Costumeiramente entre nuvens, se descortina uma das cidades mais agradáveis para se viver no sul do Brasil, com um certo ar europeu, somado à muita brasilidade, assim é Curitiba.
Sua altitude traz o clima de montanha, com noites frescas e muitas vezes bem frias, durante o dia, a amplitude térmica é surpreendente, tudo pode acontecer: sol, chuva, calor, frio… carregar um casaco e um guarda-chuva é muito mais do que precaução, é um hábito curitibano.
É uma cidade onde o planejamento urbano, iniciado em meados do século XX, trouxe mais qualidade de vida à população, mais estética e beleza ao zoneamento urbano e, especialmente, de maneira surpreendente para a época, uma enorme integração entre a cidade e a natureza, bons exemplos são as soluções de engenharia e ecologia para o controle de cheias dos rios, com a criação de imensos parques inseridos no contexto urbano.
Tem tamanho de metrópole, mas índole de cidade pequena, onde a simplicidade ainda se faz muito presente, seja na amizade com o açougueiro, em comprar fiado na padaria, em conhecer os vizinhos e ainda poder chegar sem avisar na casa de um amigo. O cosmopolita anda junto, frequentando os restaurantes da cidade, é comum ouvir duas ou mais línguas diferentes nas mesas vizinhas, também as tecnologias não param de chegar e se integram perfeitamente ao jeitinho curitibano, como as bicicletas e patinetes disponibilizados por aplicativos.
Tenho muito orgulho e gratidão por Curitiba, da minha infância, carrego doces lembranças de tardes ensolaradas e divertidas no Passeio Público, quando ainda era o zoológico, dos passeios de mãos dadas com minha mãe pela rua XV, de comer os deliciosos doces da tradicional Confeitaria das Famílias.
Meu olhar para a cidade foi mudando com o passar do tempo, dos bancos escolares da adolescência às cadeiras do curso de engenharia civil da UFPR e ao mercado de trabalho. Dos sonhos e amores juvenis ao casamento, da menina à esposa e mãe. E Curitiba foi crescendo, ganhando mais personalidade, ficando mais faceira, deixando um pouco de lado o estereótipo de sociedade fechada e burguesa, para acolher gente de todo lugar.
Esse famoso perfil tradicional, formal e exigente dos curitibanos, rendeu o título de cidade preferida para o lançamento de novos produtos, foi assim que a Ativa Investimentos escolheu Curitiba, há 14 anos, para a abertura de sua primeira filial, fora do eixo econômico-financeiro do Rio de Janeiro e São Paulo.
Desde o início, à frente deste ambicioso e hoje consolidado projeto, oferecendo diferenciadas oportunidades de investimentos, com educação financeira associada, através de mais de uma centena de palestras gratuitas realizadas, contribuindo para a realização de muitos sonhos de curitibanos e paranaenses, por meio de orientações técnicas adequadas e centradas em princípios éticos, garantindo relacionamentos fiéis e duradouros. A Ativa Curitiba foi um modelo replicado para outras capitais brasileiras e segue sendo uma referência para todas as outras filiais.
Viver em Curitiba é um grande privilégio e, está ficando ainda mais valioso com o excelente trabalho realizado pela atual gestão na Prefeitura Municipal, faz muita diferença a junção de planejamento técnico, com profundo conhecimento das características de cada bairro, respeito pela história e muito amor pela cidade, é maravilhoso ver a cidade tão bem cuidada.
Meu maior sonho é continuar vendo a cidade sendo planejada, reinventada, redesenhada e reinserida nos contextos e cenários da atualidade, preservando e perpetuando suas memórias e sua história.
Curitiba, siga linda!!!
Laurita Utrabo.
Engenheira Civil pela UFPR, pós-graduada pela PUC-PR em Sistemas de Computação na Administração de Empresas, MBA Executivo – Programa de Desenvolvimento de Executivos PDE-VI/ISAD – PUC-PR, Curso de Conselheira pelo IBGC-PR, com certificação CPA-20 e PQO da B3 – Bovespa-BM&F, tem 14 anos de experiência no mercado financeiro, como officer e head de investimentos da Ativa Investimentos em Curitiba.