O juiz João Kopytowski preside o 2º. Tribunal do Júri de Curitiba. Formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, é pós-graduado no Curso de Altos Estudos Políticos e Estratégicos pela Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Tem mais de 100 participações em cursos de extensão e eventos jurídicos e culturais. Sendo o seu trabalho reconhecido internacionalmente, foi convidado por vários países para visitas e participações em conferências.
O reconhecimento pelo seu trabalho está nas várias manifestações recebidas na Câmara Municipal de Curitiba, Assembleia Legislativa e Câmara Federal, bem como nas cidadanias honorárias outorgadas pelos municípios de Santa Mariana, São José dos Pinhais e Curitiba. Com 40 anos de serviço público prestado ao Estado (quando poderia ter se aposentado há 10), trabalha por puro idealismo, lutando para melhorar a eficiência e credibilidade da justiça, duramente criticada em todo o país.
Este ano completou 30 anos de atividade exclusiva e intensa à Magistratura do Paraná. Como juiz substituto, judiciou em Cascavel, Foz do Iguaçu e comarcas periféricas, que totalizam 22 municípios. Como Juiz de Direito, atuou nas comarcas de Coronel Vivida, Santa Mariana, Foz do Iguaçu, Araucária e São José dos Pinhais, até chegar a Curitiba, onde desempenhou suas profícuas funções em diversas varas criminais, execuções penais e Auditoria da Justiça Militar do Estado.
Dentre os trabalhos realizados pelo Juiz Kopytowski1 estão incluídas palestras sobre violência, drogas, terrorismo e outros tipos de criminalidade organizada, no Brasil e no exterior, como Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, África do Sul e Rússia, bem como visitas oficiais à Alemanha e à Polônia.
Participou de missão internacional da ONU na doação de equipamentos e patrocínio de cursos de treinamento para as Forças de Segurança Federais e Estaduais, de prevenção e combate ao narco terrorismo nacional e intercontinental em 1994.
Esteve na Rússia, na Casa da Liberdade e da Democracia em Moscou, a convite da Fundação Pública “Glasnost” e Institutos Russos de Direito Internacional e Etnologia para falar sobre “Narcotráfico, Terrorismo e Outras Formas de Crime Organizado Internacional: sério Obstáculo para o Progresso, a Autodeterminação e a Democracia Universal” durante a conferência “Procedimentos para Implementação do Direito dos Povos e Autodeterminação”. Ainda nas suas atividades internacionais, foi convidado para presidir a Comissão ou Tribunal Internacional a ser instituído para julgar a matança de aproximadamente 120 mil pessoas na Chechênia (1994-96).
Recebeu diversas homenagens. Além das cidadanias honorárias, a Medalha do Pacificador (Exército) e Santos Dumont (Aeronáutica). Acumula ainda os títulos de Amigo da Polícia Militar, do Grupo de Escoteiros e da Marinha do Brasil, os prêmios Troféu Imprensa, Arvore do Sucesso, Personalidade Destaque, Juiz do Ano, o diploma “Ciência et Natura”, concebido pela Cruz Vermelha Brasileira/Universidade Livre Internacional e frequentes referências da mídia.
Seu ideal é convencer a ONU ou entidades internacionais equivalentes, a instituir uma Força Multilateral Anti Narcoterrorismo e Outros Crimes Organizados cometidos contra a humanidade, para assegurar a paz entre os povos e a democracia universal e reduzir a violência, a corrupção e o consumo de drogas em todo o mundo.
JOÃO KOPYTOWSKI
Sou natural de Itaiópolis-SC. Sou casado com lnacita. Tenho dois filhos, Joacita, bacharela em Direito e Diretora da Secretaria na Justiça Federal, e João Filho, Engenheiro-Agrônomo: o genro José Mario e duas netinhas, Raphaela e Bruna.
Sou otimista autêntico e transparente; com ideias e iniciativas próprias, sem esperar pela decisão dos outros para realizar os projetos que julgo importantes para mim, para a sociedade e para a justiça.
A vida particular me leva ao sucesso profissional e social, porque sempre os vivencio de maneira abrangente, unindo o útil ao agradável.
Quando disponho de tempo, trabalho em atividades particulares, faço caminhadas e passeios e participo de festas e atividades religiosas, que me reanimam para os afazeres e para a vida.
Gosto de nadar, ouvir boas músicas e cantar. Sonho com um pequeno sítio, com plantas variadas e animais dóceis, para “curtir” ainda mais a natureza e relembrar a infância. Meu sonho é viver bastante, com plena saúde, muita alegria e paz de espírito, com minha família e amigos.
Trabalhei sempre com muita convicção e afinco na busca de melhores resultados em favor da justiça e da sociedade. Pelas atitudes firmes e corretas, percorri caminhos bastante difíceis, porém deveras gratificantes. –
O longo tempo na carreira e conhecer cada vez mais o ser humano e seus problemas de toda ordem vem me dando maior experiência e segurança social e pessoa .
Viso à qualidade em meu trabalho na constante reciclagem profissional e otimização, buscando a rapidez e a certeza na aplicação do Direito.
O ideal para atingir meus objetivos profissionais é a comunicação, mostrando o trabalho desenvolvido em todos os campos da atividade jurisdicional, pois a transparência da justiça é imprescindível para sua credibilidade.
Importante é lutar e vencer, através do trabalho, da perseverança e da fé, sem violência e sempre com honestidade.
Alcançarei um bom futuro vivendo bem o presente e cultuando sabiamente o passado.