Dos risonhos e lindos campo do Brasil, especificamente, de Curitiba, vêm a inspiração, a magia e o alto astral da mulher curitibana, agente importante na promoção da família, trabalho, saúde, cultura e educação.
Assim disse um poeta: “A mulher é semelhante a uma rosa que exala perfume nos momentos mais tensos”. Certamente, ela inspira poetas, pintores ou intelectuais, tanto por sua fragilidade quanto pela sua força, seriedade ou, simplesmente, por seu sorriso.
Um ser único quando exerce o papel de mãe…!
De características determinantes, desempenha função decisiva na sociedade, pois é graças a ela que a espécie humana continua! O gerenciamento feminino da reprodução familiar assume dimensão importante na situação demográfica, pois é o retrato da população.
Herdeira da fé e da convicção, está sempre pronta para tentar melhorar o mundo. O papel da mulher através dos séculos foi de mutações, mas logo descobriram, seu potencial, algumas no mundo empresarial, outras no mundo da justiça, da engenharia, do militarismo… Mundo que outrora envolvia apenas homens!
Sabe-se que a inteligência feminina é incrível! Quando desafiada, utiliza-se de capacidades quase sobrenaturais e cria soluções decisivas em atividades que há poucos anos era impensável a sua atuação.
E, veio o dia 8 de março de 1910, Dia Internacional da Mulher, quando se formou a linha divisória entre o “Mundo da Mulher” e o “Mundo do Trabalho”. E veio o dia 24 de fevereiro de 1932, marco basilar, que frisou um novo tempo e se instituiu o “Voto Feminino”. Assim, as mulheres curitibanas conquistaram, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Deste avanço vitorioso nasceram gerações de valorosas líderes femininas, de múltiplos talentos, de perfume quase hipnótico, dotadas de novas emoções e formadoras de opinião, o que não as impediu de continuarem sendo mães, esposas, amigas, companheiras e, também: Eleitoras! Hoje, atuando na linha de frente, capazes de opinar, contribuir, edificar e se preciso, mudar o destino do povo brasileiro, tão fragilizado, reprimido e injustiçado!
Por derradeiro, aí está a prova de que batom, salto alto e cifrões combinam muito bem entre si e desmistifica as adversidades impostas à mulher de outrora. A mulher curitibana é visionária e vai em frente…!!! Corajosa e evoluída, é guerreira, capaz de enfrentar a tudo e a todos para pacificar e alavancar sonhos e ideais indispensáveis às suas liberdades civis.
E, não esquece de rezar todos os dias, para agradecer a Deus, pelo milagre da vida!
Vânia Ennes
Nascida em Curitiba, Vânia Maria Souza Ennes é empresária. Graduou-se em Direito, em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e é pós-graduada em língua francesa em Cannes, na França. É grã-mestra da “Honorífica e Nobiliárquica Soberana Ordem do Sapo do Brasil”. Como escritora, poeta e trovadora é membro de várias academias e instituições lítero-culturais. Recebeu prêmios, honrarias e prefaciou vinte livros. Possui dez livros publicados, quatro no prelo e cinco filmes editados.