Advogado, graduado em Administração de Empresas, Ardisson presta consultoria empresarial. Atua no serviço público voluntário, tendo colaborado na fundação do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest – Curitiba) que presidiu durante alguns anos. É diretor da FIEP, além de marcar sua participação na Associação Comercial do Paraná, da qual foi presidente. Hoje está na presidência da Federação das Associações Comerciais (FACIAP), representante de 254 Associações Comerciais do Estado do Paraná.
Recentemente, foi eleito para a vice-presidência da Confederação das Associações Comerciais do Brasil. O seu currículo ainda acumula as funções de membro do Conselho do Sebrae do Paraná e da Junta Comercial do Paraná, além de outras importantes representações. Funções desempenhadas com satisfação e competência por esse grande empresário e homem público. A sua colaboração tem sido de grande importância para o desenvolvimento comercial de nosso estado.
Na presidência da Faciap, em que está desde o final de agosto de 1998, Ardisson objetiva oferecer uma estrutura adequada e uma personalidade para a federação, harmonizando todos os interesses e atuando como um aglutinador do trabalho das associações comerciais do Paraná.
Entre as suas conquistas, está a instalação do Departamento de Comércio Exterior na Faciap, projeto que viabilizou serviços de comércio exterior no interior do Estado. O convênio, realizado com 24 associações comerciais do Paraná, possibilitou a emissão de Certificados de Origem “in loco”, o que agiliza a atividade exportadora de nosso estado.
Outra meta importante é a rede. estadual dos SPCs, que disponibiliza informações de cadastro estadualmente. Também está sendo preparado um convênio para inserção de um banco de dados em uma base nacional, “online” e em tempo real, inicialmente com os estados mais importantes. Com isso, o comerciante de qualquer parle do país terá a sua disposição uma avaliação criteriosa da ficha de crédito de seus clientes.
Ardisson também ~ atuante nos projetos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido quotidianamente pela federação, como um programa de assessoramento e apoio às associações comerciais, na área política, principalmente do interior, que visa facilitar a comunicação com as autoridades constituintes do estado levando também pleitos e reivindicações ao cenário federal através da Confederação das Associações Comerciais do Brasil ou da Bancada Federal do Paraná. ·
Esteve várias vezes em Brasília para acompanhar os debates da Reforma Tributária na Câmara Federal, ação que faz parle da agenda de Ardisson como presidente da FACIAP, assim como o acompanhamento das decisões da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná~ que incluem questões importantes como o Simples e temas da esfera das Secretarias de Estado da Fazenda, como por exemplo as questões tributárias. Esse trabalho contínuo é de extrema importância, pois a Faciap requer total atualização para o pronto atendimento de qualquer solicitação das associações comerciais de nosso estado.
ARDISSON
Fui eleito presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) em chapa única.
Fiz um trabalho reconhecido como um bom trabalho. Lá implantamos a profissionalização da gestão da entidade, dando funções de estabilidade gerencial e desenvolvendo fortemente o conceito de qualidade na prestação dos serviços aos associados, obtendo a Certificação ISO 9002. Descentralizamos o atendimento ao associado, através da criação de três, distritais em bairros da cidade. Também reformamos totalmente nossa sede, entre outras realizações.
Quando nos propusemos à presidência da federação, concorremos com outras chapas e vencemos. Por isso, ser eleito presidente da FACIAP, para mim, significou um grande desafio e um sério compromisso.
O movimento de Associações Comerciais é antigo, tendo início com a fundação da ACP, em 1890, mas a nossa federação é jovem. Com leve estrutura, a sua força é grande pelo somatório das forças de cada associação comercial que a constitui. Como entidade federativa, a sua estrutura é bem enxuta.
Com essa flexibilidade, empenhamo-nos para atender as solicitações de nossas filiadas e antevendo mesmo as suas necessidades projetamos importantes programas e ações, como os já mencionados nas áreas de comércio exterior, proteção ao crédito, ação política, etc.
Seria importante frisar, que as associações comerciais funcionam no estado inteiro, principalmente no interior, como verdadeiras associações empresariais com ênfase ao atendimento para a pequena e média empresa. Nelas, estão representadas todas as atividades econômicas da qual participam todos aqueles que têm alguma diligência econômica.
No interior do estado, dentro das associações comerciais, muitas vezes, existe um balcão do Sebrae, um escritório da Junta Comercial e representações das delegacias do Ministério do Trabalho, ou então, a própria Receita Federal. Hoje, as associações comerciais disponibilizam também serviços como o Conselho da Mulher Empresária e Executiva, o Banco da Mulher e o Conselho do Jovem Empreendedor.
O meu “marketing” de relacionamento inclui uma busca constante por parcerias, sem vergonha de pedir ajuda e também me disponibilizando para colaborar em todas as causas justas sem temer fazer as colocações que devem ser f:eitas, dizendo tudo o que tem que ser dito e fazendo tudo o que deve ser feito.
Meus planos a curto prazo são terminar o meu trabalho na federação, da melhor forma possível, continuar com minhas atividades empresariais à frente da Companhia da Roupa, empresa que dirijo há 15 anos, e buscar novos horizontes investindo na prática da consultoria empresarial.
Talvez no futuro eu olhe para trás e pense que eu deveria ter me dedicado mais a meus próprios negócios, aplicado meu dinheiro, “curtido” mais a vida, jogado mais golfe ou viajado mais. Mas eu sinto a importância do que faço, mesmo porque continuo sendo um empresário e tenho prazer em exercer essa atividade. Eu me realizo muito trabalhando para a comunidade e quero, no amanhã, ao recordar minha trajetória, ver que fiz a minha parte.