A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL É O TRABALHO BÁSICO
Esta sagitariana nasceu em Joinville-Santa Catarina. Entrou na Faculdade Federal de Curitiba há 11 anos concluindo o curso de Nutrição. Fez especialização em Nutrição Clínica, diversos estágios, simpósios e encontros. Participou da Comissão Organizadora do evento “Recentes Avanços em Obesidade” e colaborou com a Revista ” Boa Forma” da Editora Globo. Atualmente participa da equipe técnica do Projeto Himalaia. Escreveu um livro “Nutrição um caminho para a vitória”. Simone trabalha diariamente dando consultas personalizadas, organizando cardápios e auxiliando as pessoas que desejam manter ou adquirir a boa forma com saúde.
SIMONE – gosto muito do que faço. Encontrei o caminho de fazer o meu trabalho diferenciado e com qualidade num segmento que está sendo cada dia mais valorizado pelas pessoas. Iniciei recentemente o curso de Mestrado em Fisiologia do Exercício e Nutrição (convênio PUC/Universidade de Santo Antônio de Múrcia-Espanha). Considero DEVER de todo o profissional atualizar-se sempre afim de melhorar continuamente a qualidade de seu serviço.
ENTRE OS MEUS TRABALHOS estive atuando no Hospital Evangélico de Curitiba, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Pilar, na Pró Diet Produtos Nutricionais LTDA, na Neura Clínica Ltda e na Nutroclínica.
A CONSULTA DE NUTRIÇÃO – Vou ao local de escolha do cliente acompanhada do material para a avaliação. Necessito da informação do dia-a-dia da pessoa, o conhecimento de seus hábitos em casa e no escritório. Pesquiso sobre o seu hábito alimentar, atividade física. histórico de saúde e sobre as pessoas que convivem na mesma casa. O atendimento na verdade, além do cliente, estende-se até a pessoa que faz a comida. Diante disso, sempre dando ênfase a educação nutricional básica.
DUAS VISITAS SÃO NECESSÁRIAS. A primeira onde coleto os dados do paciente, e a segunda na qual volto para trazer o material de apoio e orientação até a próxima consulta.
ESTUDO A PATOLOGIA E OS HÁBITOS – explico o porquê, as causas, os benefícios de determinados alimentos. Procuro orientar o mais especificamente possível conforme o organismo de cada um. Por isso os históricos alimentares e exames clínicos e laboratoriais são essenciais para o diagnóstico.
FAÇO OS CARDÁPIOS, baseada no cálculo de calorias necessárias substituindo os alimentos conforme o gosto de cada pessoa, o que significa que ela não deixará de comer o que gosta, mas saberá a quantidade permitida, o que representa cada alimento e o que sobra para completar. O meu objetivo sempre é trabalhar os cardápios dentro do hábito das casas.
O ATENDIMENTO É PERSONALIZADO e é o cliente que determina a frequência das consultas que as vezes são semanais, quinzenais ou mensais. Com a evolução e especialização temos condições de atender cada paciente mais especificamente conforme cada patologia.
A PROCURA É BEM DIVERSIFICADA. Atendo crianças, obesos, atletas. E essa procura vem aumentando gradativamente. A educação nutricional é o trabalho básico e independe da idade ou da atividade de cada um.
O NÚMERO DE ATLETAS É GRANDE, e cada modalidade deve ter orientação específica. Acho importante o profissional sair de sua mesa e verificar como cada atleta se comporta em sua atividade nos locais de treinamento e competição. Isso permite realizar um trabalho mais eficiente não somente com o atleta, mas também coordenado com sua equipe técnica.
TRABALHO COM UM GRUPO DE ALPINISTAS juntamente com uma colega. Fomos para o Peru para pesquisa e orientação. Nos preparamos quase um ano, porque é necessário total conhecimento da modalidade esportiva e bom preparo para acompanhar a equipe. Foi um trabalho difícil pelas condições dos alpinistas, já que o frio/ altitude provocam uma série de transtornos fisiológicos que comprometem a alimentação/ hidratação. Conseguimos uma conscientização maior acompanhando-os à Cordillera Blanca. No momento participo da equipe técnica que prepara a II Expedição Brasileira do Himalaia a ser realizada neste ou no próximo ano.
CONCEITO CERTO E INFORMAÇÃO CORRETA é o que falta para certas pessoas. As dietas radicais podem funcionar, mas com certeza a reação virá. Elas podem provocar carência de muitos nutrientes, entre outras complicações mais graves, pela falta de equilíbrio/balanceamento destas dietas.
AGRADEÇO A DEUS PELO DOM DA VIDA. A meus pais, pelo exemplo de perseverança: ao meu marido, pelo amor incondicional: aos meus pacientes/ amigos, pela valorização do meu trabalho.
“ALIMENTE-SE da natureza uma vez por dia e estará nutrindo-se de luz, calma, beleza, força, riqueza, sabedoria e equilíbrio perfeito em qualquer tempo”.
NUTRICIONISTA SIMONE CÔRTE
Telefone: 041-3392639 9833031