Marzia Lorenzetti, filha de Giuseppina e de Marcello Lorenzetti, já nasceu em berço de comerciantes voltados a área gastronômica.Hoje comanda o Restaurante Duetto, dentro do Clube Curitibano, e está a frente do Restaurante do Golfe no Graciosa Country Club, da Pizzaria Carolla, e do Buffet Marzia Lorenzetti que oferece serviço de catering para eventos.
Mas no início de sua trajetória, nos anos 80, teve como exemplo, seu pai, imigrante visionário, que iniciou suas atividades em Curitiba trazendo a primeira churrascaria com sistema de rodízio para a cidade, e na sequência abriu o Pinheirão Colônia, extinto restaurante em Santa Felicidade. Foi lá que Marzia o via trabalhando com prazer, e compartilhava desta alegria. Quando ele faleceu, ela tinha 19 anos e, ao lado de seu irmão, Massimo Lorenzetti, começou a tomar a frente deste restaurante.
Lá também faziam casamentos e foi onde se familiarizou com buffets.
Depois, os Lorenzetti abriram outros restaurantes, como o Peixe Frito, Restaurante Siciliano, Porta Romana, Alameda Grill, Babilônia, Comendador Grill, Pizzaria Carolla (hoje com 5 unidades), e outros inclusive dentro de hotéis em Curitiba. “Foi no ano 2000 que comecei a fazer eventos externos, quando nasceu
o Buffet Marzia Lorenzetti e hoje difícil seria calcular quantos buffets já servimos”.
Fazendo um cálculo aproximado, facilmente passam de mil os eventos realizados durante seus anos como uma das banqueteiras mais prestigiadas e disputadas de Curitiba. Atribui seu sucesso a um segredo: organiza seus cardápios e serve em seus restaurantes a “comida do coração”, aquela que nos remete à infância, à construção do nosso paladar, com aromas e sabores únicos, pois foi assim que se apaixonou pela culinária.
Sua família é de Lucca, uma cidade linda na Toscana, lugar onde Marzia vai desde pequena. Lá, via a sua avó entre as panelas; “Ela era a melhor de todas as cozinheiras do bairro. Sempre fez as melhores tortas e massas e por isso era comum ter gente em casa aprendendo com ela; foi assim que eu aprendi a viver e amar a culinária.”
Na Itália é comum até hoje que, quando as mães saem para trabalhar, deixem seus filhos com as avós, e é aí que as crianças se acostumam a viver entre as panelas e
começam a entender de comida: porque todos viram a avó cozinhar.
Quando questionada sobre qual é o maior desafio na hora de montar um buffet, alega que é o da comida sair exatamente como ela pensou, o que inclui que seus cozinheiros entendam aquilo que ela quis repassar. No seu método de trabalho, a etapa seguinte é experimentar o cardápio criado para ver se está de acordo com o que pensou, e depois marca uma degustação do mesmo com a presença dos clientes; “Apesar que depois de tanto tempo trabalhando, só de olhar parece que já sinto o gosto”.
Marzia Lorenzetti
Um dos maiores desafios que enfrentou com sucesso, foi atender com seu Buffet de Catering as edições do Rally Náutico do Iate Clube de Caiobá. Este evento realizava suas edições fora de Curitiba, cada um deles durava em média oito horas, durante todo esse tempo eram servidas mesas de antepastos e sushi, finger food, buffets completos de pratos quentes e sobremesas, e o público somava 1.800 pessoas em cada edição. Como o evento acontecia em cima da balsa, Marzia, sua equipe e seus Buffets trabalharam ilhados!
Também por este motivo, o Buffet teve que levar tudo: fogões, geladeiras, freezers, pratos, talheres, copos, etc., então, diz ela “Tudo teve que ser perfeitamente planejado e executado pois não havia como sair para pegar algo esquecido”.
Outro tipo de evento desafiador que seu Buffet atende são os Congressos de Medicina, que se desenvolvem em dois, três, ou até sete dias seguidos, servindo até três mil pessoas.Quando questionada sobre o que não pode faltar nas ocasiões que atende, Marzia diz : “Comida boa “!
Marzia trabalha com prazer, então, às vezes, gasta mais do que orçou para seus clientes, para que o buffet seja farto e tenha um resultado melhor. “Isso é uma coisa que
prezo muito: a felicidade do meu cliente, mais do que o lucro.” Uma situação recorrente do seu trabalho, a qual Marzia diz não ter preço quando acontece,
é quando telefonam já no dia seguinte para elogiar o seu evento.
O que a gratifica é quando atende vários momentos da vida de seus clientes, fazendo, por exemplo, a festa de 15 anos, o casamento e o batizado dos filhos de uma mesma família, ou quando solicitam a Ceia de Natal por anos consecutivos.
Marzia descreve-se como uma mulher determinada, sempre divertida, as vezes um pouco teimosa, mas segura de si. Sempre presente, ela mesma monta os cardápios, as cartas de bebidas e escolhe as pessoas para suas equipes de atendimento. “Hoje não basta preocupar-se apenas com o visual, o cliente precisa comer com os olhos, com a boca, mas também com o coração.”
Marzia Lorenzetti
Como referência sempre seguiu os chefs italianos, que diz trazerem uma culinária tradicional com uma visão conceitual e são preocupados com a essência da “cozinha de verdade”. Marzia nos conta que antigamente os casamentos eram mais formais, com cardápios mais rígidos. Hoje em dia são mais descontraídos, itens diferentes são aceitos e permitem jantares em diferentes formatos, “porém a essência é a mesma: todos querem festas inesquecíveis e merecidos elogios. “Cabe a mim transformar esses desejos em verdadeiros banquetes.”
Marzia Lorenzetti
Marzia atende eventos em seus espaços dentro dos clubes Curitibano e Graciosa Country Club e também nos lugares que seus clientes dispõem, como chácaras, casas no litoral paranaense, salões de festas, residências. Eventos pessoais como batizados, casamentos, festas de 15 anos, aniversários, e eventos comerciais como Congressos, Feiras, lançamentos, inaugurações, com os mais variados modelos de cardápios e muito amor e maestria sempre, além das Ceias de Natal e de Réveillon no final do ano.