Carregando...

“ Curitiba minha luz dos pinhais ” declara Maria Luiza Moleri Kozicki

Postado em

Foto de Maria Luiza Moleri Kozicki para Iza Zilli

 

Curitiba, 15 de Julho de 2018

 

Curitiba minha luz dos pinhais

Sou apaixonada por esta cidade que é a minha Luz, minha admiração, meu êxtase, meu enlevo. Ah… como eu amo Curitiba dos alfeneiros, das quaresmeiras, dos pinheiros, dos manacás, das palmeiras, das paineiras, dos ipês que diariamente me acolhem na sua plenitude, como que de braços acolhedores e aconchegantes como se fossem me dar bom dia todos os dias. Curitiba é minha inspiração para a vida e vida plena.

Minha vibrante e colorida Obra-de-Arte é fortalecida e encorpada pelas inspirações emanadas desta linda cidade. Para mim, o Centro Histórico de Curitiba irradia mensagens comunicando seu início e sua fundação espalhando ares do antigo, perpassando para o moderno, atravessando com galhardia a época do pós moderno, atingindo o contemporâneo.

Tudo é belo, admirável, memorável, inspirador, sedutor,  impulsionador dos nossos ânimos, convidando-nos a viver essa cidade tão admirada, visitada, reconhecida, acolhedora e orgulho dos seus habitantes. Os Parques da minha Curitiba constituem causa de admiração a todos os visitantes e turistas, que por aqui aportam e visitam. Como não se apaixonar por Curitiba! Ela é meiga e bucólica. Sua arborização em cada rua  nos remete diariamente à renovação, perpetuada, mantida e apoiada pela cultura dos seus munícipes, que escolheram o verde como sua principal coloração.

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, o Teatro Guaíra, o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, dentre outros tantos existentes na Capital dos Paranaenses, realça ainda mais sua beleza entre seus principais símbolos representativos. Curitiba me enche de vida todos os dias pela pureza da sua atmosfera, pelo ar processado e destilado das plantas, que permeia nossos pulmões alimentando-os com ar purificado e garantindo uma qualidade de vida aos seus habitantes.

Diariamente eu me reinvento, me renovo, me alento, inspirada que sou nas cores manifestas na vegetação que me cerca, nos pássaros que diariamente e já na madrugada me despertam com seus mais diferentes gorjeios. Seus belos parques, suas ciclovias, muitas delas arborizadas e no seu entorno me levam a contemplação do belo. Inspiro-me, reinterpreto-me ao transcrever as inspirações, que diariamente permanecem gravadas no âmago do meu ser. Assim, eu transformo as inspirações, os sopros da sabedoria, e as transcrevo em meu espírito, objetivando repercussão nas minhas obras-de-arte, repletas de luz, vibrantes, consistentes e puras cores.

Curitiba me preenche, carrega e recarrega de emoção em todos os momentos da minha vida. Seus dias de sol, de chuva, de garoa, de nebulosidade me orientam na busca de quotidianas inovações e descobrimento artístico, do novo, do contemporâneo, do pragmático, peculiar da minha personalidade com pensamentos sempre à frente do meu tempo. Essa busca por inovações, faz com que Curitiba me coloque na vanguarda do nosso tempo, e me projeta na procura de novos caminhos e inspirações, características do meu Ser. Semelhantemente à luz solar, mescla de várias tonalidades de cores, minhas Obras resultam das inspirações e vivências emanadas do mundo e desta bela cidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

     Autora:                                                                 

Maria  Luiza Moleri Kozicki – Artista plástica

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights