José Carlos Gomes Carvalho preside o Grupo Corujão, uma holding que controla 15 empresas de segmentos diversos como plástico, papel e celulose, automotivo, reflorestamento, financeiro, seguros e consórcios. Paralelamente, preside o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), recentemente reeleito por quatro anos, conforme possibilita o estatuto da entidade (uma única reeleição).
Com expressiva circulação no circuito nacional, Carvalhinho é hoje um dos empresários mais admirados pelo seu dinamismo, sendo alvo de constantes homenagens pelas suas inúmeras realizações. Comprovadamente, Carvalho é um grande líder, uma pessoa significativa na história do Paraná. É graduado em ciências jurídicas e sociais, pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Sua dinâmica profissional faz com que também atue na presidência do Conselho Empresarial Brasil/Paraguai e do Conselho do Centro de Integração Tecnológica do Paraná – (CITPAR), sendo ainda membro do Conselho de Autoridades Portuárias do Porto de Paranaguá e do Conselho da CAPES do Ministério da Educação. Em suas atividades empresariais, além da presidência do Grupo Corujão, é presidente da Holding Rocar S.A.
Também é presidente do Conselho do Sebrae no Paraná e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, onde preside o Conselho Temático de Infraestrutura, que trata de tudo relacionado aos setores de Energia, Telecomunicações, Transportes, Portos e Petróleo.
Dentre funções políticas já exercidas por Carvalho, foi presidente do Partido da Frente Liberal no Paraná, senador da República, de 1987 a 1995, vice-prefeito e prefeito em exercício de Curitiba de 1993 a 1997 e secretário de Estado de Indústria e Comércio de 1987 a 1989.
Recebeu o título Leader Quality, conferido pela Fondazione Willian Edwards Deming, Milano, Itália e foi eleito personalidade Empresarial – Bolsa de Negócios do Paraná. Pela “Gazeta Mercantil”, foi considerado líder Empresarial.
Carvalho também é Cidadão Honorário de Arapoti e de Santo Antonio da Platina, além de Cidadão Benemérito de Curitiba e do Estado do Paraná.
As condecorações que recebeu não param por aí: homenageado pela Fenabrave e considerado construtor do ano da Ademi, Paraná, recebeu ainda, do Rotary e o Título Paul Harris, do Rotary Internacional.
E, muitas outras homenagens virão, enaltecendo o currículo deste empresário, merecidamente.
CARVALHO
Minha experiência de vida está calcada em trabalho. Desde os 11 anos venho trabalhando. Recebi de meus pais a maior fortuna que um homem pode acumular: uma formação sólida, uma formação com base no respeito ao ser humano, valorização da família e dos amigos. Tudo isso é igual a trabalho, em minha opinião. Aliás, trabalho com prazer, E uma necessidade também, mas acima da necessidade, considero que é um prazer, do contrário não teria o volume de compromissos que tenho diariamente.
Sou um homem bastante disciplinado. Considero-me também organizado e isso define a qualidade total. Mas há um fator especial que faço questão de ressaltar: sou companheiro de meus colaboradores. Considero que esse espírito de companheirismo é o responsável por meu sucesso. Ninguém é alguém sozinho.
Muito trabalho, seriedade nas ações, credibilidade e pertinácia no fazer acontecer são os meios que utilizo para atingir meus objetivos profissionais. Cito sempre uma frase, que tenho inclusive exposta a todos que recebo em meu escritório: “O homem só fracassa quando desiste de tentar. Todos os dias me levanto para vencer”. Para atingir objetivos profissionais não há nada melhor.
Alio o sucesso à vida particular tendo grande cumplicidade com minha família. Os momentos disponíveis e feriados, passo com eles. .
Meu lado pessoal pode ser resumido em duas palavras: trabalho e família.
Nos fins de semana, costumo pescar. Gosto muito. Vou sempre a Guaratuba e adjacências.
Creio que ainda tenho ideais a serem atingidos. Quero ver um Brasil mais justo, mais solidário e mais fraterno. Não tenho mais ideais pessoais, pois já os atingi, ainda que com muito esforço.
Hábito: levantar-se cedo. Às seis horas da manhã.
Um sonho de consumo: não tenho nenhum. Meus sonhos foram todos realizados.
“Hobby”: Pescar e receber amigos.
Para o mundo: Deus no coração e mais solidariedade entre os homens.
No futuro: Gostaria de ver as missões interplanetárias para cidadãos comuns. Há oito anos fiz uma carta para a NASA, pedindo para ser colocado numa lista de espera, aberta a cidadãos comuns, para viagens espaciais no futuro. Eles responderam que quando chegar o momento, serei chamado. Amo a aviação, leio tudo sobre esse assunto.