Álvaro Dias iniciou-se na política concorrendo à Câmara de Vereadores de Londrina, em 1968. Eleito, exerceu a vice-presidência da casa e a liderança do seu partido, o MDB. Foi deputado estadual de 1971 a 1975. Na Assembleia Legislativa, foi igualmente líder do MDB, partido do qual foi o secretário geral no Paraná. Eleito senador, em 1982, foi presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural do Senado e vice-presidente da Comissão de Economia.
Ainda como senador exerceu a vice-liderança do PMDB na Câmara Alta. Em 1986, elegeu-se governador do Paraná. Dentre suas atuações, foi também diretor-presidente da Telepar. Nas eleições do ano passado, elege-se, mais uma vez, senador, com a maior votação já obtida na história política do Paraná. Fato gratificante diante de sua grande dedicação e amor a nosso estado.
Tem se notabilizado no Senado pelas posições assumidas e pelos projetos apresentados. É de sua autoria o Projeto de Enxugamento do Legislativo, através da redução de vagas, que visa tornar este poder mais leve, ágil, econômico e representativo. Essa medida trará grande economia aos cofres públicos a partir do ano 2002.
Visando corrigir as distorções do Sistema Financeiro, Álvaro pretende revogar os dispositivos de decreto que permite o leilão do imóvel do mutuário inadimplente. Ele defende a tese de extinção da TR como fator de reajuste dos imóveis adquiridos através do atual sistema. Estudos que apontam as irregularidades do setor já estão sendo elaborados.
De grande alcance social são as propostas que permitem o saque do FGTS ao trabalhador e seus dependentes para financiamento de curso superior e a de alteração na lei que rege o Sistema Financeiro de Habitação para viabilizar o financiamento da casa própria na zona rural.
A agroindústria é considerada pelo senador uma excelente fonte de emprego e que contribui para evitar o êxodo rural. Conforme seu projeto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDS) seria obrigado a aprovar, no mínimo, 22% dos seus recursos no financiamento de projetos na área.
Por ser representante de um estado eminentemente agrícola como o Paraná, o senador preocupa-se com a questão da contaminação por agrotóxicos, cujas estatísticas apresentam dados alarmantes. Seu projeto transfere para o fabricante ou importador a responsabilidade pela eliminação das embalagens do produto.
Dentre os grandes problemas brasileiros combatidos pelo senador está a dívida pública. Ele explica que essa chega a ser uma ameaça à estabilidade da economia, podendo trazer de volta a inflação.
A insegurança gerada pela impunidade é um dos problemas que intranquiliza a sociedade brasileira. O aumento. de 30 para 60 anos do limite mínimo de cumprimento de penas no Brasil e a indisponibilidade dos bens de pessoas, sequestradas, visa inibir os crimes no Brasil.
Tanto na apresentação de propostas quanto em sua atuação parlamentar na Tribuna do Senado, seus objetivos são voltados a cumprir a missão que o Paraná lhe delegou. Álvaro Dias obteve mais de 2 milhões de votos, o que representa 65% dos seus eleitores.
ÁLVARO
Nasci em Quatá, São Paulo. Sou filho de Silvio Fernandes Dias e Helena Fregadolli Dias. Casado com Débora Amaral de Almeida Fernandes Dias, sou pai de Carolina de Almeida Dias e Álvaro Dias Filho.
Depois de completar a escolaridade primária no Ginásio Estadual Rodrigues Alves e a ginasial no Colégio Marista, cursei a Escola Técnica do Comércio, sempre em Maringá.
Graduei-me em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Meu sonho é que, no futuro, não seja necessário repetir as denúncias que tenho feito na tribuna do senado por ser outra a realidade política de meu país com a superação dos problemas que, hoje, envolvem a nação brasileira e angustia os seus filhos; e que a atividade política esteja voltada, apenas, para a consolidação da melhoria dos níveis de vida do nosso povo, particularmente, do povo do Paraná.