Curitiba, 25 de Março de 2018
Curitiba, tu foste, és e será nossa eterna mãe.
Curitiba recebeu-me no início dos anos 80. Vim em busca de formação profissional, vindo da Região Missioneira do Rio Grande do Sul. Encontrei uma cidade acolhedora, ruas limpas com grande distribuição de lixeiras, principalmente uma beleza encantadora como Teatro Guaíra, a UFPR com sua apresentação arquitetônica que nos fazia viajar no tempo e no pensamento, para cidades europeias.
Curitiba com suas muitas opções culturais, Bairro Gastronômico Santa Felicidade, o Relógio das Flores, ruas floridas principalmente o calçadão da Rua XV de Novembro, desenhos nas calçadas com o símbolo dos pinheiros aos nossos pés, posteriormente o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, a Rua 24 horas, bibliotecas nas praças – “Farol do Saber”.
Curitiba oportunizou-me trabalho pré-universitário seguido com a formação acadêmica na Universidade que tanto admirava. Eu pensava como poderia um dia retribuir sua acolhida? Mas iniciou-se de uma maneira muito humilde combatendo os que sujavam as calçadas com os resíduos de seus vícios fumo e álcool (Álcool usado como alimento não fará mal, mas se usarmos como droga poderá desencadear câncer de Boca) com campanhas de prevenção mostrando que o fumo e o álcool são peças- chave do quebra-cabeça para o desencadeamento do câncer bucal.
Em 1989 fiz o primeiro projeto e hoje estamos no trigésimo ano, com 58 projetos de prevenção de câncer bucal realizados somente na cidade de Curitiba.
Nosso Hospital Erasto Gaertner era pequeno, hoje é uma das principais referencias do Sul do Brasil no tratamento do câncer sempre em busca de novas técnicas, como o Robô para realização cirúrgica. Formamos hoje novos profissionais especializados na área de Cancerologia através do apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
Mas nossa cidade cresceu e possui uma rede de mais de 110 unidades de Saúde de atendimento primário onde em 1999 tivemos a oportunidade de criar junto com a Secretaria de Saúde o primeiro centro de atendimento de pacientes com lesões de boca na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, publicado a nível de Brasil o qual rendeu o Prêmio Internacional durante apresentação no Congresso – São Francisco – Califórnia-EUA, publicação do seu resultado em revista cientifica.
Temos também o engajamento na prevenção de câncer bucal no projeto “Justiça no Bairro” juntamente com Desembargadora Dra. Joeci Camargo. Iniciado em 2008 persiste até hoje.
Que bom poder contribuir com a Saúde Brasileira!
Acredito que estou tentando devolver um pouquinho que tu, Curitiba, merece. Sei que foste responsável por oportunizar e possibilitar-me a criar uma família curitibana, com hábitos reservados e conservadores, e muito dedicada à sociedade.
Curitiba me despertou o gosto pelo atletismo amador influenciado pelos parques com suas grandes pistas de corrida, associadas às ímpares ciclovias. Todo dia busco mais forças para poder contribuir no crescimento da nossa cidade e respeitando, hábitos de famílias curitibanas, que hoje sentimos que muitas outras sociedades organizadas gostariam de adotar.
Conservadora mas ao mesmo tempo sempre na vanguarda da evolução cientifica-cultural. Não esquecendo a preocupação com o meio ambiente e com a reciclagem do lixo, com a Saúde da Mulher, do idoso, da criança, enfim uma preocupação com toda sociedade. Não poderíamos deixar no esquecimento do nosso aniversário de trinta anos de prevenção de câncer bucal em Curitiba que é parte de sua história e do Paraná, principalmente quando temos encontrado resultados estatísticos que mostram estimativa para 2018 (INCA) com uma redução no número de novos casos. Com certeza é um presente em boa hora que veio para nossa cidade, resultado de um longo trabalho do Hospital Erasto Gaertner juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Apenas estou discorrendo sobre minha área, mas a redução nas outras áreas também está presente decorrente de uma parceria saudável onde quem ganha é o povo curitibano e sua grande Curitiba.
Até o tempo trabalha conosco, pois, com as avenidas rápidas, principalmente com a linha verde, ficamos menos tempo presos ao transito e mais no Hospital Erasto Gaertner atendendo pacientes Oncológicos.
Nossa Curitiba tem muita história para contar como: Festival de Teatro, Cinemateca, polo cultural, com seus artistas muito conhecidos pelo seu espirito critico, a visíta aos museus, a feira de artesanatos e telas de pinturas, aos domingos no Largo da Ordem onde artistas e feirantes apresentam seus produtos, aos domingos as famílias tradicionais lotam as Igrejas. O Memorial de Curitiba onde artistas fazem suas apresentações, sem falar do tradicional Passeio Público que foi e sempre será um local de visita principalmente aos finais de semana, a “Boca-Maldita” ponto de encontro dos sonhadores de uma Curitiba melhor.
Curitiba, tu foste, és e será nossa eterna mãe e tens uma linda história a nos passar!
Autor:
Dr. Laurindo Moacir Sassi-PHD. Chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner-HEG. Coordenador da Residência de Cirurgia e T. Buco-Maxilo-Facial-HEG. Autor: Laurindo Moacir Sassi. 25 anos de prevenção de câncer bucal no Paraná: Hospital Erasto Gaertner (1989 a 2013). 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2013. V.1. 200p. Laurindo Moacir Sassi; Onivaldo Cervantes. Manual Prático para Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa e Teses. 1ª. Ed