Carregando...

“ À Curitiba ” escreve Cristiane Lissoni

Postado em

 

Curitiba, 18 de Maio de 2018

 

À Curitiba 

A nossa cidade, capital do estado, ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, como uma das melhores cidades do Brasil, abrigando quase 2 milhões de habitantes.

Fundada em 1693, recebeu imigrantes de quase toda a Europa, o que favoreceu uma miscigenação de conhecimento e cultura, e possibilitou um desenvolvimento de muita qualidade.

Cidade respeitada e conhecida até fora do país pelo alto nível de urbanização e por ser uma cidade verde, Curitiba é conhecida como “Cidade Ecológica”, sendo avaliada com o maior índice de desenvolvimento sustentável do Brasil, segundo parâmetros estabelecidos pela ONU. Que o digam seus parques, locais de puro lazer que recheiam as memórias dos seus habitantes, com destaque para o Parque Barigui, o mais famoso, mas também, para o Parque São Lourenço, detentor da mais antiga pista de rolimã da cidade e do Centro de Criatividade de Curitiba, local donde inúmeras crianças guardam recordações de como puderam dar asas à sua imaginação. 

Especial atenção foi dada ao ensino, com ênfase à Universidade Federal do Paraná – UFPR, a mais antiga universidade do Brasil, fundada em 19.12.1912 e à Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR, primeira universidade tecnológica do país. Além disso, Curitiba é hoje referência no assunto, possuindo o melhor ensino público do país, segundo dados do Ideb. Destaque para o Colégio Estadual do Paraná e o Instituto de Educação do Paraná, referências históricas na educação curitibana.

Privilegiada com uma localização estratégica, Curitiba é passagem obrigatória entre o Sul do Brasil e São Paulo, bem como entre o interior do Estado e o Porto de Paranaguá.

Referência também quando o assunto é Cultura, Curitiba é destaque no cenário artístico, oferecendo uma miríade de teatros, museus, espaços para shows, entre outros, com destaque para o Teatro Guaíra e a Ópera de Arame, locais ímpares no quesito beleza e originalidade e para o Museu do Olho, recordação eterna de Oscar Niemeyer.

E, para além disso, não se olvide da nossa inigualável Rua XV, com seus artistas de rua, com seu Bondinho e, ainda persistente, com as pinturas a dedo para as crianças aos sábados, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. A Boca Maldita, como também é conhecida, ainda fervilha com discussões sobre política e economia, entre um café e outro.

Enfim, falar de Curitiba demandaria um livro. Cidade preciosa, que gera orgulho em sua gente por tudo que ela representa: qualidade urbana, cultura, educação e desenvolvimento econômico-social.
Sua população, que se iniciou com pouco mais de 180.000 habitantes em 1950, hoje fervilha com quase 2.000.000 de pessoas, entre curitibanos natos e aqueles que escolheram nossa cidade para viver e morar, por nela encontrar as cores, os amores, os odores e os sabores que encantam e a tornam inesquecível.

Por isso e por muito mais que aqui não me foi possível relatar, recomendo: 
Viva, more e saboreie a nossa amada cidade!

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights