O que falar de Curitiba? Desta cidade que me acolhe desde o mês de maio de mil novecentos e setenta, mês e ano em que eu nasci. Cidade das quatro estações, das temperaturas altas e baixas, das muitas praças e parques, dos diversos pontos turísticos divulgados no mundo inteiro, cidade de um povo tímido, fechado, mas acolhedor. Realmente é difícil escrever uma carta para você Curitiba, mas quero relatar aqui um pouco do que lembro da minha infância, adolescência e dias atuais.
Nasci e me criei no bairro do Portão, passei muito tempo da minha infância na casa de meus avós maternos, lá brincava na rua, nas calçadas, onde desenhar no chão os riscos da amarelinha era corriqueiro. Passava horas brincando de caçador e bete ombro. Conversando com os amigos na beira das calçadas que eu conhecia na convivência dos vizinhos e da escola. Cidade dos dias calmos, dos poucos carros, dos dias onde a tecnologia não dominava, dias em que meus pais não se preocupavam em me deixar do lado de fora do portão de casa, correndo, andando de bicicleta e tendo uma infância como qualquer criança deveria ter. Que privilégio que eu tive nesta época! Foi a cidade ideal que eu tive na minha infância.
Na adolescência lembro que você Curitiba já começava a se destacar mais, a cidade crescia na medida que eu também amadurecia. Pude acompanhar sua evolução, perceber que você se tornava cada vez mais referência entre as capitais brasileiras. Estudei no Colégio Estadual do Paraná e passei a frequentar bem mais o Centro, onde o movimento na rua XV de Novembro também conhecida como “Rua das Flores” já se tornava o de uma pequena metrópole. Foi a partir desta fase que passei a te conhecer melhor, comecei a te observar e ver como tão bela era. Mas percebi que a infância que eu tive já não era a mesma para outras crianças que você acolhia na medida que iam nascendo. A cidade já se tornava mais movimentada, os dias mais corridos, os carros já vinham em número maior, mas mesmo assim não deixou de ter seus arvoredos nas praças, parques e suas alamedas, não deixou de ser elegante na sua arquitetura, continuava limpa e muito bem conservada. Ganhou o título de “Capital Ecológica do País”.
Hoje, já bem mais maduro, continuo a te admirar. Cresceu muito, a tecnologia invadiu nossos pensamentos, nosso dia a dia, as ruas já não são mais tranquilas de quando eu brincava de caçador e bete ombro, as crianças já não podem ficar conversando ao longo do dia nas calçadas do lado de fora do portão de casa, o tempo que se gasta para ir de um ponto ao outro da cidade é bem mais demorado, pois congestionamentos de veículos estão em toda a parte, mas mesmo assim você ainda é a cidade que me acolheu desde a data que nasci. Posso te descrever com mais consciência e com mais firmeza nas palavras, que você cresceu da mesma forma que eu cresci, que você também evoluiu, mas não deixou de ter suas quatro estações, não deixou de ser fria e calorosa ao mesmo tempo, posso garantir que aprendi muito com você na medida em que ia me desenvolvendo, fui tirando proveito de tudo o que me ofereceu.
Hoje posso relatar que você Curitiba me deu o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Parque Barigui, o Bosque do Alemão, o Passeio Público, entre tantos outros parques para eu aproveitar minhas tardes no meu dia a dia. Que você oferece o Teatro Guaíra, o Teatro Paiol, o Ópera de Arame e tantos outros teatros para que eu possa me divertir e apreciar espetáculos magníficos. Que você sedia o Museu Oscar Niemeyer (MON) e tantos outros espaços culturais para apreciar obras de tantos artistas plásticos. Deu-me estrutura para conviver com as pessoas, me deu cultura e educação.
Parabenizo você Curitiba pelo acolhimento que me deu, por fazer a minha história e por continuar me dando as oportunidades e garantindo o sucesso do meu futuro.
Amo ser seu cidadão, Curitiba!
Mário Cesar Simões, nascido em Curitiba, ator, diretor teatral, apresentador, mestre de cerimônias, possui a empresa View Arte e Comunicação, uma agência de publicidade que desenvolve produtos publicitários para o segmento de festas e outros,. Administra View Casting, uma agência de modelos comerciais e é apresentador do programa Festas que é veiculado pela CWB TV , canal 5 da NET.