Carregando...

“Cidade em que nasci e que tenho um grande carinho”, expressa Elza Delage

Postado em

Morei sempre na minha querida e amada São José dos Pinhais que é mais velha do que você cidade sorriso.

Venho de uma família de imigrantes italianos e um ramo apenas alemã.  Vimos nossa cidade crescer e se desenvolver e ficar mais perto da capital Curitiba, quantas recordações!

A primeira começa com minhas idas ao Salão de Beleza Record acompanhada de minha avó Elza que frequentava sistematicamente este local.

O programa era composto de caminharmos pela Av. Luiz Xavier e Rua XV de Novembro. Fazíamos um break na Confeitaria das Famílias, Schaffer ou Iguaçu. O passeio acabava com o almoço no Restaurante do Braz Hotel e às vezes no Bar Paraná. A escolha dos pratos era especial para estas ocasiões também para a nossa alegria.

Outra situação interessante era fazer fotos no fotógrafo Kiniche que tinha seu Estúdio no Edifício do Clube Curitibano e que registrava a nossa infância com exatidão.

Também me recordo bem da loja de produtos importados de beleza. Lá no Luhm. Como era linda. Minha avó Elza comprava os melhores produtos e nos presenteava. Comprávamos roupas na Maison Blanche, Casa Mazer e Poletto. Daí aos domingos eu e a minha irmã Ana Maria (com diferença de 1 ano e 4 meses de idade), usávamos os vestidos lindos escolhidos pela minha mãe Dina que tinha um gosto apurado para nos vestir. Depois vieram mais dois irmãos Beatriz e Marcos.

Quando o Colégio São José fechou as portas em São José dos Pinhais, meus pais ficaram preocupados com nossa Educação que sempre foi prioridade para minha família. Decidiram, então nos colocar no Colégio São José que ficava mais perto para tomarmos o ônibus que nos levaria de São José até Curitiba que nos acolheu com muito carinho.

 De uma cidadezinha provinciana do interior, onde convivíamos com colegas conhecidas e também suas tradicionais famílias, passamos a estar em um ambiente onde não conhecíamos ninguém. Foi uma grande mudança em minha vida.

Mas, com o tempo fui me adaptando e logo já tinha um grupinho de amigas que mantenho até hoje com reuniões mensais.

Nesse tempo de Colégio São José foi marcante. Após o término das aulas aos sábados íamos fazer “footing” na Av. Luiz Xavier e Rua XV e como a Faculdade Católica ficava ao lado do São José era interessante passarmos em frente onde os estudantes ficavam encostados em seus carros estacionados observando o movimento.  

Também era época forte das Festinhas Americanas que traziam um dilema para mim. Meus pais não permitiam que eu fosse pois tinha que ficar na casa de meus tios Diva e Ivo Zagonel.

Curitiba, você me traz também inesquecíveis lembranças dos meus 15 anos. Debutei no Círculo Militar do Paraná. A emoção da linda festa e dos momentos que antecederam o evento.

Eu e minha irmã Ana Maria estudávamos na Escola de Música e Belas Artes. Íamos as aulas no Colégio São José, almoçávamos nos meus tios e retornávamos às aulas. Fui até o 2º ano Superior de Piano e daí tranquei a matrícula e fui fazer Letras na Federal com a prima Maria Leonilda e a amiga do Colégio São José Regina Maria.

Foi um tempo intenso de muito estudo e trabalho já que íamos de carona com outro amigo de São José, o querido Joaquim.

Voltando ao período do colégio, minha irmã e minhas primas fizemos o Curso Internacional de Música que na época era no Colégio Estadual do Paraná. Foi inesquecível!!!

Lá participamos do grande coral de encerramento!!! Foi uma apresentação grandiosa.

Nesta época conheci meu marido, Wilson  Delage que veio trabalhar em um escritório de empresa de engenharia de fora. Ele é mineiro.

Após o casamento viemos residir em Curitiba que era o meu sonho da vida toda pela dificuldade que sempre tive de morar longe de qualquer evento que gostaria de ir.

Trabalhava na Secretaria de Educação e ministrava aulas de Inglês no Supletivo do Colégio Tiradentes e Xavier da Silva.

Daí quando nasceu o Eduardo pela dificuldade de ficar longe de meus pais e avós para cuidarem da criança, retornamos a São José.

Hoje temos 3 filhos maravilhosos: Eduardo, casado com Ana Paula, Fernanda e Carolina e os tesouros da minha vida os netos Lívia e Lucca. Somos ligados a você Curitiba pois aí começou tudo de novo com a educação das crianças.

Por isso Curitiba, te agradeço por fazer parte de nossas vidas.

 

Elza Delage

 Casada com Wilson Delage, mãe de Eduardo, casado com Ana Paula Doliveira, Fernanda e Carolina. Avó de Lívia e Lucca.

GRADUAÇÃO: Universidade Federal do Paraná. (1973).

Licenciatura em Letras-Português e Inglês e suas Respectivas Literaturas.

Professora Concursada de Português e Inglês do Estado do Paraná. Ocupou vários cargos administrativos dos Colégios Estaduais, Costa Viana e Unidade Polo. Em São José dos Pinhais.

Atuou na Secretaria de Educação e de Cultura de SJP como Diretora do Departamento de Ação Cultural e Diretora do Museu Municipal Atilio Rocco.

Atualmente como Vice-Presidente do Comitê de Geminações de SJP-Leopoldo Scherner e desde seu início em 1997, atuante como Presidente e Vice.

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights