Curitiba, 28 de Outubro de 1990
TANIA VIEIRA; é autêntica, elegante e curte a natureza. Mãe de 4 filhos, dedica-se intensamente à família. Mulher atualizada, acompanha incansavelmente o seu marido José Eduardo de Andrade Vieira em sua escalada ao Senado. Hoje, ela nos dá o prazer de sua presença, contando nessa conversa informal, o que pensa e como é o seu dia a dia. Confiram.
Izza – O que você anda fazendo?
Tania – Acompanho o meu marido sempre nas horas em que ele necessita de minha presença ou atendo os meus assuntos particulares e também a familiares.
Izza – Como é ser mulher de senador?
Tania – Ainda não deu para sentir porque é a primeira vez que estou nessa tarefa. Acho que só poderei dizer alguma coisa depois de seis meses.
Izza – Você curte política?
Tania – Posso dizer que eu não gosto de política e que sou tão desinteressada como qualquer outro cidadão brasileiro. Hoje predomina um desestímulo normal devido a nossa situação política atual. O fato de eu ajudar o José Eduardo politicamente foi uma exceção. Como sempre estive a seu lado em todas as situações não poderia deixar de estar nesta também.
Izza – Como foi a tua participação na campanha?
Tania – Não participei diretamente e não liderei o comitê, porque me sinto totalmente leiga no assunto. Existem pessoas ótimas com experiência no ramo e que só fazem esse tipo de trabalho, então porque eu iria me envolver sem ter conhecimento? Acompanhei o meu marido nos comícios e em outras atividades, mas sem participar diretamente.
Izza – O que te trouxe de bom esta experiência?
Tania – Penso que toda a experiência é válida seja ela boa ou ruim, e esta foi muito boa porque conheci pessoas, e ampliei o meu círculo de amizades. Acho que a campanha do José Eduardo foi a mais bem feita e a que trouxe maior conteúdo. Mostrou realmente o que ele é e o que pretende.
Izza – Em algum momento você pensou na possibilidade de derrota?
Tania – Eu só precisava saber se a população paranaense iria corresponder dando o voto de confiança para o José Eduardo porque ele é realmente um homem que faz e que já fez muito pelo Paraná. Ele deu continuidade ao que seus pais começaram. No mais fiquei superconfiante achando que meu marido merece o Senado.
Izza – Em tua opinião, o brasileiro sabe votar?
Tania – Creio que o brasileiro não sabia votar mas esta eleição demonstrou que ele está preparado para o voto e para escolher bem os seus representantes.
Izza – Você concorda com o voto aos dezesseis anos?
Tania – Não concordo porque a criança nesta fase é muito imatura para votar. Se ela passa a ser maior com dezoito anos por que dar a ela esta responsabilidade antes? Nesta fase o conceito de vida é outro.
Izza – Como esposa de Senador, o que você está esperando?
Tania – Espero que o José Eduardo mude o conceito de política no Brasil, no mais, não estou esperando nada como mulher de senador mas sim como uma eleitora que saiu de casa e foi até a urna votar em alguém que tem condições de mudar alguma coisa e garra para ocupar o cargo. Por isso votei nele.
Izza – O que você está achando do atual plano de governo?
Tania – Estou tão satisfeita como a maioria do dos brasileiros. O problema é que só reclamam mas não procuram soluções. Deveria haver mais cooperação de todos.
Izza – Como a família recebeu a vitória?
Tania – Temos quatro filhos de 15, 14, 11 e 10 anos e todos estão empolgados e confiantes. Sabem que o pai esta sempre empenhado em mudar as coisas e que vai fazer tudo para melhorar o Brasil.
Izza – Você não acha que a carreira política priva a família do convívio familiar?
Tania – Acho que este não seria o problema pois o José Eduardo sempre soube administrar família e trabalho com muita habilidade não misturando os dois itens. Conversamos bastante e achamos que todos podem atuar em diversas atividades ao mesmo tempo desde que haja boa orientação.
Izza – De movimentos femininos, você participa?
Tania – Participo da Associação de Mulheres de Negócios e Profissional do Paraná, mas a minha atuação não é constante. Sou favorável a qualquer movimento que traga benefícios para o País. Se você me perguntar sobre feminismo posso dizer que sou contra porque acho que a mulher tem que se manter em seu lugar não pretendendo ter os mesmos interesses do que o homem, cada um tem a sua função, desempenha-la bem é o que interessa.
lzza – Você acha importante a mulher trabalhar?
Tania – Importantíssimo porque assim ela não fica somente com os mesmos interesses, casa, filhos, marido, etc. Sua visão aumenta, mas nem por isso ela deve querer competir com os homens.
Izza – O que você espera do futuro?
Tania – Ver o Brasil melhor, me preocupo muito com as crianças de rua e acho que cada um deveria fazer alguma coisa para tentar amenizar este problema, talvez a minha geração não chegue a ver grandes resultados mas tenho certeza de que meus netos já terão outra visão do problema. Deveria também haver mais conscientização do problema da natalidade.
Izza – E no plano pessoal?
Tania – Graças a Deus, aos trinta e seis anos sou uma mulher realizada em relação aos meus filhos e minha família.
Izza – Como é a Tania mulher?
Tania – Sou extremamente dedicada à vida familiar, me preocupo com os problemas alheios e gostaria de poder ajudar a todos que necessitam de apoio.
Izza – Você é vaidosa?
Tania – Sou bastante vaidosa, porém comedida. Gosto de me sentir bem, isso é o que importa. Se gosto de uma roupa a uso quantas vezes tiver vontade, ser elegante é vestir o que você gosta e o que te cai bem. O modismo já está ultrapassado e depois convenhamos que com o atual poder econômico temos que aguçar a criatividade.
Izza – Qual é o seu hobby?
Tania – Adoro ir à fazenda, mexer com terra e sentir liberdade do campo.
Izza – O que você considera gratificante?
Tania – Ter tudo o que eu tenho. Agradeço a Deus pela pessoa que deu inicio a esse império que foi o Sr. Avelino Vieira e também pela sua esposa Dna. Maria José. Foi Deus quem me pôs nesta família maravilhosa.