Curitiba, 01 de Julho de 2018
Curitiba, cidade que elegi para viver!
Escrever uma carta para Curitiba é colocar no papel palavras de amor.
Em 1980, vivia uma posição profissional de certo destaque em minha cidade natal, Tangará, em Santa Catarina. Com vocação para as áreas de contabilidade, finanças e administração, atendia muitas empresas no município.
Tinha prestígio e muita afeição das pessoas que me cercavam, mas sentia que meu crescimento pessoal e profissional devia seguir outro caminho… rumo ao Paraná.
Meus pais, humildes imigrantes italianos, me transmitiram princípios e bons ensinamentos, que perduram e norteiam minha vida. Nos momentos de tomada de decisão, ouço meu coração, mas, nunca deixo de refletir sobre o que com eles aprendi.
Para sacramentar minha feliz escolha de mudança para Curitiba, procurei amparo na sabedoria da minha mãe Aurora, que disse: Vá, minha filha! Vá atrás da sua vida. E assim parti… deixando a família, os amigos, a estação de trem, o Rio Bonito, com suas águas cristalinas e segui em frente, para além da linha do horizonte: eu, minha bagagem, meus sonhos e muita coragem.
Queria viver e sentir uma cidade com mais oportunidades e desafios, que pudesse acolher a mim e meus projetos de vida.
Uma cidade que não fosse grande apenas no tamanho, mas grande (e ainda maior!) na capacidade de abrigar planos e realizar sonhos, entendendo e incentivando minhas aspirações e as traduzindo em oportunidades.
Esta cidade já estava escolhida em meu coração: Curitiba, jardim de luz, cheio de rosa, coração do Paraná.
Curitiba, você me surpreendeu! Em 1987, na encantadora Igreja do Rosário, casei-me com Alfredo Nelson da Silva Baki, iniciando minha nova família. Foi lá no Largo da Ordem onde também batizei minhas duas filhas, Amália e Marina, pessoas que me ensinam todos os dias a ser uma pessoa melhor e foram um novo capítulo da minha história.
Em 2002, com muita honra, fui oficialmente acolhida pela cidade que tão bem me recebeu anos atrás: tornei-me curitibana, recebendo o título de Cidadã Honorária de Curitiba, e a paixão se transformou em amor; amor que só cresceu e me tornou uma pessoa mais feliz.
Estabeleci minha empresa, MITTE Contabilidade e Consultoria, na primeira galeria comercial de Curitiba, a Galeria Lustosa, no núcleo da cidade.
É um privilégio trabalhar e andar todos os dias em plena Rua XV de Novembro, que continua florida, recebendo turistas, trabalhadores, cidadãos… E protestos, manifestações, eventos… É o grande ponto de encontro da cidade. Uma mistura de etnias, crenças, hábitos e costumes, mesclados harmoniosamente, formando o verdadeiro palco do povo.
Curitiba, hoje vestida com mais tecnologia, desenvolvimento, inovação e urbanismo, nunca esqueceu sua simplicidade, suas raízes, e o verde que ornamenta suas ruas e avenidas. Sua essência é a mesma.
Seu futuro permanece brilhante. A crise não enfraquece a luz desta cidade: sua capacidade e força reflete a natureza profundamente social do seu povo.
Curitiba, não resista ao progresso, mas respeite sua história; se desenvolva e evolua constantemente, mas não perca sua identidade e sua cultura. Desejo que seus filhos sejam zelosos de suas obrigações.
Curitiba, cidade que elegi para viver (sem esquecer minha Tangará)!
Curitiba – estou para você!
Autora:
Nilva Pasetto–Contadora, especialista em finanças, bacharel em direito, empresária do ramo de serviços contábeis e consultoria e conselheira de empresas, com ampla experiência em gestão de negócios.