Carregando...

Ribeiro: da nossa família para a sua família

Postado em

Sr. Lício Ribeiro

 

O ano era 1974 e a vida era muito diferente dos dias de hoje, longe da tecnologia e facilidades como smartphones e redes sociais. O presidente do país era o General Ernesto Geisel, o piloto Emerson Fittipaldi conquistava o segundo campeonato da Fórmula 1 e o Brasil chorava os quase 200 mortos deixados pelo incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo. 

No mundo, Elvis Presley ainda agitava as vitrolas e os quadris por onde passava, e lançava o álbum Elvis Recorded Live on Stage in Memphis – seu último ao vivo antes de falecer, em 1977.

Por aqui, Curitiba já dava sinais de sua vocação inovadora – tinha há apenas dois anos criado o primeiro calçadão do país, na charmosa Rua XV, e avançada na construção da Cidade Industrial de Curitiba – fortalecendo a industrialização na cidade.

Neste ano, Lício e Rita formalizavam a Ribeiro Automação, nascida pelo esforço dele como representante de marcas de materiais elétricos e dela de dividir as funções da maternidade com a de secretária e de administradora, tudo ao mesmo tempo.

Era dentro desse contexto que nasceram as filha Kendra, Liciany e Kelly e já cresciam aprendendo a importância do trabalho em família. “Quando você mora na empresa, é natural você viver o dia a dia dela. O tempo era outro e nós já fazíamos pequenas tarefas”, diz Liciany. “Quando eu chegava da escola já participava da empresa, ajudava atendendo ao telefone. Lembro-me de, aos 12 anos, pegar ônibus e ir pagar duplicatas na Rua XV”, conta.

 

Dona Rita Ribeiro

 

A empresa foi crescendo e as filhas do casal também. Naturalmente, foram aliando seus talentos às necessidades do negócio. Em 2002 foi possível separar a casa da empresa. A filha mais velha, Kendra, passou a ser administradora da Ribeiro Automação e mais tarde, Kelly, assumiu o departamento de Recursos Humanos.

Liciany, buscando novos rumos, fez graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no Brasil e teve passagem pela Universitá Degli Studi di Ferrara – Facoltá di Architetura, na Itália. Em seguida, abriu escritório de arquitetura e o manteve por 12 anos.

Mas, a pedido de sua mãe, voltou para auxiliar na área comercial e acabou por trazer uma inovação para a Ribeiro. “Mesmo na área de Arquitetura eu mantinha afazeres da empresa, contudo, em 2012 voltei para trazer uma nova visão do mercado. Primeiro, tentei trazer o LED, mas por ser um produto novo, havia muita resistência”, lembra.

Além dessa barreira, Liciany precisou ainda vencer os preconceitos por ser mulher. “Por mais que eu entendesse do conteúdo, por eu ser mulher, eu precisava me impor tecnicamente. Cansei de participar de reuniões com senhores e era difícil uma mulher jovem falar de um segmento ainda novo”, relata.

 

Liciany Ribeiro, arquiteta e CEO da Ribeiro Solar, braço de energia solar da empresa

 

A experiência a deixou-a tecnicamente mais forte e a fez perceber um novo caminho para os negócios. “Me dei conta que era um foco natural para nós a eficiência energética. Aí, me deparei que só tinha distribuidor de energia fotovoltaica em São Paulo, então vimos essa oportunidade e focamos na área.”

Hoje, passados sete anos da criação desse segmento, o braço solar da Ribeiro toma corpo e ganha mais espaço. “Temos muita solidez e posição estratégica. Hoje, a energia solar conta com 1% do mercado paranaense, o Brasil tem ainda energia a carvão – a mais poluente, então, temos muito a crescer e isso é importante para nós e para o país”, ressalta.

Dupla comemoração

Uma das novidades do início de 2022 foi a inauguração do novo centro de distribuição da Ribeiro Solar, que ampliou a sua cadeia de produção e logística de armazenamento e distribuição. De 800 metros quadrados, o espaço conta agora com 2.500 metros quadrados e  docas para caminhões. “Foi um avanço e tanto. Agora temos armazenamento adequado para carga e a logística para poder se deslocar e fazer novas aquisições, ainda mais estando em um eixo logístico”, comemora.

Liciany salienta que 2022 não é especial apenas pelo centro de distribuição mas, pelos 70 anos que seu pai completa neste ano. “É uma história de muito esforço e muita luta, ele fez seu papel bem feito e  continua sendo exemplo. Mantemos as suas premissas na empresa para continuar crescendo com credibilidade. Podemos não ser a maior, mas fazemos com muito amor e carinho”, destaca, homenageando o esforço de seu pai e também de sua mãe.

“A solar veio do berço de um casal que passou muitos anos trabalhando das 8 horas às 18 horas, e se necessário, no fim de semana, mas sempre acreditando no sonho, se dedicando ao máximo. Lembro-me da minha mãe fazendo o possível para ajudar um cliente, mesmo que tivesse que dizer não, ao menos tentaria fazer o seu melhor”, comenta.

“Os valores, os princípios tiro como bagagem para escrever uma segunda história. Temos orgulho de ter funcionários com mais de dez, vinte anos de casa, assim como me orgulho de termos uma marca valorizada e aliada à técnica, pontualidade, retidão e comprometimento. Fazer tudo certo gera credibilidade que faz o cliente confiar em nosso time, faz o mercado reconhecer um trabalho bem feito e assim seguimos a nossa história honrando quem veio antes de nós.”

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights