Carregando...

“Viver em Curitiba é um privilégio!”, declara Affonso Antoniuk

Postado em

Dr.Affonso e Ingrid Antoniuk por ocasião do recebimento da Comenda Oficial do  Governo Ucraniano .

 

Já usufruí e pertenço à cidade com maior qualificação humana. A cidade mais limpa, acolhedora e inteligente do Brasil.

Ser aceito pelos legisladores da cidade, com aquiescência do poder executivo, como cidadão honorário me dá muito orgulho. Receber uma honraria é fácil, o difícil é merecê-la.  Creio que mereço como vou expor.

Nasci na bonita cidade de Prudentópolis, junto de lagos, florestas e cachoeiras. Aqui cheguei com onze anos de idade, filho de pais ucranianos. Filho mais jovem de Porfírio e Antonina Antoniuk, último dos nove filhos. Os quatros primeiros faleceram ainda criança, o médico mais próximo estava a sessenta quilômetros.

Realizei o curso fundamental no Colégio Ucraniano da minha cidade, pela inexistência na época de ginásio, vim à Curitiba. Realizei o curso secundário no Colégio Estadual do Paraná.  Trabalhava na farmácia Minerva durante a noite.

Fiz o vestibular para Medicina na Universidade Federal do Paraná, passei já no primeiro concurso e em primeiro lugar. Em 1953, e durante o curso de Medicina trabalhava em hospitais, vagas obtidas por concurso. Terminando o curso de Medicina, trabalhei como médico em Prudentópolis e em Guarapuava. Fui agraciado com uma bolsa de estudos pela Organização dos Estados Americanos. Iniciei minha pós-graduação, no Instituto de Neurologia de Montevidéu, terminei no Instituto de Neurocirurgia de New York com duração de cinco anos.

Voltei à querida Curitiba, no ano de 1965. Aqui exerci a atividade como médico neurocirurgião em vários hospitais, principalmente no Hospital São Lucas e Nossa Senhora das Graças.

Entrei para o magistério na Universidade Federal do Paraná. Sempre mediante concursos, galguei a posição de Professor Titular de Neurocirurgia com trinta e oito anos de idade.

Fundei a disciplina de graduação no Hospital de Clinicas de Curitiba que era de estudo obrigatório no currículo. Lecionei no curso médico por quarenta e quatro anos, e ajudei a formar mais de oito mil médicos e trinta e cinco neurocirurgiões dos quais três são médicos conferencistas nos Estados Unidos e uma é professora universitária na Alemanha. A residência de neurocirurgia é considerada pelo M.E.C. como excelente.

Chefiei o departamento de cirurgia do Hospital Nossa Senhora das Graças, por quinze anos, também fui eleito chefe do departamento de cirurgia da Universidade Federal do Paraná por oito anos.

Dirigi a residência médica por longo tempo, formando vários neurocirurgiões altamente qualificados. Na universidade fui orientador de teses, de mestrados e doutorados.

Fui eleito Presidente do Conselho de Curadores da Universidade onde permaneci por quatro anos.

Examinei concursos para professores titulares das principais universidades brasileiras e terminei a carreira universitária como Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná.

Fundei e sou Presidente do Hospital Psiquiátrico San Julian, em Piraquara com quatrocentos e vinte leitos sendo que sessenta para adolescentes. Atende somente drogados. Completa cinquenta e dois anos de existência e atende pacientes do S.U.S. (100%). Mais de quarenta mil pacientes por lá passaram.

Fundei junto com a Liga das Senhoras Católicas de Curitiba, um dos melhores centros de diagnósticos médicos por imagem do Brasil, há quarenta e dois anos. E mantemos maiormente mais de seis creches da Liga, que atende crianças de zero a quatorze anos de idade, tem em média setecentas crianças. Creches limpas, bem cuidadas pelas diretoras da Liga. O DAPI realiza exames gratuitos para pessoas com vulnerabilidade social comprovados.

Com a dissolução da União Soviética em 1990 a Ucrânia independente buscava contatos para instalar embaixadas no mundo afora. Junto os três amigos descendentes de ucranianos, fomos a Brasília falar com o Presidente Itamar Franco que nos atendeu num domingo, e disse-nos a queima roupa – O que é que vocês querem? Queremos levar a embaixada do Brasil para a Ucrânia. Respondeu – Tragam a da Ucrânia que ainda este ano vocês levarão a do Brasil para Kiew – capital da Ucrânia. Em poucos meses acompanhei o embaixador brasileiro para Kiew e foi instalada a Embaixada do Brasil. Com a explosão da usina atômica de Chernobyl (1986) milhares de pessoas morreram, outros milhares foram acometidos de leucemia. Muitas crianças foram mandadas para se tratarem no exterior, vários grupos vieram tratar-se no Hospital das Clinicas de Curitiba. Atuei no sentido, de que vários médicos e enfermeiros viessem para Curitiba. Vieram e permaneceram um ano no Hospital das Clinicas.

Dois anos após fui convidado pelo governo Ucraniano, para ir a Kiew, visitei um grande Hospital, doado pela Alemanha que já havia realizado centenas de transplantes de medula; tratamento adequado e com êxito.

Realizei junto com membros da saúde pública do Paraná campanha durante vários anos, com êxito, objetivando a erradicação da neurocisticeriose, que causa maior número de pacientes epiléticos no Paraná. A campanha teve excelente resultado, diminuindo grandemente o número de pacientes com ataques. Este projeto realizado em associação com a saúde pública do Paraná, com dez anos de duração foi agraciado com a medalha de ouro pela Federação Latina Americana de Neurocirurgia.

Recebi a medalha de ouro durante o XXVIII Congresso Latino Americana de Neurocirurgia, em Santiago do Chile, 1998 fui o primeiro brasileiro a recebê-la o 1º medalhista.

 

Obrigada Curitiba! Por ter me dado oportunidade de atuar em vários setores.

 

Prof. Dr. Affonso Antoniuk.

Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná, presidente da Associação San Julian, Amigos e Colaboradores, presidente da Associação dos Ex Alunos da Universidade Federal do Paraná. Idealizador, fundador e mentor da Clínica de Diagnóstico DAPI – Diagnóstico Avançado por Imagem, hoje sob o comando da Liga das Senhoras Católicas de Curitiba. Fundador e mentor do Hospital Psiquiátrico San Julian, localizado no município de Piraquara, com 420 leitos incluindo adolescentes, seus pacientes são exclusivos do SUS. É também consultor em Neurologia e Neurocirurgia.

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights