MARGARETH CARON SOBRINHO PIZZATTO
Empreendedora e criativa, Margareth assumiu há três anos a diretoria do Centro de Convenções de Curitiba que tem na presidência Moacyr Lopes Çouvêa .
Paralelamente a esse desempenho, ela é Diretora Tesoureira da ABRACEF e quando solicitada ministra cursos de treinamento na área
de consultoria e recursos humanos para executivos. É leal, determinada e tem por princípio não atender partidos e sim amigos e acaba assumindo muito
mais do que seu cargo exige. Recentemente entrou para a
Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba.
ATUAÇÕES – Começou no Bamerindus, há vinte anos atrás, na área de eventos, treinamento e seleção de pessoal e avaliação de desempenho. Depois foi Diretora Geral da Secretaria de Administração como assessora de controle
e resultados, sob chefia de João Elísio Ferraz de Campos no Governo Canet.
Trabalhou na Emopar, fazendo consultoria de obras e assessoria de planejamento.
A formação em Psicologia, a Pós-graduação em Organização em Métodos e Planejamento e a Pós-graduação em Recursos Humanos, além de constante atualização deram condições de assumir os diversos cargos nos quais atuou.
Hoje está no Centro de Convenções,
onde vem realizando o que mais gosta. Eventos.
CENTRO DE CONVENÇÕES – Loca seus espaços para congressos, feiras, exposições, conferências e seminários, tudo ligado a área de eventos. É uma área de dez mil metros, onde temos sala de 8 até 1500 lugares.
CAPTAÇÃO – Capta eventos para Curitiba, de pequeno, médio e grande porte que jogam muito dinheiro na economia, pois o turismo é o segundo empregador do mundo, depois do petróleo. Os prestadores de serviços serão os maiores empregadores do século no ano 2000. Levamos para captar um evento, de 1 a 5 anos de trabalho. Mas temos grandes parceiros que são os nossos promotores de eventos e a Prefeitura de Curitiba que muito os auxilia.
OBJETIVO PRINCIPAL – É o de gerar eventos que movimentem economicamente a nossa cidade. O turismo de lazer joga na economia em média 85 dólares por dia, e o turista de eventos, de 250 a 400 dólares ao dia. Todos os estados ao nível de primeiro mundo tem o seu Centro de Convenções, justamente com este objetivo. O nosso está entre os maiores do país, movimentando 168 mil turistas, anualmente. A nível de Brasil o número de eventos do Centro de Convenções de .. Curitiba, só perde para o Anhembi em São Paulo e para o Rebouças.
ABEOC – Na Associação Brasileira de Empresas de Eventos, sou Diretora de Comunicação e Marketing. Considerada de médio porte, esta associação conta hoje com 400 associados e congrega todos os prestadores de serviços, organizadores e promotores de eventos do país.
ABRACCEF – Nesta Associação Brasileira de Centro de Convenções, Congressos e Feiras sou Conselheira e Diretora Tesoureira e a ABRACCEF congrega 18 Centros de Convenções no Brasil inteiro.
CONTATOS – A cada viagem que faz emas. trazemos congressos e seminários para Curitiba. Claro que disputamos com grandes Centros de Convenções, inclusive com os que pagam para levar eventos para seu Estado. O Paraná é o único que não dispõe de verba. Por isso a luta é um pouco mais difícil, mas mesmo assim, tem retorno. Nunca voltando sem um evento para o Paraná.
NECESSÁRIO – Seria um fundo, uma verba a nível de Paraná para os nossos promotores, para a assessoria de imprensa que é fundamental. Sem ela o evento perde muito na qualidade, pois a divulgação é a alma do sucesso do evento.
PATROCÍNIOS – Infelizmente o nosso empresário ainda não está acostumado a investir nos eventos. Não assimilou a ideia e mesmo com as leis de incentivo as dificuldades persistem. Se ele soubesse o benefício do retorno, pensaria diferente. Hoje, São Paulo, Rio e Bahia estão investindo pesado na área.
VIABILIZAÇÃO – A meta é viabilizar o Centro de Convenções que hoje se paga, mas não consegue reinvestir. Nossa ideia é transformá-lo num centro extremamente lucrativo.
”
CONSIDERO- ME – Dinâmica, criativa, afetiva e amorosa e muito dura quando preciso ser. Alcançar os objetivos foi uma proposta que fiz a mim mesma. Não gosto de me envolver em política partidária, pois tenho um profundo senso de ética profissional. Defeitos? Digo o que penso sem medir consequências e não consigo esconder as emoções. Acho que é melhor ser ousada do que ficar na mediocridade. Admiro muito Fernando Pessoa e utilizo como princípio uma citação sua: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena “.