Curitiba, 7 de abril de 1991.
CURITIBA PATRIMÔNIO URBANÍSTICO
Após fixar-me em Curitiba na década de sessenta, para cursar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, tendo tipo o privilégio de conviver nesta cidade que se revela como modelo para outros países, tendo de vencer as barreiras que as limitações financeiras me condicionavam como estudante, fui morar na Casa do Estudante Universitário – CÉU, onde me mantive realizando trabalhos para obter recursos necessários para o prosseguimento dos estudos.
Foi o caso da realização do censo demográfico quando em 1960 participei de pesquisa de casa em casa no bairro do Bacacheri e através do qual pude me identificar com os curitibanos e sua cultura.
Em todos esses anos, após exercer mandatos como deputado federal e até exercer o cargo de Ministro da Saúde, tenho participado e vejo com entusiasmo o crescimento ordenado desta cidade. Entendo que este desenvolvimento planejado com urbanização responsável merece destaque porque a qualidade de vida que a cidade nos oferece é algo buscado por outros países mais adiantados.
Afinal, se Curitiba é reconhecida como uma das três cidades que oferece melhores condições de vida em todo o mundo, este patrimônio jamais poderá ser desconhecido e seu valor é inestimável.
Nossa Capital faz sentir o seu destaque pela determinação de seus habitantes que com trabalho revelam a força trazida pela feliz mistura étnica originada de imigrantes que aqui se fixaram, trazendo com muito sacrifício, experiências e valores sociais, que hoje marcam o perfil do povo curitibano.
LUIZ CARLOS BORGES DA SILVEIRA
Ex-Ministro da Saúde
Diretor da Inter -Agro e Codimaq
Vice-Presidente Nacional do PDC