Em Curitiba me apaixonei por minha profissão comecei e parti para o design de carros pela Universitá Degli Studi di Firenze, na Itália. Também em Firenze, trabalhei na Secretaria de Moda e participei do projeto para a criação da boneca Barbie para a edição especial em homenagem à Caterina de Medici. Estive também na produção das feiras Pit Uomo e Pit Bimbo.
De volta ao Brasil, comecei a produzir acessórios artesanalmente, fazendo peças com ladrilhos e couro. Em 2016, estudei ourivesaria com o intuito de criar algumas peças que facilitariam a execução do que já produzia, mas acabei descobrindo um caminho irresistível no processo reflexivo e exclusivo da joalheria artesanal. Minhas criações trazem como referências desde o que aprendi no curso de Design de Carros em Firenze, ícones da arquitetura como Le Corbusier, a escola Bauhaus e as peças geométricas fortes da clássica Cartier.
Renata Romanó no Atelier
Usando ouro, prata e pedras naturais, me sinto à frente de todas as etapas do processo, do desenho e execução até a venda. Meu trabalho é orgânico e autoral.
A arquitetura é uma inspiração bastante presente em minhas joias. Curitiba te agradeço por me trazer referências, inclusive nas peças que foram selecionadas para a semana de joias de Milão. O colar e anel O\N, peças in.
Minha criação é muito matemática, gosto de calcular proporções das formas na joia e da joia em relação ao corpo. Harmonia, leveza e proporção são pontos muito presentes em cada uma das minhas peças.
Agradeço também Curitiba por me acolher novamente depois de oito anos estudando na Itália e de me dar oportunidade de apresentar meu trabalho para um público culturalmente tão expressivo como os curitibanos.
Te agradeço Curitiba por ser meu ponto de partida e por tanto me inspirar…