João Cláudio Derosso, no seu terceiro mandato como vereador, projeta-se no cenário político por suas conquistas e pela seriedade com que encara o serviço público, representando e defendendo os interesses da população na câmara, onde desenvolve trabalhos voltados para o bem-estar da comunidade. Como legislador, apresenta projetos visando à modernização de nossa cidade, nunca se esquecendo das pessoas que moram nos bairros mais afastados do centro ele Curitiba.
Dentre suas participações políticas, foi membro do Conselho Fiscal da URBS e das comissões permanentes de Urbanismo e Obras Públicas, Cultura e Bem-Estar Social e Serviço Público. Foi primeiro secretário na câmara, no período ele 91 a 92, e presidiu a comissão que elaborou a Lei Orgânica do Município.
Foi eleito vereador pelo Partido Liberal (PL), em 1988, e pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1992 e 1996, recebendo um número maior ele votos a cada vez que se candidatava. A confiança nele depositada pelos eleitores é retribuída a cada dia, através de suas decisões firmes, trabalhos e projetos apresentados.
Um ele seus principais projetos de lei isenta o pagamento elo IPTU pelos contribuintes que sejam pensionistas ou aposentados que recebam até dois salários mínimos e que sejam proprietários de um só imóvel destinado para moradia.
Também é de sua autoria o projeto que determina que aposentados por invalidez, portadores de credencial especial emitida pela URBS, não paguem tarifa nos transportes coletivos urbanos.
Sua principal base eleitoral é a região elo Xaxim. Sua família foi uma das principais responsáveis pelo crescimento do bairro, onde Derosso reside até hoje.
Costuma dizer que a política está no sangue ele sua família, pois, bem antes ele começar sua carreira, já acompanhava seu pai, então vereador, em visitas a bairros e em debates no plenário ela Câmara Municipal ele Curitiba.
Além dos seus méritos pessoais, Derosso atribui grande parle de seu sucesso à dedicação de seu pai, que sempre o ensinou a ser humilde e a tratar as pessoas sem diferenciação.
No seu gabinete, com os funcionários, amigos e pessoas que colaboram direta ou indiretamente em seu dia-a-dia, aplica, sempre que necessário, as palavras do Novo Testamento:” antes de ser servido, aprenda a servir”.
O ideal para atingir seus objetivos profissionais pode ser resumido em duas palavras, que são o lema de sua-campanha: trabalho e dedicação.
Derosso alia a vida particular e a profissional com o apoio de seus familiares, pois inúmeras vezes precisou abdicar de compromissos com a família para estar ao lado dos eleitores, participando de reuniões ou eventos.
DEROSSO
Nasci em Curitiba, em 15 de abril de 1957, filho de João Derosso e Terezinha Pietruza Derosso. Sou casado e pai de dois filhos. Ingressei no curso de Engenharia Cartográfica na Universidade Federal do Paraná e em Administração de Empresas na Universidade Tuiuti, mas devido a compromissos profissionais não cheguei a concluir nenhum dos dois cursos.
Pessoalmente, às vezes, sinto que passo a impressão de um homem rígido e extremamente sério. Mas depois do primeiro contato, as pessoas percebem que sou extrovertido, expansivo e alegre.
Quando não tenho que cumprir os compromissos da agenda, gosto, nos fins de semana, de sair com a família ou ficar descasando em casa. .
Meu ideal a ser atingido é fazer de Curitiba uma cidade cada vez melhor e mais segura.
Um “hobby”: Andar de motocicleta.
Sonho de consumo: Um carro Puma conversível.
Um hábito: Ler as matérias políticas dos jornais diariamente.
Uma mensagem para o mundo: Para vivermos em paz, é mister exercitarmos a boa vontade, o companheirismo e a lealdade.
Para um futuro próximo: Ainda há muito o que ser feito.
Para um futuro distante: Deus me deu forças para chegar até aqui.