Carregando...
Silvia Maria de Paula Lenz Cesar

Silvia Maria de Paula Lenz Cesar: Sou apaixonada pela nossa “Cidade Sorriso”!

Postado em

Nasci em Curitiba, uma das cidades mais europeias do Brasil, seu clima ameno e agradável me encanta. Aqui está toda minha história, minha família e amigos a quem sou muito ligada e faço questão de manter contato estreito. Na Rua Vicente Machado, entre o bairro do Batel e Centro, nossa casa era o ponto de encontro de amigos devido ao incentivo que meus pais davam para que as reuniões ali acontecessem.

Morava perto do Colégio, distante apenas uma quadra de minha segunda casa: o primário era o Colégio Paroquial São Francisco de Paula e o segundo grau Nossa Senhora de Sion capitaneado pela saudosa Souer Cristina aonde mais tarde fui também professora, antes de iniciar minhas atividades na empresa da Família. Fui muito privilegiada com o lar amoroso onde nasci, fruto de uma união de Rachel de Paula Cesar filha de imigrantes que herdou o tino empresarial de meu avô Francisco de Paula Sobrinho e a fidalguia de minha avó Joanita Navarrine de Paula.

Ele foi o fundador do Grupo Lancaster. Meu Pai Henrique Chesneau Lenz Cesar Catedrático de Direito Internacional Privado na Universidade Federal do Paraná, advogado, membro do ministério Público do Paraná, ingressou na magistratura pelo quinto constitucional , vindo a ser Desembargador,  Corregedor Geral da Justiça do Paraná  e mais tarde Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná , quando por força  circunstanciais foi Governador Interino do Estado por duas vezes.

Fundou a Academia de Letras Jurídicas do Paraná, Governador do Rotary do Distrito 473 e um dos fundadores da Câmara de Mediação Arbitragem do Paraná em Parceria com a Associação Comercial do Paraná – era um homem a frente do seu tempo, filho dos  professores Maria Chesneau Lenz Cesar e do  reverendo Luiz Lenz de Araújo Cesar, proprietários do Colégio Belmiro Cesar na Comendador Araújo e Vicente Machado, família que sempre estimulou a cultura e arte com muito estudo, ensino e trabalho. Deles herdei a paixão pelo estudo e pelo magistério, tanto assim que cursei três faculdades: Letras, Turismo e Direito, fiz doutorado em Direito Internacional em Buenos Aires.

 

                                                                                                       Silvia Maria de Paula Lenz Cesar

Como meus pais, fui professora antes de iniciar no mundo empresarial, quando fui trabalhar no grupo da Família – Lancaster Participações e Empreendimentos, trabalhei no Hotel Savoy, Hotel Lancaster e por onze anos conduzi o escritório de representação da Alitalia Linhas Aéreas Italianas para o Paraná e Santa Catarina. Com o advento da internet optei por me dedicar a concursos, fui aprovada, escolhendo o Cartório Distribuidor, Avaliador, Contador, Partidor e Depositário Público da Comarca de Matinhos onde sou a responsável até os dias de hoje.

Minha ida para a Comarca de Matinhos me fez renunciar a uma vida muito cômoda e confortável que tinha em nossa querida Curitiba, porém cresci muito como ser humano; conheci o outro lado daquela cidade que era nosso refúgio nas férias, (desde pequena veraneávamos em Caiobá). Senti de perto a carência e a sede de justiça de nossa sociedade, tentando sempre fazer tudo o que está ao meu alcance para saciar essa necessidade, me envolvendo em algumas atividades filantrópicas e como membro do Rotary Club de Matinhos onde fui a Presidente no biênio 2014/2015. Um dos projetos que levei para o clube de Matinhos e tem sido dado continuidade pelos atuais parceiros, é o projeto das cadeiras anfíbias, que permite que os portadores de necessidades especiais possam usufruir da praia e do mar.  

Em uma união estável com Marcos Domakoski, empresário do ramo de papéis e atualmente Presidente da Fundação Copel e do Movimento Pro Paraná, moramos na rua mais fotografada de Curitiba na época do Outono, um verdadeiro colírio para nossos olhos, Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, que com suas árvores liquidambares, de origem da américa do Norte, formam um corredor para os ônibus, suas folhas verdes alteram de coloração até ficarem vermelhas e virem a cair para esperar o inverno curitibano. Sou apaixonada pela nossa Cidade Sorriso, que teve uma sequência de excelentes administradores que souberam dar continuidade às belas ideias e obras de seus antecessores.  

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights