Carregando...

Julieta Reis

Postado em

A POLÍTICA VALE A PENA QUANDO SE TEM UM IDEAL

A paixão de Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis pelo artesanato e pela política começou há mais de 25 anos. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ela participou como funcionária Municipal da transferência da Feirinha Hippie para o Largo da Ordem e Praça Garibaldi. Administrou Museus, participou da instalação e administração do Centro de Criatividade de Curitiba. Artistas e artesãos a transformaram numa líder de classe e posteriormente a elegeram como vereadora. Hoje são 700 famílias que trabalham com artesanato e que sobrevivem dele. Entre seus projetos estão: Projeto de Prevenção às Drogas nas Escolas, Projeto de Lei que isenta do IPTU pessoas que adotem Crianças de Rua, projeto que Garante 20% de vagas para idosos nas Feiras do Município e Projeto de Lei que ordena e conceitua, Comércio Artesanal do Município. Amor e respeito pelas pessoas mais velhas é questão de educação: possibilitou sua dedicação à política para a Terceira Idade. Ela continua aí, levantando as necessidades reais da população e buscando soluções.

 

JULIETA -A minha Vereança não surgiu por acaso. Ela é consequência de meu trabalho anterior. A política é bonita no ponto de vista da participação de um trabalho na comunidade que nos faz liderar um grupo que acaba aumentando. Atingimos essa representatividade com um respaldo anterior. É uma articulação que a gente faz com a comunidade.

PARA SER CANDIDATA, NÃO BASTA SER MULHER, ou ter boas intenções, temos que ter organização, planos de estratégia de uma campanha política e apoio do ponto de vista estrutural. Hoje é muito complicado trabalhar com a questão filosófica, com a questão da ideologia para enfrentar o poder econômico.

NUM PAÍS ONDE A MISÉRIA É ABSOLUTA, as pessoas acham que o vereador vai resolver tudo é aí que nos sentimos impossibilitados uma vez que temos um limite. As pessoas às vezes confundem o particular com o coletivo.

TEMOS QUE DETERMINAR O NOSSO PAPEL, atender as reivindicações em relação ao poder público, destinar uma parcela daquilo que temos disponível para a Assistência Social com a consciência de que o ato de somente dar não resolverá o problema das pessoas. A atividade parlamentar que é a questão da Legislação não pode ser esquecida. Nosso papel fundamental é o da informação, dar noção de direito e cidadania no tocante ao cumprimento das Leis.

SÓ VALE FAZER POLÍTICA QUANDO SE TEM UM IDEAL. Assim contribuímos para a mudança do direcionamento das coisas nem que a contribuição seja pequena. Sem este ideal nada é mudado.

O MEU TRABALHO COM A TERCEIRA IDADE, como política de saúde é importantíssima. Nosso país hoje é de pessoas maduras e idosas que esta questão deve ser cuidada com carinho porque elas já contribuíram para a sociedade e devem ser respeitadas. Fazem parte da população ativa da Cidade, e não podem ser discriminadas.

NÓS REPRESENTAMOS A VONTADE DA POPULAÇÃO, mas temos responsabilidade com a cidade. O meu peso como vereadora é equilibrar essa balança. O homem não pode ser vítima da cidade e sim ajudar a construí-la.

SOFREMOS PRESSÕES. Não é qualquer pessoa que consegue trabalhar num gabinete da Câmara Municipal. Temos que ter equilíbrio para não absorver, não somatiizar o problema dos outros. Ter garra, força interior para resistir às pressões. Não rejeitamos nenhum pedido, mas se pudermos resolver setenta por cento deles está ótimo.

ORGANIZAMOS UM ESCRITÓRIO ESPECIAL PARA GERAÇÃO DE EMPREGOS. Fizemos contatos com muitas empresas em geral que procuram nosso cadastro. Temos um.funcionário observando as ofertas que são prontamente repassadas para as pessoas que nos procuram. Estou fazendo a minha parte, tentando ajudar. Temos exemplos de pessoas que conseguiram e que estão satisfeitas.

AS DECEPÇÕES NA POLÍTICA SÃO MENORES DO QUE AS GRATIFICAÇÕES. A gente se envolve de tal forma com as pessoas e faz tantos amigos que vemos que vale a pena. Faço política desde criança no exemplo do meu pai João Antônio Braga Cortês, que foi Deputado Estadual.

SIGO O FLUXO DE MEU TRABALHO. Gosto de fazer o que estou fazendo sem carreirismo, assim as coisas acontecem naturalmente e todo esse trabalho será o mais bem feito possível.

O QUE ME DEIXA FELIZ, são as solicitações resolvidas. As não atendidas são frustrantes. Tentamos de todas as formas resolver os problemas que às vezes não são devidamente compreendidos. Acho que deve haver equilíbrio entre a questão técnica e o interesse da população. É uma luta permanente.

PARA UM MUNDO MELHOR. Existe a necessidade da participação de um número maior de mulheres na política. Ela tem uma visão e compreensão diferente do masculino. Com sua participação haverá mais equilíbrio nas decisões do poder. Sou adepta da inteligência emocional.

 

VEREADORA JULIETA REIS

Escritório Político: ( 041 } 25 7-1585

Gabinete na Câmara: ( 041 } 322-1100

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights