestras para grupos empresariais e treinamento de executivos.
É sócio-diretor da empresa de consultoria municipalista e empresarial José Bálsamo Consultores Associados é membro de diversas entidades, como a Comissão de Justiça e Paz no Paraná, da Subcomissão Interdisciplinar de Informação Jurídica, da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, do Centro de Letras do Paraná, do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, do Instituto Heleno Cláudio Fragoso pelos Direitos Humanos. E diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná desde 1993.
Ocupou a Secretaria de Planejamento e Coordenação da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, PR. Foi membro do Conselho de Administração (1994-1995) da Companhia Paranaense de Gás e assessor da Diretoria da Balestado Reflorestadora (1995). Durante 21, anos prestou serviços à Companhia Paranaense de Energia (COPEL), atuando em diversas funções.
Na OAB-PR foi membro ela Comissão de Informática Jurídica, da Comissão de Disciplina, da Subcomissão de Proteção à Cidadania, da Comissão de Direitos Humanos e consultor da presidência.
No setor de energia, foi membro elos Subcomitês Jurídico e de Auditoria Interna do Comitê de Gestão Empresarial do Setor de Energia Elétrica, do Grupo de Trabalho de Legislação Ambiental do Comitê Coordenador das Atividades de Meio Ambiente do Setor Elétrico, do Subcomitê de Assuntos Legais e Regulatórios do Comitê Brasileiro da Comissión de lntegración Eléctrica Regional da América Latina. Foi conselheiro da Associação de Profissionais da COPEL desde 1990.
É colaborador de diversos órgãos da imprensa de São Paulo, Brasília e Paraná, destacando-se os jornais “Gazeta do Povo”, “Jornal Estado do Paraná” e “Jornal da Indústria e Comercio do Paraná e as revistas “Charme” e “Success”. Publicou muitas obras didáticas e participou da elaboração de inúmeras monografias, em especial sobre direito e energia.
Marco Antônio foi merecedor de inúmeras homenagens, destacando-se o título de Bibliotecário Honorário, pela Associação dos Bibliotecários do Estado do Paraná (1988); Prêmio Cidade de Curitiba – 300 anos pela Câmara Municipal de Curitiba (1993) e Oficial da Ordem do Mérito Maçônico do Pelicano (1999).
MARCO ANTONIO
Nasci cm São Paulo (SP), em 1950, filho de Antonio Monteiro da Silva e Maria dos Anjos Cardoso Monteiro da Silva e casado com Anita Zippin, tendo dois filhos: Ariadne e ..Rodrigo Otávio.
Nasci cm uma família bem formada, que me indicou caminhos retos de estudo, trabalho e dedicação aos amigos. Criei-me em São Paulo Joinville e Curitiba, onde construí minha vida profissional. Sucesso é uma questão relativa. Considerarei que tive sucesso quando não houver nada mais a realizar e que o realizado tenha sido o suficiente.
Empresarialmente, tenho coordenado trabalhos de aplicação de métodos de qualidade total em diversos setores. No trabalho do advogado, a qualidade total se circunscreve a processos de economicidade e efetividade na realização das tarefas.
O ideal para atingir objetivos profissionais, no que diz respeito ao “marketing” e relacionamento, é um “mix’ de competência, seriedade e sorte. Sem conhecimento e competência na realização do trabalho não se vai longe. Sem dedicação e seriedade no trabalho, perde-se mercado. Sem sorte, bons relacionamentos e amizades não se consegue a inserção no mercado.
É possível aliar a vida profissional à particular se houver, no lar a compreensão e o apoio que, felizmente, sempre tive de minha esposa e filhos. E um processo em permanente aperfeiçoamento ao longo de 30 anos de convivência.
Meu lado pessoal é permanentemente agitado, ativo e combativo. Só funciono e produzo em regime de “stress”. Até no lazer estou à procura de resultados e qualidade.
Nos fins de semana procurar não ter rotina tem sido a regra dos últimos anos.
Passá-los em companhia de amigos é o ideal. No verão, alguma praia, se possível.
Sempre existem e sempre existirão ideais a serem alcançados. Cada vez que algum for atingido, outra meta se estabelecerá. O dia em que houver conformidade com o já obtido, não restará motivação para continuar vivendo.
Para o mundo: Desejo fraternidade. É o único sentimento que dignifica o homem e justifica sua existência sobre a face da Terra.
Para mim no futuro: Para dizê-la inteira seria fastigioso: encontra-se na poesia “Se”, de Rudyard Kipling.
Rua Joaquim José Pedrosa, 856
(41) 352-4515
Curitiba – PR
E-mail: monteiro@bsi.com.br