Carregando...

“Sou a primeira curitibana da família!”, conta Leticia Knechtel Procopiak

Postado em

Nasci em 1976 e aqui cresci, estudei, me formei, casei e constituí família. Aqui resido e trabalho. Minha família chegou a Curitiba, uma parte oriunda de Ponta Grossa, PR (avós maternos) e Canoinhas, SC (avós paternos), sendo eu a primeira curitibana da família.

Em 2001 me formei em Ciências Biológicas pela UFPR e concluí meu Mestrado em Botânica (2004) e meu Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (2009) pela mesma universidade. Sempre fui atraída por questões que envolviam a vida, as ciências, a natureza e a saúde.

Na época do doutorado, tive uma oportunidade para estudar fora de Curitiba, mas acabei optando por ficar aqui mesmo, muito difícil deixar esta cidade quando toda a sua vida estava por aqui e era em Curitiba que me sentia segura, em casa.

Foi em Curitiba que passei no concurso para professora efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2010. Foi motivo de muita alegria, pois com isso conseguiria trabalhar em Curitiba e não precisaria me preocupar em ficar longe da família e de tudo que me conforta nesta cidade.

Tive vários desafios, principalmente relacionados a problemas de saúde com familiares, o que fez com que eu precisasse dedicar maior atenção a eles e ao mesmo tempo, me abriu os olhos para descobrir maneiras alternativas de tratamento, tanto é que em 2018 me formei no curso de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), IBRATE.

 Na UTFPR permaneci por oito anos. Senti necessidades e vontade de empreender na área da saúde, já que havia concluído o curso de PICS, poderia inaugurar o Ametista Espaço Terapêutico e abandonar definitivamente o cargo público que havia conquistado e ainda permaneceria em Curitiba.

O Ametista Espaço Terapêutico é um espaço voltado para as terapias complementares em saúde: Aromaterapia, Auriculoterapia, Barras de Acces®, Cromoterapia, Florais, Massoterapia, Reflexologia, Reiki, mais outras terapias como fonoaudiologia e terapia ocupacional. Criar o Ametista veio de um sonho de trabalhar com estas terapias e me dedicar ao cuidado com o outro. O espaço também é dedicado à locação de consultórios e salas para eventos pequenos, cursos e workshops. Está localizado no Água Verde, bairro cujo nome provém da coloração das algas dos rios da região na época em que as primeiras ocupações da área ocorriam. Isso acontecia devido ao fenômeno de floração ou Bloom de microalgas, no qual, pelas condições ambientais e excesso de matéria orgânica havia uma proliferação exagerada de uma espécie de alga que formava um “tapete” colorido sobre a superfície da água, que, naquele caso era verde.

A ocupação do bairro Água Verde se intensificou a partir do século XIX, quando imigrantes italianos chegaram, dentre eles alguns ancestrais da família de meu marido, e na década de 1940, as ruas foram abertas e as chácaras foram loteadas, iniciando a urbanização oficial do bairro.

O Ametista está situado na região da Rua Coronel Dulcídio, que naquela época consistia de uma destas chácaras, que foi herdada de geração a geração até chegar em nossa família. A casa que o compõe foi construída na década de 1950 pelo avô de meu marido e foi uma das primeiras casas da região. Atualmente foi reformada e adaptada às necessidades do Ametista, mas contém parte da fachada original daquela época.

Como nasci na década de 1970, acompanhei muitas destas mudanças na cidade. Lembro de minha infância na cidade, de ter ido muitas vezes aos antigos cinemas que ficavam no centro, os cines Plaza, Condor, Lido, Astor e pude acompanhar a sua migração para os shoppings. Lembro das antigas confeitarias da cidade, como a confeitaria Schaffer, na Rua XV, cujos frapê de chocolate e misto quente consigo lembrar do sabor até hoje! A Confeitaria das Famílias era outra que gostava muito de ir, sempre na companhia de minha mãe.

 Naquela época a vida acontecia no centro da cidade, para se comprar algo tinha que ir ao centro, mais especificamente na Rua XV, pois os shoppings como conhecemos hoje, só surgiram depois de 1980 com a inauguração do shopping Mueller, que foi marcante, pois naquela época tínhamos apenas um shopping grande que ficava em Pinhais, era o Shopping Center Pinhais. O surgimento do Mueller foi um acontecimento na cidade! Toda Curitiba se encontrava lá!

Também me lembro da Avenida Batel, na minha adolescência, na qual os jovens da época se encontravam, lembro dos eventos, das festas no Largo da Ordem e nos clubes da cidade, dos eventos, das primeiras lanchonetes no estilo americano como a Kharina, o Au-au, o Hamburgão, a sorveteria Caramba, os restaurantes de Santa Felicidade que não existem mais, como o Jatão, o San Remo, enfim, são tantas lembranças boas! Curitiba, sempre com seu charme especial, para mim é a minha casa e por mais que tenha tentado ou tenha tido a oportunidade de sair, goste também de um ambiente de praia, um pouco mais quente, reclame bastante da variação climática e o frio de nossa cidade, é aqui que ainda permaneço vivendo!

Gratidão Curitiba!

 

Leticia Knechtel Procopiak

Terapeuta Complementar em Saúde, sócia proprietária do Ametista Espaço Terapêutico. Também formada em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights