Felizmente, nem precisei vir para Curitiba, pois aqui nasci e morei na Rua Brigadeiro Franco, durante 30 anos.
Lembro-me de brincar na rua ainda sem asfalto, e depois do asfalto, assistir os carrinhos de rolimã, que para mim tinham gosto de Fórmula 1. Fazer pacotes de jornal e vender para o Seu Sassaki, e em companhia de uma grande amiga comprar balas Zequinha e procurar o número 100. Zequinha, Papai Noel, ser péssima no gude, e tantas boas lembranças.
Curitiba, você é uma cidade abençoada! O clima me encanta, o colorido das árvores, nossos parques, nossas praças, especialmente a Tiradentes e a Generoso Marques. Quando criança, ali visitava minha vó Pina, que morava em cima do Armazém Demeterco, e do outro lado da rua a Tia Zilda que residia em cima da Joalheria Bertha. Nos fundos, o cantar dos passarinhos que meu primo cuidava.
Como eu tenho saudades desse tempo!
Ir à Missa na Catedral, tomar café com a família, ou de um lado ou do outro da praça, ir ao consultório do Dr. Odoacre (ele era tão simpático que até a dor diminuía) e escutar o seu cantarolar enquanto a broca fazia aquele barulho horrível: aos pés da Santa Cruz um grande amor eu te jurei ….
E quando cresci, também trabalhei na Praça Tiradentes dos vinte e três aos cinquenta anos. Anos de ouro, trabalho duro, família crescendo, mas muito gostoso. Curitiba, seus moradores, tenho muito a agradecer, pois sempre nos prestigiaram, era um prazer trabalhar e atender as pessoas.
Meu primeiro salto foi comprado na casa Ideal. Era um sapato azul marinho. Comprar tecidos com o Sr. Mounif, que simpatia, também nas casas Buri, na Urca, e conversar com as três irmãs que atendiam com muita amabilidade, excelentes conhecedoras na área na qual atuavam.
Comércio maravilhoso também tinha na Praça Generoso Marques e na rua XV de Novembro. E não posso esquecer a Casa Fada, na praça Ozório onde faziam vestidos que lembravam a fada madrinha da Cinderela.
Por sorte, a vida me aproximou do Mercado Municipal, da Rua Riachuelo e da Cidade Industrial.
Eu cresci, e você Curitiba, também!
Maria Bernardete Demeterco Raad é Formada em Administração de Empresas pela FAE com vários cursos de especialização na área. Conselheira das empresas La Violetera, Laguna e DCL.