Carregando...
Foto de Adonai Aires de Arruda para Carta a Curitiba 2

“ Cara Curitiba. ” escreve Adonai Aires de Arruda

Postado em

Foto de Adonai Aires de Arruda para Iza Zilli

 

Curitiba, 13 de Julho de 2018

 

Cara Curitiba.

Prestes a alcançar minha sétima década de vida tenho a oportunidade de conviver contigo e, te conheci, quando só tinha cinco anos de idade.

Morei em Santa Felicidade, também na região central (Rua Clotário Portugal) e nas Mercês, até meus 23 anos de idade quando me casei e entre Maringá, Rio de Janeiro e São Paulo ficamos distantes por 11 anos.

Nesta minha primeira etapa de vida, estudei, fiz minha Faculdade de Medicina Veterinária na UFPR, amigos de turma, muitos deles até os dias de hoje, festas alegrias, serestas, o Festival da Música em 1970 que junto com os Metralhas ficamos em segundo lugar, vestibular, formatura, casamento.

Participamos do nascimento de teus clubes de campo Três Marias e Santa Mônica.

Ao retornar em 1983 com atividades empresariais na área de serviços e também com um Pet Shop, vimos teu crescimento   atingir o titulo de Metrópole, de Cidade Verde, o nascer de teus Parques, teu sistema de transporte, de coleta de lixo, tua verticalização e oportunidades não só para mim e família como para muitos que com amor, dedicação e trabalho conseguem através de tuas propriedades muito especiais desenvolver negócios e crescer contigo.

Desde 2006 sou teu Cidadão Honorário e desde 2012 tenho a alegria de ter um neto curitibano.

Aliás, tenho o privilegio de ter meu avô Olégario Ayres de Arruda dando nome a uma de tuas ruas e de meu pai Prof. Almyr Ayres de Arruda como nome de uma Praça, além da minha mãe Nahyr Kalckmann de Arruda dar nome ao Centro de formação da FACOP, na tua vizinha Almirante Tamandaré.

Através da área do turismo e pelo Convention Bureau que presidi de 2004 a 2008 e hoje é presidido por meu filho e, também da Serra Verde Express, quando queríamos te vender para o mercado internacional, dizíamos que você era a Capital mais limpa do País, mais verde e que ficava à 1 hora de voo do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu e, que o melhor programa turístico do mundo tinha de conter 9 dias de Brasil, que entre deslocamentos e atividades compreendia a divisão deste período nas 3 cidades.

Tendo Curitiba, além do transporte público exemplar, do seu verde, da educação, devido ao seu número de Universidades e, consequentemente muito focada na Cultura, detentora do Festival de Teatro, palco dos testes de marketing, a capital mais europeia do Pais, em que pese tenha também grande influência nipônica e do oriente árabe.

Gastronomia rica, berço de vários atores de alto nível e reconhecimento, compositores, músicas enfim educação e cultura integradas à limpeza, ao cuidado com meio ambiente, a disciplina, cordialidade entre outros, às vezes tão exagerada que se simularia a frieza comportamental.

Talvez até estes conceitos fizessem que nascesse por aqui a famosa Lava Jato, que começa a dar outro cenário a nosso País, mas que criou o símbolo da República de Curitiba e que permite que hoje não sejamos mais só aquela bela cidade a quase mil metros de altitude que possui um belo trem, por uma estrada mais que centenária considerada a primeira obra livre do País e que transporta hoje mais de 200 mil pessoas por ano pela área mais preservada do País em nossa Floresta Atlântica fazendo com que visitantes do mundo todo possam apreciar nosso típico barreado.

Desde o surgimento da Serra Verde há 21 anos já contamos com mais de três milhões de pessoas transportadas.

Títulos mundiais outorgados pelo Wall Street Journal de New York, como entre os tres melhores trens do mundo, The Guardian de Londres como as 10 ferrovias imperdíveis, matéria de capa da revista Objectiv Rail, uma das maiores do mundo francófono e o Travel Leader Award outorgado pela WTM uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Palco da Copa do Mundo, do Congresso WFBSC em outubro de 2012 e em agosto será Palco do Fórum Pulire primeira vez fora da Europa.

Pudemos em nossa caminhada contigo dar ancoradouro para milhares de famílias através dos muitos empregos formais que nossas empresas propiciam e podermos com orgulho devido ao trabalho profissional de nossos colaboradores estarmos seguidamente dando o titulo de Melhor Aeroporto do País ao Afonso Pena, o aeroporto situado em São Jose dos Pinhais, mas o aeroporto dos Curitibanos.

Nossa Boca maldita na menor Avenida do mundo, com o sotaque próprio do Leite quente.

Claro, como nem tudo é alegria, lamentamos que nossos clássicos futebolísticos hoje em dia, tragam muito maior preocupação fora do que dentro do campo de futebol, pois torcedores que pensam mais em se digladiar do que vibrar pela vitória de seu clube ou lamentar pela derrota, clubes alias que já proporcionaram títulos nacionais e que sempre são reveladores de talentos, inclusive para nossa seleção nacional.

Assim, me dirijo a você Curitiba, cujo orgulho possuo de ter minhas raízes familiares e que mesmo sem ter nascido aqui me acolheu por duas vezes, me permitindo estudar, trabalhar, produzir e também te representar no Brasil e fora dele.

Que continues progredindo com sabedoria e passos firmes e largos, sempre dirigida com bons princípios em prol de uma comunidade cada vez mais cosmopolita e exigente e servindo de orgulho para teus habitantes e para teu País.

Autor:

Adonai Aires de Arruda

Presidente da Holding Higi Serv

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights