Nossa empresa foi criada no dia 18 de fevereiro de 1988, com o nome BBZ Comércio e Produtos Óticos Eletrônicos Ltda. Após anos, fizemos uma prospecção com o nome Óticas Verben, que até hoje prospera.
Objetivamos ser distribuidores de lentes intraoculares e insumos para Oftalmologia.
Atuando neste segmento durante alguns anos, criamos o primeiro Centro Cirúrgico experimental, com montagem de uma manequim e utilização de olho de porco, apelidada pelos médicos que lá frequentavam de “Chichulina”, para que residentes pudessem aprimorar seus conhecimentos em Oftalmologia na área de Cirurgia de Catarata com acompanhamento de seus professores da época, que puderam focar seus conhecimentos e trabalhos publicados, os quais engrandeceram a área oftalmológica.
Toda a nossa trajetória começou com a UFPR, Hospital de Olhos do Paraná, Santa Casa de Curitiba, Hospital Evangélico de Curitiba, UEL de Londrina, Hospital Geral de Florianópolis e Banco de Olhos de POA, e que depois criaram-se a partir desses ilustres mandatários dessas instituições, varias residências médicas para o favorecimento de pessoas de baixa renda
Nossa gratidão a quatro entidades não governamentais: Hospital de Olhos do Paraná nas pessoas do Prof. Dr. Carlos e Sally Moreira , da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba na pessoa do Prof. Dr. Paulo Grupenmacher, Hospital Evangélico de Curitiba, através do Prof. Dr Carlos Moreira e Banco de Olhos de Porto Alegre na pessoa do Dr. João Borges Costa Filho e Dr. Costa Gama, e muitos médicos das equipes que abriram um leque para atender as pessoas de baixa renda.
Com o passar dos anos, vários oftalmologistas nos incentivaram a criar um comércio de ótica, visto que, como eu e meu irmão e sócio Bohdan, hoje continuando como Óticas BBZ em Florianópolis, frequentávamos o Centro de Cirurgia no Paraná e de Santa Catarina e participávamos de todos os congressos no Brasil e afora. Nos voltarmos, além no aviamento de receitas normais, a itens que até então não existiam relacionados a baixa visão. Pessoas que detém 30% ou menos visão, “Cegueira Legal”.
Fomos precursores na Importação de Equipamentos de leitura da Telesensory Systems, empresa americana na época líder mundial no segmento.
Para conhecermos melhor a ótica de varejo e laboratório onde as lentes de cristal eram a excelência, nos associamos a Ótica Interpol, a qual agradecemos ao Gerson Scorsin e Guenther que nos deram um grande conhecimento na área. As tecnologias foram avançando e cada um seguiu o seu caminho.
Foi através de ações públicas da Secretaria de Saúde Municipal e do Banco de Olhos do Paraná, que implantamos os óculos para a população de baixa renda. Entregamos ao longo dos anos, milhares de óculos a esta população, com a livre escolha de vários modelos de armações, sempre primando pela qualidade da visão. Nossa empresa participou de vários projetos federais, estaduais e municipais “Projeto Veja Bem Brasil” e outros da UFPR, comandados pelo Dr. Carlos Moreira Junior. A população atendida recebeu óculos gratuitamente nestes projetos.
Boldan Baranovsky e Luiz Carlos Baranowsky
Ainda no âmbito social da empresa, a Óticas Verben engajou-se no programa de doação de óculos para as pessoas necessitadas junto ao Rotary Club, o qual rendemos a nossa homenagem ao Dr. Carlos Augusto Monclaro (in memoriam), líder dessas incursões no interior do estado, Antonina, Morretes etc. Homenagem que estendo a todos os profissionais oftalmologistas, que na época acompanhavam, e ao Lions Club com doações de lentes oftálmicas para o programa “Primeira Visão”. E por último, antes da pandemia, com a doação de seus serviços oftálmicos Dr. Paulo Renato Calliari, que fazia suas consultas em entidades escolares quando solicitadas, para crianças iniciantes até o quarto ano, e a Óticas Verben entregava gratuitamente os óculos por eles aviados nos últimos quatro anos antes da pandemia. Foram mais de quatro mil óculos para Guaraqueçaba, Ilha do Almeida, Colombo e Morretes.
Entrando na área tecnológica, a Óticas Verben nunca deixou de investir em qualidade da visão com equipamentos adequados e parceria com excelentes laboratórios. Essilor, Hoya, Zeiss, Rodenstock, bem como as melhores grifes de armações a nível mundial.
Mas de nada valeria tal investimento, se nós, da Óticas Verben, hoje representada por meus sócios, Raphael e Carlos Eduardo Baranowskyj, não tivéssemos ao longo dos anos, a primazia de investir em conhecimento dos nossos funcionários que são a mola propulsora para que a tecnologia funcione. Comprometidos e competentes para realizar a verdadeira óptica aos quais temos gratidão e respeito.
Portanto hoje, a Óticas Verben junto com seus consultores de “front”, oferece empatia e alto conhecimento técnico e tecnológico sobre qualquer tipo de lentes oftálmicas, inclusive de baixa visão.
Sobre a baixa visão temos que pontuar que, em 2007, o então reitor da UFPR Dr. Carlos Moreira Junior, conhecedor profundo da área oftalmológica, levou ao Ministro da Educação o nosso invento patenteado “Lupa Eletrônica” que facilitaria a inclusão de todas as deficiências nas escolas públicas. Não somente livros ampliados, e sim, de toda uma biblioteca com milhares de títulos existentes com conexão via USB no computador, e com a genialidade de nosso sócio Raphael Baranowsky e com a gratidão a duas grandes oftalmologistas ligadas a área da baixa visão: Dra. Ana Tereza Moreira e Maria Augusta Tamioso, que nos incentivaram e nos deram um Feed Back sobre o produto. Fizemos com que mais de trinta e cinco mil escolas do Brasil, do Arroio ao Chuí, pudessem oferecer essa tecnologia a alunos de pouca visão que até hoje a utilizam.
Também desenvolvemos em seguida, um programa para que cegos totais pudessem escanear livros, programa esse que pode ser utilizado em várias profissões, e lido através de MP3 com utilidade infinita.
Por sempre investir em tecnologia para visão, hoje somos altamente qualificados inclusive em aviar receitas, pois sempre contamos com a admiração de profissionais da área. Primamos pela qualidade e excelência da visão de nossos clientes.
Com isso mantemos duas lojas para bem servir nossos clientes,
OTICAS VERBEN – Alameda Carlos de Carvalho, 1172, esquina com a Praça Espanha, com estacionamento, e
OTICAS VERBEN na Winston Churchil, 2022 em frente a Rua da Cidadania-Pinheirinho