Carregando...
Túlio Vargas

Semeador de nossa Cultura: Odilon Túlio Vargas

Postado em

Nossa história começa com Odilon Túlio Vargas. Personalidade que marcou época pelos seus feitos políticos, e pela sua sensível veia literária.

Túlio Vargas era filho do deputado Rivadavia Barbosa Vargas (1900-1972) e de Dalila Rolim Vargas. Descendente também do político e senhor do Vale do Tibagi, maragato Coronel Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba, o qual era bisavô materno de Túlio. 

Iniciou sua carreira no interior do Estado de São Paulo, em Itararé realizando um sonho: ser locutor de rádio. Sonho este que tomou impulso em Itapeva na década de 40 onde prestou serviços como locutor esportivo, desenvolvendo relevante história na radiofonia.

 Vindo para Curitiba, no ano de 1947, assumiu a chefia de esportes da Rádio Clube Paranaense. Entre 1947 e 1954 atuou como jornalista da Fundação Cásper Líbero

Abandonou a careira em 1954, quando graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tendo ocupado cargos diretivos no Centro Acadêmico Hugo Simas.

Nova fase em sua vida começou com brilhantismo.

Elegeu-se Deputado Estadual em 1962 pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Assumiu o mandato, tornando-se líder da bancada de seu partido na Assembleia Legislativa do Paraná. 

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 de 1965, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Reelegeu-se Deputado Estadual em novembro de 1966 e tornou-se líder do governo de Paulo Pimentel (1966-1971). Em novembro de 1970, elegeu-se pelo Arena, Deputado Federal pelo Paraná. Assumiu o mandato na Câmara dos Deputados em fevereiro de 1971. Foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi reeleito em novembro de 1974. Licenciou-se em março de 1975, por ter sido nomeado Secretário de Estado de Justiça, no governo Jaime Canet Júnior (1975/1979), e posteriormente nos governos de Ney Braga e Hosken de Novais. Em 1978, ainda pelo Arena, foi o candidato do Paraná mais votado na eleição para o Senado Federal. Votação surpreendente vencida pela soma dos votos recebidos das sublegendas da oposição.

 

TULIO VARGAS E O GOVERNADOR NEI BRAGA

                                                                                 Odilon Túlio Vargas e o então Governador Ney Braga

 

Foi presidente do Banco Regional do Extremo Sul por consenso dos governadores dos três estados. Na sequência foi nomeado Procurador-geral do Estado junto ao Tribunal de Contas do Paraná, cargo no qual se aposentou.

Sua veia literária o acompanhou por toda a sua vida. Túlio Vargas sempre viveu a história e especializou-se na área biográfica. Publicou 26 livros entre os quais: O Indomável Republicano. A Última Viagem do Barão do Cerro Azul, transformado em filme. O Preço da Paz. Discursos Parlamentares, Tempo de Secretaria (2 volumes), Senhor Senador, Senhor Ministro. O Conselheiro Zacarias, Porta Retrato (4 volumes) e História Biográfica da República no Paraná, este, em parceria com David Carneiro. No jornal Gazeta do Povo escreveu 500 crônicas “Porta Retrato”.

Pertenceu a várias instituições culturais do país inclusive ao Instituto dos Advogados do Paraná. Orador do Centro de Letras do Paraná e Governador do Lions Club Distrito L6. Foi presidente da Academia Paranaense de Letras tendo fundado diversas Academias no Interior do Estado do Paraná. Com o seu falecimento foram dedicadas a eles várias homenagens, atos cívicos em todo o Brasil. Vários espaços culturais e bibliotecas eternizam o seu nome.

O radialista, jornalista, advogado, político e escritor Túlio Vargas foi casado com Lylian BettyTamplin.

Túlio Vargas apaixonou-se à primeira vista. Convicto e decidido, com poucos meses de namoro, pedia a mão de Lylian que o acompanhou até o fim o apoiando em todos os momentos, além de forte atuação em vários segmentos. A curitibana com experiência empresarial em diversas áreas, abriu o primeiro Conservatório de Música de Maringá. Em Curitiba acompanhando o marido que advogava e ingressava na política, entrou no comércio de roupas. Foram residir em Brasília, lá abriu uma empresa de Gastronomia. De volta a Curitiba entrou para o ramo publicitário na área de produção eletrônica onde ficou por mais de vinte anos. Como diretora observou de perto o progresso da comunicação eletrônica apresentado a nível nacional pela empresa paranaense.

 

odilon e lilian

                                                                                        Odilon Túlio Vargas e Lylian Vargas

 

Dinâmica e sempre em busca de novos conhecimentos, formou-se em Economia com 2 cursos de pós-graduação em Marketing. Com empresários curitibanos em 1992, participou do intercâmbio Brasil-Peru na área do mercado têxtil ao discorrer em Lima sobre o tema “A Moda e o Marketing Publicitário”. No ano seguinte em Punta de Leste-Uruguai o mesmo ocorreu, proporcionando excelentes resultados para as relações comerciais entre os dois países.

Lylian foi a primeira presidente da Associação dos Amigos dos Museus Paranaenses, de Arte Contemporânea e de Som e Imagem. Em 1997 assumiu como gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza onde criou inovações no setor Fashion. O Crystal Fashion e o Gold Fashion reconhecidos internacionalmente em suas 23 edições. No Shopping Palladium, foi coordenadora de eventos, ballet e grupos folclóricos, de acordos culturais em literatura, artes plásticas, artesanato, dança e música. Foi presidente da “BPW Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba”, por 2 anos. Merecidamente foi eleita “Empresária do Ano” por três anos consecutivos e homenageada várias vezes.

 

                                                               Lylian com os filhos Liliana e Marco Túlio e o genro Nilson Batista Ribas

 

Lylian e Túlio viveram juntos em muita harmonia por 48 anos. Compartilharam Amor Paz e Compreensão.

Ele a prestigiou e compreendeu todos os seus compromissos de trabalho.

Ele deixa imenso legado para as futuras gerações.  Túlio Vargas e Lylian tiveram 2 filhos. Liliana, casada com Nilson Batista Ribas, pais de Juliana Ribas Portal, Nilson Ribas Neto e Augusto Henrique Vargas Ribas, e avós de Lorenzo Ribas Portal e Luca Ribas Portal. E o filho Marco Tulio Vargas, pai de Sabrina Hauer Vargas e Túlio Vargas Neto.

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights