Desde a infância, quando isso ainda se ensinava, me comovia a beleza do Hino de Curitiba.
Em circunstâncias dolorosas, quando meu irmão partiu, em 21 de janeiro de 2019, em Brasília, conheci a neta de Bento Mossurunga, Dra Márcia, médica e amiga dele. É inesquecível o impacto de sua chegada em transporte especial para acidentados, em cadeira de rodas, conduzida pelo marido, chorando a perda de Antonio Francisco Moreira Neto.
Patente que a sensibilidade é peculiar à família e na carta que faço à minha cidade, quero homenagear a ambos, avô e neta, que tal qual seu ascendente, é literalmente brilhante em tudo que faz nos caminhos onde espalha sua luz.
Hino do município de Curitiba
Melodia por Bento Mossurunga
Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá.
(onde nasci e cujo carinho sempre me acolheu )
Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná.
( que sempre floriu meus caminhos )
Pela ridente paisagem
Pela riqueza que encerra,
Curitiba tem a imagem
Dum paraíso na terra.
Viver n’ela é um privilégio
Que goza quem n’ela está.
Jardim luz, cheio de rosa
Capital do Paraná.
Pérola deste planalto
Toda faceira e bonita.
Na riqueza e na opulência
Vive, resplande, palpita
( nesta Cidade Sorriso a vida me trouxe riqueza no mais lato sentido da palavra prosperidade . Privilégio da opulência de oportunidades, desde antes de minha graduação em Direito , sendo reconhecida por meu esforço , já em 1976, por Ruy Barbosa Correa Filho ( in memoriam ) Procurador de Justiça que indicou meu primeiro trabalho de Direito Penal para publicação e meu nome para estagiar com o então Diretor de Ciências Jurídicas da PUC ( Dálio Zippin Filho )
Subindo pela colina
Altiva sempre será.
Jardim luz cheio de rosa
Coração do Paraná.
Salve! cidade querida
Glória de heróis fundadores.
Curitiba, linda jóia
Feita de luz e de flores
Minha escalada de sucesso não pode prescindir da minha eterna gratidão ao inesquecível paranista Dr.Francisco Cunha Pereira Filho que ao abrir as portas da Gazeta do Povo fez da minha carreira de advogada uma similitude com Curitiba , “ subindo pela colina, linda jóia, cheia de luz e de flores ”.
Muito obrigada Curitiba!
Margareth Zanardini
Advogada desde 1981, preponderantemente na área de família , atende também causas cíveis, constitucionais , direitos da construção ( problemas com construtoras ) e erros médicos. Foi uma das pioneiras em atender dissoluções de casais homo afetivos. Jornalista colaboradora de vários jornais, tendo muitos artigos inscritos em anais da Câmara Municipal, de Curitiba e Assembleia Legislativa.Ex Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Paraná e no Conselho Estadual da Mulher do Paraná.