Carregando...
Eliane com a filha Sara e as netas Yasmin e Julia.

Eliane Negrão: Querida Curitiba, vou te contar…

Postado em

ODE A CURITIBA

ÉS A MAIS BELA,

DENTRE TODAS AS SINFONIAS…

EM TEUS SEIOS SEMPRE A EMBALAR…

FILHOS NATURAIS, FILHOS DO CORAÇÃO…

MAGNÍFICA MÃE,

TERRA AMADA,

SUAVEMENTE…

EXALAS AMOR, SABEDORIA,

MAGIA E HARMONIA!

PARA TEUS BRAÇOS ANSEIO RETORNAR,

VIVER TEU ESPLENDOR, TEU AMOR…

TERRA ETERNAMENTE ENCANTADA,

POR TI SUPLICA MINH´ALMA,

EM TI É O MEU LUGAR…

                                                                                                            08/03/2022

Querida Curitiba, vou te contar…

Minha meninice teve como cenário o Norte Pioneiro do Paraná: Mandaguaçu, onde nasci, Ribeirão do Pinhal e Ibaiti, onde integrada à natureza, esbanjei em doce aventura minhas energias, escalando árvores frondosas e frutíferas, convite às emoções. A musicalidade harmoniosa presente em meus pais me foi passada com a frequência dos LPs que também me acabaram deliciando como Vivaldi, Beethoven, Strauss, Mozart, Bach…A boa música e o saber literário vinham da base heráldica da família constituída de aristocratas italianos. O gosto pela prosa e verso me envolveu pelas histórias que minha mão Hélia Gomes Corrêa Negrão me passava com maestria didática da coleção Mundo da Criança. Da fase de estudos primários em Ibaiti, trago marcas de mestres notáveis como Maria Dolores (Lola) Martinez Dib, Eunice Chueiri, Cattai e a inesquecível pianista Altina Sampaio Monteiro, dona Tinoca.

O capítulo Curitiba, em tempo de colégios e avanços juntos com os irmãos, teve início em 1969, quando residimos na aprazível Rua da Glória 140. A segunda fase, anos 70, passamos a residir à Avenida João Gualberto, 1.582, numa Curitiba de 600 mil habitantes. Passeávamos com nossos familiares Negrão e Gomes Corrêa pela tranquila Rua das Flores e suas convidativas confeitarias Schaffer, Colombo e das Famílias, programas deliciosos.

A arte que incipientemente passei a detectar da veia artística Gomes Corrêa, começou a ganhar corpo com as aulas nos anos 70 no Centro de Criatividade de Curitiba, então chamado de Parque São Lourenço. Ali, incentivada por tia Zélia Gomes Sholz, grande tecelã, ministrando aulas de tear, fiz as primeiras aulas de pintura e artesanato, trazendo autodidatismo em desenho e pintura à óleo, período em que estudava Decoração de Interiores no segundo grau.

 

Obra premiada

                                                                               Obra premiada no Salão Internacional de Artes de Xavantes:SP

Boas lembranças dos primos Gomes Sholz, pupilos de José Maria dos Santos em teatro, convidando e participando de suas experiências teatrais, eu como plateia, em seus ensaios e apresentações. Feirinha hippie na Praça Rui Barbosa, um must aos sábados com colegas de escola após as aulas; depois a Feira do Largo da Ordem, que veio para ficar.

Primos e tios amados também da família Negrão, matinadas em seus belos cinemas, suaves saraus e grandes bailes, férias, encontros, convivência com todos, alimentaram meu ser lembranças que serão eternas.

Retorno a Ibaiti no início de 1981 foi para assumir as funções de meu pai, que já cansado, convida as filhas mais velhas para o substituírem, frente ao Tabelionato de Notas de Ibaiti.

 

Eliane Negrão

                                                                                                                          Eliane Negão

 

Fiz minhas malas e aqui aportei. Posteriormente através de concurso público empossada definitivamente frente a Serventia, comecei uma nova etapa em minha vida. Da temporada em Curitiba, que não só me enamorou, mas também muito me acrescentou em toda minha estrutura humana, fica a admiração contínua, e o legado que procuro dividir e que torna o viver mais rico, que é o passar à frente aperfeiçoamento, sempre visando o crescimento. Para Ibaiti, trouxe cursos de pintura a óleo, acrílica, arte contemporânea, teatro, poesia, fotografia, escultura com professores relevantes, como Alby Ramos, Kalu Chueiri, Paulo Stankoski, dentre outros. Fundamos a Associação Cultural, e posteriormente a Academia de Letras, Artes e Ciência de Ibaiti, das quais fui a primeira presidente.

Com assento no Centro de Letras do Paraná, integro expressivas academias do País e  internacionais, como a  Divine Academie des Lettres, Art et Culture de Paris- Membre D`Honneur, Membro da Academia de Letras e Artes de Valparaiso – Chile ; do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa; do Círculo de Escritores de España ; del Núcleo de Letras Y Artes de Buenos Aires; Cofundadora da Academia Mineira de Belas Artes, da Academia de Letras e Artes de Vitória, ES; da ALMAS – Academia de Letra, Música e Artes de Salvador; Academia de Artes de Porto Alegre. Recebi diversas premiações e Comendas. Participei do Seminário sobre Valores Humanos e sua Prática na Vida Cotidiana, ministrado por Sua Santidade Dalai Lama em Curitiba/PR; Participei do III e IV Colóquios do Grupo de Pesquisa CNPq: “Tópicos do Mundo Literário” – e do Ciclo de Palestras de Poesias do Antigo Testamento, realizado pela SBB e Faculdade Teológica Sul Americana. Lancei em Madrid, Lisboa, Santiago de Compostela, Frankfurt e Buenos Aires, meu primeiro livro de poesias, “O Beija-flor” e fui Coautora em inúmeras Antologias Poéticas e Literatura Infanto-Juvenil.

 

ESCULTURA - VIOLINISTA - RESINA  E PÓ GRAFITE

                                                                                                       ESCULTURA – VIOLINISTA – RESINA E PÓ GRAFITE

 

Premiação a exemplo da Insígnia Pablo Neruda da La Pontifícia Universidad Católica de Chile (2014); a Comenda Luiz Vaz de Camões pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa (2014); a Comenda Governador Valadares (2015); a Comenda Leonardo da Vinci, Brasil/ Itália (2015), Menção de Honneur et Reconnaissance aux Femmes de Valeur concedido pela Divine Académie des Arts, Lettres et Culture e Honneur et Reconnaissance aux Femmes de Valeur, Paris, França – (2015);  dentre outras, e, Comenda D. Pedro II concedida em Algaver, Portugal, e Júlio Verne, França (2022)

Fui elevada à categoria de Membre D´Honneur du la Divine Académie des Arts, Lettres et Culture, Paris, França – em 2016.

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights