Luiz Arthur é educador e consultor de trânsito, tido como referência nacional pelos Detrans e escolas de trânsito das universidades ele todo o Brasil. Publicou cinco livros sobre o assunto: “Manual de Educação Para o Trânsito”, “Manual ele Relações Humanas” e “Primeiros Socorros do Trânsito”, “Manual ele Regras e Circulação e Engenharia do Tráfego” e o “Manual ele Engenharia ele Tráfego e Regras de Circulação”.
É formado em Letras, e pós-graduado em Língua e Literatura Inglesa. Também é pós-graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes elo Paraná. Seu Mestrado em Educação lhe rendeu o livro “Métodos e Sistemática de Estudos e Organização Pessoal para Alunos elo Ensino Fundamental e Básico”. Mas Luiz Arthur também é poeta e artista plástico. Como ele consegue desenvolver todas essas atividades? Sendo extremamente organizado e firme em seus propósitos.
Foi nomeado para a Câmara Temática de Cidadania e Educação no Trânsito pelo Contran/Denatran em Brasília-DF. É representante da Sociedade Civil Brasileira. Através de sua empresa, o Centro Nacional ele Educação para o Trânsito, realiza consultorias, assessorias e palestras em todo o Brasil; São Paulo, Rio ele Janeiro, Brasília, Goiânia, Manaus, Santa Catarina, Paraná, entre outros.
Sua empresa trabalha com relações humanas no trânsito, ensinando a policiais, agentes, motoristas de empresas privadas e alunos do ensino fundamental educação no trânsito. Também presta assessoria aos Detrans, como em campanhas publicitárias e em campanhas de educação no trânsito.
Outra atividade ele Luiz Arthur é a dedicação à poesia e às artes plásticas. Tem dois livros publicados “Simplesmente Poemas” e “Amanhã – Ser”. Ministra oficinas, em parcerias com prefeituras, ensinando aos professores os princípios básicos ela criatividade, mostrando-lhes corno tornar as aulas interessantes para os alunos. Os cursos de criatividade incluem literatura brasileira, literatura local e arte plástica contemporânea. Recentemente recebeu convites dos governos dos Estados de São Paulo e do Rio Grande elo Norte para desenvolver os cursos de criatividade nesses estados.
Participou de mais de 20 exposições entre individuais e coletivas, que aconteceram no Paraná, São Paulo, Paraíba, Moçambique na África, e em Madrid. No exterior, alcançou sucesso de crítica, de público e de vendas.
É membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná, representando os artistas plásticos. Foi um dos relatores substitutos da Lei elo Incentivo à Cultura, recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Foi diretor administrativo da Associação Profissional dos Artistas Plásticos elo Paraná. É membro suplente do Conselho Estadual de Educação do Paraná e também o curador oficial do Centro Cultural Brasil- Espanha de Curitiba.
No final deste ano, estará lançando dois livros de autoajuda. Um, destinado ao público estudantil, indicando-lhes como administrar o seu tempo entre os estudos e o lazer, e o outro, ensinando as mulheres, a organizarem suas práticas do dia-a-dia, de modo que lhes sobre tempo para o lazer. O mundo feminino é trabalhado por Luiz Arthur em um terceiro livro, que também será lançado no final deste ano, “Flores – Ser”, uma homenagem às mulheres, manifestada através das flores e da poesia.
LUIZ ARTHUR
Acredito que a educação no trânsito é essencial na formação dos cidadãos. Dentro do meu trabalho, objetivo proporcionar um trânsito seguro e confiável nas nossas vias públicas, reduzindo e evitando acidentes, respeitando os idosos, as crianças e os pedestres. E um trabalho direcionado tanto para os condutores de veículos como para os pedestres, porque muitas vezes o pedestre acha que não faz parle do trânsito, mas ele é tão importante como o motorista, pois tem que saber atravessar as faixas, ler as placas, etc.
Para a sociedade brasileira se desenvolver, as obrigações não podem ficar centralizadas nas mãos do governo, é dever de cada cidadão fazer a sua parte. E por isso que realizo trabalhos voluntários, tentando assim dar a minha contribuição para melhorar a comunidade.
Meus ideais a serem atingidos dizem respeito a minha afirmação como consultor, assessor e educador de trânsito, porque como escritor, poeta e artista plástico já adquiri estabilidade profissional. Quando digo que ainda quero me firmar é devido a meus anseios em âmbito nacional, porque em nosso estado eu já tenho um espaço conquistado.
Uso a organização para obter sucesso na minha vida. Sou firme, exijo que os serviços que me são prestados sejam 100% do jeito que eu solicitei. Também é assim com os serviços que eu presto. Nunca ouvi reclamações de algum curso que ministrei. Mas acho que isso de fazer as coisas às avessas é às pressas é uma característica cultural. O brasileiro tem muito que se aprimorar nesse sentido.
Sou proveniente de uma família muito sólida. Eu agradeço todos os dias, por ter sido concebido pelo meu pai Arthur e pela minha mãe Neiva. Eu sou muito feliz no convívio familiar, que inclui meu irmão João Arthur e sua esposa Maria Irene e seus filhos, Felipe e Fernando; minha irmã Cecília lzabel, seu esposo Darci e sua filha Vivian lzabel; e minha irmã Maria Consuelo, seu esposo Christian e o filho Alexandre.
O que me gratifica é a satisfação de cumprir uma meta preestabelecida, o reconhecimento do meu trabalho e saber que sou competente naquilo que faço.
Nós precisamos aprender a nos relacionar. e a respeitar as pessoas. A partir do momento em que você respeita, você será respeitado, facilitando os relacionamentos e desenvolvendo um bom trabalho.
O meu objetivo é ser feliz, tentar buscar a felicidade primeiro como pessoa, no meu íntimo, para depois buscar isso nos meus relacionamentos. .