Carregando...
Regina Moreira Rodrigues

Regina Moreira Rodrigues: Plantas e Flores para Curitiba

Postado em

O nome de Regina é sinônimo de paisagismo e jardinagem em Curitiba, além de grande referência nacional no assunto. Foi pioneira e difundiu a arte do paisagismo e jardinagem. Apaixonada pelas plantas e flores, foi à França em 1.985 fazer um curso e residência de muitos meses num dos mais famosos jardins do mundo, o Le Vasterival, da princesa Greta Sturdza, em Dieppe. De volta ao Brasil, continuou o aprendizado, agora com Burle Marx, com quem também estagiou e aprendeu os segredos dos famosos jardins abstratos. Retornou à França outras vezes para estudos e prática. Tornou-se grande amiga de seus preceptores.

Os projetos de Regina mudaram a feição dos jardins da cidade e impulsionaram a jardinagem e o paisagismo. Foram quase 400 projetos oficiais, para empresas nacionais e multinacionais, jardins públicos, de residências, prédios, clubes e condomínios que mudaram a feição dos jardins da cidade.

Mas a influência de Regina foi ainda mais profunda que seus lindos jardins. Transmitiu os conhecimentos adquiridos através de cursos para amadores e profissionais, desde jardineiros a universitários e pós graduados. Através dos anos, ensinou a jardinagem e o paisagismo a milhares de pessoas. Proferiu inúmeras palestras em diversos pontos do País. Publicou seus conhecimentos em livros, como “Jardinagem e paisagismo para amadores e profissionais” (1997) e “A magia do jardim” (2009) além de incontáveis artigos em diversos veículos de comunicação.

Uma de suas criações mais ambiciosas, copiada através do mundo, é o Jardim dos Sentidos, experiência sensorial única em que nas pessoas desfrutam das belezas e segredos de um jardim de olhos vendados, através dos demais sentidos que não a visão.

 

Regina e Burle Marx

                                                                                                                         Regina e Burle Marx

 

Regina fundou e incentivou o CEJARTE – Centro de Jardinagem e Artes Florais, instituição referência na área de jardinagem. Com atividades iniciadas em 1986, entre outras iniciativas o CEJARTE publica a revista “O Regador” quatro vezes ao ano de maneira ininterrupta desde a fundação. Hoje a revista é distribuída gratuitamente a fim de difundir a cultura dos jardins e arte floral.

Filha de Júlio Moreira, dentista, médico, professor e historiador e Maria Luiza Simas Moreira, professora e neta do professor Fernando Moreira, com quem teve inspirada convivência Regina nasceu em Curitiba, e está com 92 anos.  Formada professora e assistente social, casou-se com o médico radiologista Dirceu Rodrigues, com quem teve quatro filhos. Dirceu foi seu grande incentivador e apoiador na saga dos jardins.

Regina coloriu Curitiba e outras paisagens através de sua arte. Seus projetos inspiram e seus conhecimentos são como sementes ao vento que geram novas plantas e flores. Dentre os muitos reconhecimentos que recebeu, talvez o mais emblemático seja o e ter tido seu nome atribuído em batismo de uma bela flor: a Hemerocallis Regina Moreira Rodrigues que bem simboliza sua paixão pelas flores e jardins, assim como seu papel na transmissão do conhecimento da arte da jardinagem e do paisagismo.

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights