Curitiba, 19 de abril 2018
Minha querida Curitiba.
Hoje você amanheceu com o céu azul, soprando uma fina brisa a prenunciar o outono que está aí. Mas, permita que eu me apresente, porque quem tem quase dois milhões de habitantes para cuidar pode não saber quem eu sou.
Meu nome é Darci Piana. Venho dos descendentes italianos que se instalaram na região de Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul. Aos 13 anos cheguei a Palmas e, desde então, não deixei mais o Paraná.
Minha relação duradoura com você, Curitiba, começou quando eu tinha 22 anos. Aqui estudei Economia e Ciências Contábeis, constituí família e fiz carreira no ramo de autopeças, setor do qual ainda sou empresário.
Hoje exerço a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. Nessa função, tenho tido a oportunidade de contribuir nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, saúde e ação social, tarefas que muito me gratificam.
Como exemplo da minha dedicação a você, lembro que aquele antigo palacete mandado construir por Cândido de Abreu para abrigar o poder municipal, lá na segunda década do século passado, hoje abriga uma Unidade Cultural do Sesc. É o Paço da Liberdade, traço marcante da personalidade curitibana, como você bem sabe. Até ouso dizer que o prédio é o seu coração.
Tenho trabalhado também para valorizar o comércio e todos os que vivem dessa atividade tão antiga quanto fundamental para o desenvolvimento da população. Foi bem ali, nos arredores do Paço, que os comerciantes começaram a oferecer seus produtos. A região andou meio esquecida, mas temos ajudado a revitalizá-la. Entre outras vantagens, as medidas implantadas ajudam você a ficar mais bonita.
Por falar em beleza, você anda recuperando o viço. É resultado do esforço de cada um dos curitibanos, nascidos aqui ou adotados por você, e também da gestão do Prefeito Rafael Greca – meu colega na Academia Paranaense de Letras.
Como nenhuma outra cidade brasileira, você adaptou aquela frase famosa do presidente Kennedy, lembra? “Não pergunte o que Curitiba pode fazer pelos seus cidadãos, mas o que cada cidadão pode fazer por Curitiba” é um dos nossos motes preferidos. Quanto mais ele for difundido, melhor você será reconhecida no futuro.
Então é isso, querida Curitiba. Receba meus votos de pleno desenvolvimento, esbanjando saúde pelos próximos anos, décadas e séculos. Tenho certeza de que você será capaz de oferecer qualidade de vida, paz e desenvolvimento a todos os seus.
Com um abraço caloroso deste filho que tanto lhe admira.
PS: Maria José, Patrícia e Joaquin também mandam lembranças.