Quando paro para pensar em Curitiba, no melhor que a cidade me proporcionou, me lembro das Mercês no início dos anos 70. Cresci bem ali na esquina da Alcides
Munhoz e da Manoel Ribas. Nas minhas memórias não há espaço para o barulho dos carros e ônibus que hoje dominam o movimentado cruzamento. Me vem à cabeça o som dos pássaros, o balançar das árvores e a alegria de correr pelas calçadas e de andar de bicicleta com meus irmãos e irmãs.
Quando penso em Curitiba vem à lembrança os jogos de amarelinha, caçador, as brincadeiras de rua, o friozinho no caminho da escola. E junto a essa colcha de memórias vem a admiração do companheirismo e dos passos firmes dos meus pais, seu Ivo e dona Ires Anna, hoje com 93 anos.
Os Borghetti são como muitas famílias que por aqui abarcaram décadas atrás. Com coragem no peito e poucos recursos nos bolsos, largaram suas cidades para tentar a sorte em Curitiba.
Uma grande família que se instalou nas Mercês para montar a Cantina Casagrande. O grande salão do restaurante reunia famílias e amigos em torno das carnes assadas e delícias preparadas pelo Seu Ivo e pela dona Ires.
Fomos acolhidos com amor e calor, como se a cidade estivesse sempre à nossa espera. À espera do seu Ivo, da dona Ires e de seus 13 filhos.
E falando sobre acolhimento, carrego também lembranças carinhosas do convívio com os Franzolosso, os Seeling, os Trevisan, os Helke, os Lima, os Cachuba, os Bruel, os Greca, os Garcez do Nascimento ali na Praça 29 de Março, na Caixa Econômica, no Clube da Soda, no Lar das Meninas, nos mercados e restaurantes da região e na Igreja dos Capuchinos.
Curitiba nos deu todas as oportunidades para estudar, trabalhar, crescer e seguir com nossas vidas. É acidade que meus pais escolheram para viver e onde estamos (e estaremos) sempre juntos.
A Curitiba de hoje, com sua feição moderna, conectada, exemplo urbano para o mundo me orgulha e me surpreende em cada esquina.
Já a Curitiba da minha infância – que carrego na lembrança – me comove e emociona em cada estação do ano, com suas ruas ainda tranquilas, suas árvores carregadas de cores e suas paisagens únicas.
E é a minha Capital, como é de todos os paranaenses.
Cida Borghetti
É empresária, formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), tem especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputada estadual, deputada federal e a primeira mulher governadora do Estado do Paraná.
Cursou o programa de liderança executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard. Embaixadora Mundial da Organização Mundial da Família. Conselheira do Comites, Membro honorário do Corpo Consular do Paraná e a primeira mulher eleita Presidente da Sociedade Garibaldi.